Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nigéria: possível inundação devido à abertura da barragem de lagdo em Camarões


Lagdo Lake, Camarões


Siga-nos
Desastre iminente se aproxima de 13 estados enquanto a Barragem de Lagdo, nos Camarões, libera água: medidas urgentes em andamento

Numa crise que se desenrola rapidamente, as autoridades da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) foram alertadas para a ameaça iminente de inundações catastróficas ao longo da bacia do rio Benue numa questão de dias, devido à iminente libertação de água da barragem de Lagdo, nos Camarões.
rio Benue

O rio Benué (em francês: la Bénoué) é um rio da África Ocidental e o principal afluente do Níger. Nasce no planalto de Adamaua, no norte dos Camarões, a 1340 metros de altitude
O Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu o alerta alarmante numa carta datada de 21 de Agosto, assinada por Umar Salisu, o Diretor dos Assuntos Africanos.

A Divisão do Ministério para a África Oriental e Central, na comunicação, observou que tinha recebido uma Nota Verbal do Alto Comissariado da República dos Camarões, indicando que as autoridades camaronesas tinham resolvido abrir as comportas da Barragem de Lagdo, no Rio Benue. Esta decisão foi uma resposta ao aumento das chuvas nas áreas de captação da barragem no norte dos Camarões.

A carta implorava urgentemente à NEMA que tomasse todas as medidas proactivas necessárias para mitigar e prevenir os danos que a água libertada poderia causar ao longo da bacia do rio Benue, tanto nos Camarões como na Nigéria. Além disso, instou a NEMA a iniciar medidas proactivas para sensibilizar as populações que vivem nestas áreas, estimulando a vigilância e as precauções necessárias.

A carta enfatizava: “De acordo com a Nota, é pertinente notar que quando a liberação de água se tornar necessária, as autoridades da Barragem de Lagdo liberarão apenas uma quantidade pequena, modulada e variável de cada vez, a fim de mitigar e prevenir os danos que a água liberada poderia causar ao longo da bacia do rio Benue, tanto nos Camarões como na Nigéria."

No entanto, a Agência Nacional de Gestão de Emergências afirmou que tomou medidas proativas e robustas para conter as inundações nos estados do sudeste da Nigéria, particularmente nas comunidades ribeirinhas e nas zonas baixas.

Ngozi Echeazu, Coordenadora da NEMA para o Sudeste, revelou estas medidas ao abordar questões sobre as estratégias práticas da NEMA para conter e reduzir o impacto das inundações na região. Echeazu partilhou que a NEMA, em colaboração com os Ministérios, Departamentos e Agências (MDAs) relevantes, também está a monitorizar de perto os níveis de água nos principais rios da região.

Echeazu explicou: "As medidas práticas tomadas pela NEMA incluem a monitorização do nível da água dos principais rios, especialmente o Rio Níger. Isto está a ser feito com precisão para determinar quando iniciar a evacuação, uma vez que já identificámos locais em terrenos mais elevados ou Pessoas Internamente Deslocadas (PDI) campos para abrigo temporário."

“A agência tem se empenhado em atualizações públicas por meio de anúncios na mídia sobre previsões meteorológicas sazonais e perspectivas de enchentes anuais, bem como sensibilizando as comunidades ribeirinhas em colaboração com a Agência Estadual de Gestão de Emergências (SEMA) sobre a importância de desobstruir sistemas de drenagem bloqueados e remover estruturas de planícies aluviais", acrescentou ela.

Echeazu destacou que as campanhas de sensibilização também cobriram a plantação e colheita antecipada de produtos agrícolas para reduzir perdas significativas associadas às cheias. Além disso, tem havido uma mobilização maciça de todos os recursos humanos e materiais disponíveis para salvaguardar vidas e propriedades.

O Coordenador afirmou que a agência finalizou planos para procurar assistência e apoio para um plano de resposta rápida. “Existe um plano que envolve outras agências relevantes, incluindo militares/paramilitares, nas áreas de coordenação/apoio, gestão de informação, mobilização de recursos e evacuação.”

"Eles também apoiarão a NEMA em termos de segurança/inteligência, gestão de incidentes, previsão meteorológica, apoio à sobrevivência e controlo dos meios de comunicação social, entre outros. Os planos também estão descritos no documento político da NEMA", disse ela.

Quanto à distribuição de materiais de ajuda humanitária, Echeazu afirmou que a NEMA sempre esteve diretamente envolvida na distribuição de materiais de ajuda aos beneficiários. Ela observou que os materiais de ajuda aprovados são normalmente distribuídos diretamente pelos funcionários da NEMA e da SEMA aos indivíduos/comunidades afectados, apesar da entrega cerimoniosa de materiais aos governos estaduais.

"Sempre que um caso de desastre é relatado, a NEMA, em colaboração com a SEMA, realiza uma avaliação para confirmar o nível do desastre. A avaliação também examina causas remotas/imediatas, danos/necessidades das pessoas afetadas, lista os indivíduos afetados e faz recomendações apropriadas."

“Os materiais de socorro são posteriormente fornecidos pela NEMA às pessoas afetadas pelo desastre, cujos nomes foram capturados, e não a toda a população”, acrescentou.

Ao longo dos anos, ocorreram inundações generalizadas em muitos estados da Nigéria, atribuídas às descargas de água da Barragem de Lagdo. Um Memorando de Entendimento foi assinado em 2016 entre a Nigéria e os Camarões relativamente às descargas de água da barragem, estipulando que os Camarões notificariam sempre a Nigéria antes de abrirem as comportas.

No entanto, em 2019, a barragem foi inaugurada sem notificação prévia, resultando em inundações nas regiões de Adamawa, Taraba, Benue, Kogi e Delta do Níger durante Outubro e Novembro desse ano.

Inundações devastadoras também ocorreram em 2022, levando à perda de vidas e propriedades no valor de bilhões de nairas.

AR News


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎


Siga-nos





📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
Com Agências :


NOTA:

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.

🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️




Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Nigéria: possível inundação devido à abertura da barragem de lagdo em Camarões

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×