Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Haiti solicita missão para restaurar a segurança em meio a ataques de gangues armadas

Três policiais mortos por gangues armadas, na Academia Nacional de Polícia em Porto Príncipe, Haiti, em 31 de janeiro de 2023


Siga-nos

Na tribuna das Nações Unidas, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, fez um apelo urgente à comunidade internacional. Ele solicitou a implantação de uma missão multinacional especializada, em cooperação com a Polícia Nacional do Haiti, para enfrentar o crescente problema das gangues e restabelecer a segurança em seu país.

Em seu discurso durante o debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas, Henry destacou a gravidade da situação. Ele mencionou as mulheres e meninas vítimas de violência sexual diariamente, milhares de famílias expulsas de suas casas, e as crianças e jovens do Haiti a quem foi negado o direito à educação e instrução. Em nome de todos os haitianos afetados pela barbárie das gangues, ele exortou a comunidade internacional a agir rapidamente.

O Aumento da Violência das Gangues


O primeiro-ministro enfatizou que a situação de segurança no Haiti deteriorou-se significativamente. A população enfrenta ataques violentos diários de Gangues Armadas tanto na capital quanto nas cidades provinciais. Os criminosos controlam grande parte da capital, os subúrbios de Porto Príncipe e algumas cidades na província. Atos de violência, incêndios criminosos e uma crueldade rara têm caracterizado a ação desses grupos.

Essa escalada da violência resultou em uma nova crise humanitária, com deslocados que buscam abrigo em locais improvisados para escapar da violência das gangues.

A Busca por Soluções


Ariel Henry assegurou que todos os recursos disponíveis foram mobilizados para enfrentar esse desafio. Ele destacou que o retorno à segurança é crucial para o restabelecimento das instituições democráticas no Haiti e para a abordagem das questões econômicas e sociais subjacentes.

O primeiro-ministro lembrou que o governo haitiano já havia solicitado anteriormente o apoio da ONU em outubro de 2022, e essa solicitação foi renovada em junho de 2023. Ele enfatizou a urgência da situação e pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que autorizasse a criação de uma missão multinacional especializada, composta por policiais e militares, em colaboração com a Polícia Nacional do Haiti, para combater as gangues e restaurar a segurança.

A Situação na Fronteira com a República Dominicana


Além da crise interna, Henry também alertou para uma situação preocupante na fronteira entre o Haiti e a República Dominicana. Ele mencionou o "Massacre de Rivière", um rio de fronteira cuja exploração é regulamentada por tratados e acordos internacionais.

O governo dominicano tem sido contestado por negar o direito do Haiti de explorar o rio em seu próprio território. Isso levou ao fechamento das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas com o Haiti por parte das autoridades dominicanas, criando um conflito perigoso e desnecessário entre os dois países.

Ariel Henry condenou tais ações como hostis e agressivas, colocando em perigo a vida dos cidadãos haitianos na República Dominicana. Ele pediu o respeito pela integridade do território haitiano e instou ambas as nações a priorizarem o diálogo e a negociação para resolver essa disputa.

A situação no Haiti é complexa e requer uma resposta urgente da comunidade internacional para restaurar a segurança e estabilizar a região.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Haiti solicita missão para restaurar a segurança em meio a ataques de gangues armadas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×