Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia mundial da prevenção do suicídio: uma chamada à ação contra uma epidemia silenciosa

700 mil vidas perdidas anualmente: o desafio global do suicídio

O suicídio entre jovens: uma tragédia que precisa de atenção urgente


Siga-nos

Combater o estigma: prevenção do suicídio como prioridade de saúde pública

No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro de 2023, o mundo volta sua atenção para um problema de saúde pública alarmante: o suicídio. Mesmo sendo uma tragédia prevenível, ele tira a vida de aproximadamente 700 mil pessoas a cada ano. Esta data é marcada sob o lema "Criando Esperança Através da Ação" e enfatiza a importância da prevenção como prioridade na área da saúde pública, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) liderando a chamada por medidas urgentes para reduzir as taxas de mortalidade.

Os múltiplos fatores de risco do suicídio: compreendendo as causas


O suicídio é uma questão global que afeta pessoas de todas as idades e origens. Alarmantemente, é a quarta principal causa de morte entre os jovens, especificamente aqueles com idades entre 15 e 29 anos. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS têm trabalhado em parceria para conscientizar o público sobre essa crise e mobilizar ações para combatê-la.

Uma estatística preocupante é que, a cada 20 tentativas de suicídio, uma resulta em um caso consumado. Isso sublinha a importância crucial da prevenção e do combate ao estigma associado às questões de saúde mental. Através de reflexões e atividades envolvendo organizações, governos e a comunidade em geral, a meta é aumentar a conscientização de que o suicídio pode ser evitado e que a prevenção desempenha um papel fundamental nesse processo.

Além da dimensão trágica do suicídio em si, ele está ligado a diversas questões de saúde mental, incluindo a depressão e o abuso de álcool. Em muitos casos, ocorre de forma impulsiva durante momentos de crise, o que ressalta a importância de fornecer apoio adequado a pessoas que enfrentam situações difíceis. Outros fatores de risco incluem experiências de perda, solidão, discriminação, problemas financeiros, doenças crônicas, violência, abuso e situações de emergência humanitária.

Impacto além da morte: como o suicídio afeta comunidades e sociedades

O impacto do suicídio se estende além do indivíduo que comete o ato. Afeta profundamente famílias, amigos, colegas, comunidades e sociedades como um todo. Portanto, a OMS enfatiza que a prevenção deve ser abordada em níveis individual, comunitário e nacional. Além disso, ela alerta para as sequelas de longo prazo nas esferas social, emocional e econômica.

O tema deste ano para o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, "Criando Esperança Através da Ação," destaca a importância de fornecer alternativas ao suicídio e ações que inspirem esperança ou reforcem as medidas preventivas para aqueles que estão enfrentando pensamentos suicidas ou outras dificuldades emocionais.

A OMS enfatiza que a prevenção do suicídio deve ser uma prioridade na promoção da saúde pública, e a urgência de adotar medidas concretas para reduzir as taxas de mortalidade é uma preocupação central. À medida que o mundo observa este Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a mensagem principal é clara: o suicídio é evitável, e a prevenção é a chave para salvar vidas e proteger o bem-estar mental de indivíduos e comunidades em todo o mundo.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Dia mundial da prevenção do suicídio: uma chamada à ação contra uma epidemia silenciosa

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×