Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pedido de quebra de sigilo e prisão imediata: Girão intensifica pressão na CPMI

CPMI do 8 de janeiro: Senador Girão exige respostas sobre segurança e responsabilidades governamentais

Brasília 


Siga-nos

Revelações impactantes do General Penteado na CPI do DF: contradições no governo Lula expostas

O Senador Eduardo Girão, por meio de um tweet, abordou vários temas relacionados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) e à segurança no Palácio do Planalto. Ele expressou que solicitou a quebra de sigilo de três ministros do presidente Lula, além de pedir a convocação do General Penteado e uma acareação com G. Dias. Girão também mencionou o depoimento do General Penteado na CPI do Distrito Federal em 8 de janeiro, destacando-o como revelador e capaz de expor contradições e incoerências do governo de Lula.

O senador argumentou que o governo de Lula poderia ter evitado os atos de depredação em 8 de janeiro, mas, segundo ele, permitiu que ocorressem. Isso ocorreu após a descoberta de 33 alertas emitidos pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) a várias autoridades governamentais, alertando sobre um grande risco de violência. 

O ministro da Justiça de Lula, inicialmente negou o acesso da CPI às imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. Posteriormente, ele alegou que as imagens haviam sido apagadas.

Em resposta a essas questões e outras preocupações, o senador apresentou um requerimento para a quebra de sigilos telefônicos e telemáticos de Flávio Dino, da Justiça; Rui Costa, da Casa Civil; e José Mucio, da Defesa. Ele alegou que essas autoridades provavelmente trocaram mensagens e telefonemas nos dias que antecederam 8 de janeiro, devido à sua responsabilidade com a segurança do Palácio do Planalto. O objetivo dessa ação era determinar a extensão da omissão do governo federal naquele dia e descobrir quem ordenou ou pediu a retenção das imagens das câmeras de segurança. O senador sugeriu que Flávio Dino poderia estar envolvido nesse caso, uma vez que não entregou as imagens do Ministério da Justiça ao parlamento, apesar da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, o senador destacou a importância do General Dias na questão da segurança do Palácio do Planalto, uma vez que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) assessora diretamente o presidente. Ele argumentou que, independentemente das opiniões divergentes, o General Dias deveria ser preso e seu celular apreendido devido às supostas contradições Durante Seu Depoimento na CPI. Girão também mencionou que havia apresentado um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para a prisão imediata de G. Dias.

Em resumo, o senador Eduardo Girão, por meio de um tweet, expressou preocupações com a quebra de sigilo de ministros do governo Lula, as contradições reveladas pelo General Penteado durante seu depoimento na CPI do Distrito Federal em relação aos eventos de 8 de janeiro, a falta de cooperação na disponibilização das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto e a necessidade de esclarecer as responsabilidades na segurança daquele dia. Ele também mencionou a prisão imediata de G. Dias como uma medida que considerava necessária.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Pedido de quebra de sigilo e prisão imediata: Girão intensifica pressão na CPMI

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×