Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Disputa presidencial Nigeriana continua: Atiku e Obi desafiam a vitória de Bola Tinubu perante o Supremo Tribunal

Bola Tinubu, Peter Obi e Atiku


Siga-nos
Bola Tinubu, Peter Obi e Atiku Abubakar - Nomes que ecoam nas mentes de milhões de nigerianos, marcando o cenário político do país de maneira indelével. A eleição presidencial de 25 de Fevereiro de 2023, após uma série de reviravoltas, consagrou o Presidente Bola Tinubu como o vencedor. No entanto, essa história está longe de chegar ao fim, pois Atiku Abubakar e Peter Obi, os candidatos presidenciais do Partido Democrático Popular e do Partido Trabalhista, apresentaram uma avalanche de recursos, totalizando 86 fundamentos, perante o Supremo Tribunal, buscando anular a decisão do Tribunal de Petições Eleitorais Presidenciais (PEPT).

Atiku Abubakar: 35 Fundamentos de Recurso


O recurso apresentado por Atiku Abubakar é composto por 35 fundamentos, cada um deles minuciosamente elaborado para abordar questões cruciais que ele alega terem sido ignoradas pelo PEPT. Uma das principais contendas de Atiku é a questão da transmissão eletrônica de resultados, que ele afirma ser obrigatória de acordo com a Lei Eleitoral de 2022. No seu recurso, ele cita especificamente a página 678 do acórdão do PEPT, onde afirma que o tribunal cometeu um "erro de direito ao se recusar a defender a obrigatoriedade da transmissão eletrônica dos resultados."

Para Atiku, a introdução da tecnologia na condução das eleições, particularmente na transmissão e coleta de resultados, é uma parte fundamental do processo eleitoral, pois garante transparência e integridade. Ele alega que o não cumprimento da prescrição de transmissão eletrônica dos resultados das eleições nas unidades de votação representa um descumprimento das disposições da Lei Eleitoral de 2022.

Além disso, Atiku busca a anulação da eleição de Bola Tinubu e a sua própria declaração como o autêntico vencedor da votação. Ele também está disposto a aceitar a realização de um segundo turno entre ele e Tinubu, caso o tribunal assim o determine.

Peter Obi: 51 Fundamentos de Recurso


Por sua vez, Peter Obi apresentou um recurso com 51 fundamentos, todos elaborados com a intenção de contestar a sentença do PEPT. Obi foca em diversos aspectos, incluindo a decisão do tribunal sobre a exigência de 25 por cento dos votos no Território da Capital Federal (FCT), que ele alega ser uma pré-condição para um candidato ser considerado devidamente eleito.

Obi também questiona a decisão do tribunal de desconsiderar as declarações de testemunhas sob juramento, argumentando que essas declarações foram produzidas de acordo com a ordem do tribunal e não poderiam ter sido preparadas antecipadamente. Ele sustenta que o tribunal cometeu um erro ao transferir o ônus da prova para ele.

Além disso, Obi contesta a qualificação de Bola Tinubu para disputar as eleições presidenciais, alegando que as qualificações e desqualificações para tal cargo estão claramente definidas na Constituição e na Lei Eleitoral de 2022.

A Perspectiva Futura

À medida que Atiku Abubakar e Peter Obi buscam reverter a decisão do PEPT, o cenário político nigeriano permanece em ebulição. Suas alegações detalhadas e os numerosos fundamentos de recurso demonstram sua determinação em provar que a eleição presidencial de 25 de Fevereiro de 2023 foi marcada por irregularidades e práticas inadequadas.

O Supremo Tribunal terá a tarefa complexa de analisar esses recursos minuciosamente e tomar uma decisão que possa moldar o futuro político da Nigéria. A nação africana, com sua rica diversidade e complexidade política, observa atentamente enquanto esse processo legal se desenrola.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Disputa presidencial Nigeriana continua: Atiku e Obi desafiam a vitória de Bola Tinubu perante o Supremo Tribunal

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×