Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Jovens da Guatemala impulsionam candidato anticorrupção à presidência

Candidato inesperado desafia establishment na eleição da Guatemala

A eleição presidencial na Guatemala deste domingo estará decidindo o segundo turno entre Bernardo Arévalo, do pequeno partido de esquerda Movimiento Semilla, e Sandra Torres, ex-esposa do ex-presidente Álvaro Colom.
Bernardo Arévalo

Disputa presidencial na Guatemala é teste para democracia

Arévalo, de 64 anos, surpreendeu ao ficar em segundo lugar no primeiro turno em junho, com quase 12% dos votos. Seu partido Semilla surgiu de protestos contra a corrupção em 2015. Sua campanha se baseia em uma agenda de centro-esquerda modesta construída sobre a premissa de eliminar a corrupção.

O atual presidente Alejandro Giammattei temlaçado esforços para influenciar as eleições. Três candidatos proeminentes foram inicialmente desqualificados, incluindo a única candidata indígena. Isso acabou limpando o campo e alienando o público.

O governo depois tentou desqualificar o Movimiento Semilla, alegando fraude em suas assinaturas para registro como partido. O Ministério Público também invadiu os escritórios do tribunal eleitoral.

Arévalo atribui seu sucesso ao Voto Dos Jovens, que se tornaram seus principais defensores. Sua mensagem ressoa pelo eco histórico de seu pai Juan José Arévalo, o primeiro presidente democraticamente eleito da Guatemala.

Sandra Torres está associando Arévalo ao comunismo e expropriação de terras, assim como fizeram com seu pai nos anos 1950. Ela firmou apoio dos militares veteranos conservadores.

O Ministério Público segue investigando o Movimiento Semilla e ameaçando prisões. Enquetes mostram Arévalo com grande liderança, mas não está claro se ele poderá assumir se ganhar devido aos esforços do governo para bloqueá-lo.

A estratégia do governo para influenciar a eleição acabou trazendo uma oportunidade inesperada para Arévalo e seu partido combaterem a corrupção. Seu sucesso se baseia no voto dos jovens que rejeitam o establishment político e no legado de reformas democráticas de seu pai nos anos 1940.
Siga-nos


AR News


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎


Siga-nos





📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
Com Agências :


NOTA:

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.

🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️




Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Jovens da Guatemala impulsionam candidato anticorrupção à presidência

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×