Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cine Segurança: uma experiência transformadora no HGE de Alagoas

Núcleo de segurança do paciente do Hospital Geral do Estado (HGE) promoveu o evento Cine Segurança

Siga-nos

Experiências compartilhadas: Um aprendizado coletivo



O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Geral do Estado (HGE) promoveu o evento Cine Segurança, com o propósito de abordar a prevenção e redução de incidentes que possam afetar os pacientes. Esta iniciativa coincidiu com a celebração do Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado no domingo (17).

Vânia Ticianeli, assistente social e líder do Núcleo de Segurança do Paciente, detalhou que o evento foi dividido em três dias de discussão. No primeiro dia (19), pacientes e seus acompanhantes participaram, seguidos por estudantes e residentes no segundo dia (20), e, por fim, os profissionais de saúde encerraram as atividades nesta quinta-feira (21).

"Durante os três dias do Cine Segurança, exibimos um episódio da série The Good Doctor, que explora diversos incidentes que ocorrem durante a prestação de cuidados aos pacientes. O tema deste ano para o Dia Mundial da Segurança do Paciente foi 'Engajando pacientes para a segurança', com o lema 'Vamos ouvir a voz do paciente'. Através do Cine, conseguimos destacar a importância da prevenção e redução de incidentes que podem impactar os pacientes", explicou a assistente social.

Margarida Fernandes, dona de casa e acompanhante do marido no HGE, compartilhou suas experiências e aprendizados. "Meu marido passará por uma cirurgia na perna, e estamos muito satisfeitos com a assistência que estamos recebendo. Eu não tinha noção de como é fundamental o uso da pulseira de identificação dos pacientes. Este evento nos aproximou da equipe médica e esclareceu muitas dúvidas. Deveria ser sempre oferecido para beneficiar outras pessoas também", sugeriu.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as evidências demonstram que quando os pacientes são considerados parceiros em seu próprio cuidado, há ganhos significativos em segurança, satisfação e resultados de saúde. "Ao se tornarem membros ativos da equipe de saúde, os pacientes podem contribuir para a segurança de seus cuidados e do sistema de saúde como um todo. O paciente deve ser reconhecido como parte integral da equipe de saúde", enfatizou Vânia Ticianeli.

Ela também enfatizou a necessidade de valorizar a participação do paciente. "Juntamente com seus familiares, eles podem observar e identificar possíveis problemas que afetem sua segurança e comunicá-los à equipe de saúde", alertou, destacando que o evento representa mais uma oportunidade para o Núcleo de Segurança do Paciente discutir os incidentes que podem ocorrer no processo de cuidado e que afetam a segurança.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a realização do Cine Segurança para divulgar as normas de segurança do paciente é uma iniciativa fundamental para evitar erros que possam comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas atendidas na unidade hospitalar. "Essa iniciativa é altamente elogiável e deve ser realizada regularmente para prevenir erros que possam colocar em risco o bem-estar de nossos pacientes. É por meio do treinamento, capacitação, simulação e orientação que melhoramos a qualidade dos cuidados de saúde", enfatizou o gestor da saúde estadual.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :
Texto Editado:Repórter: Neide Brandão
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Cine Segurança: uma experiência transformadora no HGE de Alagoas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×