Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Fascinante descoberta da inscrição aduaneira da União Lícia em Andriake

O Porto estratégico de Andriake e seu papel na história da Lícia


Siga-nos


Uma inscrição aduaneira da antiga civilização Lícia, situada no Porto de Andriake, na meridional província do distrito de Demre, em Antalya, delineia os tempos ancestrais e, de igual modo, espelha a ponderabilidade da localização geográfica de Türkiye no tocante ao comércio marítimo ao longo de milênios. A centenária urbe de Andriake repousa a escassos 5 quilômetros do pitoresco bairro Demre, na região de Antalya. Na era antiga, figurou como um dos portos de maior monta dentre as cidades Lícias, a exemplo de Phaselis e Patara. Assoma-se como o porto inerente à vetusta Cidade Myra, adstrito a uma povoação erguida à sua sombra, em vez de ser um ente autônomo.

A inscrição, que aflorou nas imediações do colossal celeiro do Mediterrâneo, em honra ao imperador Adriano (Horrea Hadriani), alberga registros acerca das imposições aduaneiras da Confederação Lícia, das diretrizes e tributos inerentes à utilização dos portos, bem como daqueles que, por meio do comércio marítimo, introduziam mercancias. A Liga Lícia, um agrupamento composto por 23 cidades ao longo da Península Teke, às margens do Mar Mediterrâneo, consubstanciou-se como o antecedente da primeira aliança democrática conhecida na cronologia. A capital, Patara, ladeada por Xanthos, Pinara, Olympos, Myra e Tlos, figuravam dentre as proeminentes cidades que compunham tal federação.

As atividades escavatórias no porto ancestral de Andriake tiveram início em 2009. O eminente professor Nevzat Çevik, que capitaneia essas escavações, asseverou que, após a descoberta da inscrição, as escavações seguiram naquela direção. "Decifrar um porto, mormente sua seara aduaneira, é de suprema magnitude. Rastreamos pistas. Nossa tentativa é abordar esses vestígios tanto do ponto de vista arqueológico quanto epigráfico, em colaboração com o professor associado Burak Takmer, cuja tese de doutorado se aprofunda nessa célebre inscrição", proferiu Çevik.

A despeito de numerosas estruturas, tais como o granário, a ágora, os balneários, as boutiques portuárias, os obeliscos honrosos, cinco igrejas e os estaleiros, terem, em sua maioria, ressurgido durante as escavações, a inscrição aduaneira reveste-se do fulcro das atenções no decurso deste ano. Takmer elucidou a datação do monumento, identificando que C. Licinius Mucianus, notório por sua incumbência como governador da província Lícia durante o reinado do imperador Nero, emerge na terceira linha da inscrição. As linhas iniciais, num total de nove, gravadas entre os anos de 60-63 d.C. e compostas por 87 linhas, resistem à análise precisa, em virtude de sua severa degradação. Contudo, o conteúdo geral da inscrição, que abraça a Lei Aduaneira do Estado Lício, logrou esclarecimento. Esta inscrição congrega disposições legais a respeito da administração portuária, do pagamento de tributos e da natureza das cargas a serem embarcadas.

Abordando os mais recentes desdobramentos acerca das escavações em Andriake, Çevik sublinhou que, após os trabalhos de restauração, o sítio metamorfoseou-se no Museu das Civilizações Lícias, um motivo de júbilo inestimável para um arqueólogo. "Prosseguimos com as escavações deste ano na zona alfandegária e na Rua Agora. Detectamos uma imponente inscrição datada do governo do Imperador Nero, erigida em 63 d.C. São as Leis Aduaneiras da Confederação Lícia. Estamos aprofundando a pesquisa na estrutura dessa inscrição e na rua onde ela repousa. A compreensão dos costumes de um porto detém elevado relevo, razão pela qual estamos a almejar novas perspectivas", enfatizou Çevik.

O Porto de Andriake, conforme ressaltou Çevik, deteve relevância não apenas para Mira, mas também na trama histórica da Lícia. "Um granário com uma área de 2.307 metros quadrados, batizado em homenagem ao Imperador Adriano, ergue-se imponente como o maior armazém do antigo Mediterrâneo. O achado das Leis Aduaneiras da Confederação Lícia em Andriake atesta ser este o porto nevrálgico, provavelmente o berço da frota da União Lícia", acrescentou Çevik.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

A Fascinante descoberta da inscrição aduaneira da União Lícia em Andriake

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×