Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meningite: SESAU alerta sobre riscos e importância da prevenção

SESAU orienta população sobre sintomas e prevenção da meningite

A Meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos. Os principais sintomas são dor e rigidez na nuca, manchas vermelhas no corpo, febre alta, vômitos e convulsões. Por isso, qualquer suspeita de meningite requer atendimento médico urgente.
Criança com cefaleia


A Secretaria de Saúde de Alagoas orienta sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado. As meningites virais geralmente são mais leves, já as bacterianas são muito graves, podendo levar à morte ou sequelas neurológicas.

População deve se precaver: meningite mata e deixa sequelas

A transmissão ocorre pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A higiene, evitar compartilhar objetos e manter a vacinação em dia são formas de se prevenir. O tratamento envolve medicamentos específicos para cada agente causador.

Ao apresentar sintomas, procure um posto de saúde rapidamente

Ao surgirem os sintomas, deve-se buscar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e encaminhamento a serviços de referência, se necessário. As UPAs atendem casos graves 24 horas. O Secretário de Saúde reforça a importância da vacinação para reduzir casos de doenças imunopreveníveis como a meningite.

O SUS oferece diferentes vacinas para prevenir contra os tipos mais graves de meningite bacteriana, como as causadas por meningococo e Hemophilus influenzae. A vacinação deve seguir o calendário indicado para cada idade. A prevenção é essencial, por isso, ao notar sinais de meningite, procure uma unidade de saúde imediatamente.

Siga-nos

A Rede Pública de Saúde oferece vacina contra as formas mais graves de meningite, que são:

Meningocócica Conjugada C: Doença Meningocócica causada pelo meningococo do sorogrupo C, para crianças de 3 e 5 meses, com reforço ao 1 ano de idade;

Meningocócica Conjugada A, C, W e Y: Doença Meningocócica causada pelos meningococos dos sorogrupos A, C, W e Y, para adolescentes de 11 a 14 anos;

Pentavalente: Doença Meningocócica causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade;

Pneumocócica conjugada 10-valente: Meningite causada por 10 sorotipos de streptococcus pneumoniae, para crianças de 2 e 4 meses, com reforço ao 1 ano de idade;

BCG: Meningite tuberculosa, ao nascer em dose única.
AR News


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎


Siga-nos





📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
Com Agências :


NOTA:

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.

🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️




Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Meningite: SESAU alerta sobre riscos e importância da prevenção

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×