Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Autocracia Brasileira: Lula diz que Putin não seria preso na reunião do G20 no Brasil em 2024

Tags: brasil putin lula
Lula


Siga-nos
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse no sábado que o líder russo Vladimir Putin não seria preso no Brasil se participasse da reunião do Grupo dos 20 no Rio de Janeiro no próximo ano.

Entrevistado à margem da reunião do G20 em Delhi pelo programa de notícias Firstpost, Lula disse que Putin seria convidado para o evento do próximo ano, acrescentando que ele próprio planejava participar de uma reunião do bloco BRICS de nações em desenvolvimento que ocorreria na Rússia antes da reunião do Rio.

“Acredito que Putin pode ir facilmente para o Brasil”, disse Lula. “O que posso dizer para você é que se eu for presidente do Brasil e ele vier ao Brasil, não há como ele ser preso.”

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra Putin em Março, acusando-o do crime de guerra de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. A Rússia negou que as suas forças tenham cometido crimes de guerra ou sequestrado à força crianças ucranianas.

Putin faltou repetidamente a reuniões internacionais e não esteve presente na reunião do G20 em Deli, enviando o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

O Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que levou à fundação do TPI. O gabinete de Lula não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

No sábado, os países do G20 adotaram uma declaração de consenso que evitava condenar a Rússia pela guerra na Ucrânia, mas apelava a todos os Estados para não usarem a força para tomar território.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

A autocracia de Lula

A declaração do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a possibilidade de o líder russo Vladimir Putin não ser preso no Brasil durante a reunião do G20 no Rio de Janeiro no próximo ano levanta questões e merece uma análise crítica.

É extremamente questionável que um líder político possa garantir a imunidade de outro líder em solo estrangeiro, especialmente em relação a acusações graves, como as feitas contra Putin pelo Tribunal Penal Internacional.

A declaração de Lula também levanta preocupações sobre o compromisso do Brasil com o Estado de Direito e com o cumprimento de tratados internacionais. O Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que estabeleceu o Tribunal Penal Internacional, e, como tal, deveria respeitar as decisões e mandados de prisão emitidos por essa instituição.

Além disso, a afirmação de Lula de que Putin poderia participar facilmente da reunião do G20 no Brasil pode ser interpretada como uma tentativa de minimizar as acusações contra o líder russo e de evitar um possível constrangimento diplomático. Isso levanta questões sobre a postura do Brasil em relação a violações dos direitos humanos e crimes de guerra.

É fundamental que os líderes políticos ajam de acordo com os princípios do Estado de Direito e respeitem as instituições internacionais responsáveis por julgar crimes graves. A declaração de Lula levanta preocupações sobre a postura do Brasil em relação a essas questões e pode ser interpretada como uma tentativa de proteger um líder político em detrimento da justiça e da responsabilização por crimes internacionais.

Em resumo, a declaração de Lula sobre a possibilidade de Putin não ser preso no Brasil durante a reunião do G20 levanta questões sobre o compromisso do Brasil com o Estado de Direito e com o cumprimento de tratados internacionais. Além disso, a declaração pode ser interpretada como uma tentativa de minimizar acusações graves contra Putin e de evitar constrangimentos diplomáticos. É fundamental que os líderes políticos ajam de acordo com os princípios do Estado de Direito e respeitem as instituições internacionais responsáveis por julgar crimes graves.
Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Autocracia Brasileira: Lula diz que Putin não seria preso na reunião do G20 no Brasil em 2024

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×