Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lula e Biden: um encontro fora de série (ou não)

 Lula e Joe Biden durante reunião bilateral na quarta, 20/9, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert / PR


Siga-nos


No dia 20 de setembro de 2023, Nova York foi palco de um encontro de proporções épicas. Dois titãs da política mundial, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Joe Biden, o atual mandatário dos Estados Unidos, se encontraram à margem da Assembleia Geral da ONU. E, para dar um toque de suspense, isso aconteceu logo antes do lançamento de uma "iniciativa" conjunta em defesa do "trabalho digno". Será que estamos prestes a presenciar a revolução do trabalho digno? Será que os deuses do emprego estão sorrindo para nós?

O Brasil e sua transição ecológica (ou venda de autoelogios)


Lula, o mestre das palavras e da persuasão, usou seu tempo para convencer o presidente americano de que o Brasil está vivendo um "momento histórico de transição ecológica". Uma mudança na matriz energética, investimentos em energia solar, eólica, biomassa, biodiesel, etanol e até hidrogênio verde. Uau! Parece que o Brasil está prestes a se tornar a Meca da energia limpa, e Biden estava lá para ouvir a oferta imperdível.

Lula e a nova era de relações igualitárias 


Lula não economizou elogios à sua própria retórica. Ele proclamou que o encontro marca um "novo tempo" nas relações entre os Estados Unidos e o Brasil, uma relação "de iguais, soberana e de interesses comuns". Deve ser ótimo se sentir igual a uma das maiores potências do mundo, não é mesmo? E quem diria que a soberania estava em alta no mercado internacional!

União de líderes de uma democracia relativa


Aparentemente, Lula também viu a oportunidade perfeita para dar uma aula sobre geopolítica. Ele destacou a importância das "lideranças de perfil democrático" se unirem, afirmando que a negação da política está dando espaço para os extremistas pelo mundo. Bem, isso não é uma novidade, mas é sempre bom reforçar que a política não é apenas um hobby chato para os líderes mundiais.

Biden e seu plano de salvar o planeta (um dólar de cada vez)


Mas não vamos deixar Lula levar todos os holofotes. Biden também teve seu momento de brilho. Ele prometeu que os Estados Unidos e o Brasil trabalharão juntos para resolver a crise climática, mobilizando "centenas de milhões de dólares" para preservar a Amazônia e outros ecossistemas na América Latina. Um dólar de cada vez, claro. Além disso, eles promoverão o crescimento econômico, como? Bem, isso ainda é um mistério, mas deve envolver muitos dólares também.

Biocombustíveis e a grande vitrine do brasil (ou talvez não)


Na Cúpula do G20, Lula e Biden não perderam a oportunidade de fazer mais anúncios em conjunto. Um deles era sobre o fortalecimento do Banco Mundial e do sistema global de financiamento ao desenvolvimento, ao lado de outros líderes mundiais. O segundo anúncio lançou a "Aliança Global pelos Biocombustíveis", colocando o Brasil como a grande vitrine dessa iniciativa. Afinal, o Brasil é famoso por seu etanol e seu "know how" nesse campo. Quem precisa de Hollywood quando se tem o Brasil?

Comércio bilateral: dinheiro, dinheiro e mais dinheiro (até o fim do poço)

Por fim, não podemos esquecer do aspecto comercial. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para a China. Em 2022, bilhões de dólares voaram entre os dois países, com bilhões em exportações brasileiras e bilhões em importações dos EUA. Parece que o dinheiro é o verdadeiro rei nessa relação, mas pelo menos eles mencionaram o fortalecimento da democracia e o combate à crise climática.

Conclusão: um encontro épico (ou uma visita ao Museu das ideias ultrapassadas)


Em resumo, o encontro entre Lula e Biden foi um verdadeiro espetáculo. Uma mistura de autoelogios, promessas grandiosas e um toque de mistério. Será que essa parceria vai realmente mudar o mundo? Ou será apenas mais um capítulo na saga da política internacional? Só o tempo dirá, meus amigos, só o tempo dirá.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Lula e Biden: um encontro fora de série (ou não)

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×