Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Moeda única no BRICS reacende sonho comunista?

Desdolarização: uma nova ordem financeira global é possível?

O dólar americano domina o sistema financeiro global há décadas. Desde a Segunda Guerra Mundial, o dólar se consolidou como principal Moeda de reserva e de transações internacionais. Atualmente, cerca de 60% das reservas mundiais são em dólares.
dólar americano 

Pode o BRICS derrubar a supremacia do dólar americano?


Essa hegemonia tem raízes geopolíticas na dominância americana, mas também traz impactos significativos. Como emite a moeda de referência global, os EUA podem tomar empréstimos e financiar déficits de forma mais fácil que outros países. Além disso, sanções aplicadas por Washington afetam nações que dependem do dólar.

Desdolarização: projeto do BRICS esbarra em divergências internas

Portanto, a possível ascensão de uma moeda dos Brics desafiaria não somente a supremacia do dólar, mas a influência americana sobre a economia mundial. Reduziria a capacidade dos EUA de exercer poder via sistema financeiro.

Porém, questiona-se se os interesses dos integrantes do BRICS são suficientemente convergentes para criar uma união monetária. O grupo reúne economias muito distintas, com diferenças políticas e estratégicas significativas.

Por exemplo, Rússia e China rivalizam por influência geopolítica em suas regiões. Já Brasil e Índia têm laços mais estreitos com os EUA. Seria complexo harmonizar as visões e ambições de cada país em uma moeda única, como ocorreu no euro.

Portanto, embora o BRICS tenha potencial para diminuir a dependência do dólar, as divergências políticas internas podem minar uma cooperação financeira mais profunda. A viabilidade de uma moeda conjunta ainda parece incerta frente aos interesses contraditórios.

Siga-nos


AR News


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎


Siga-nos





📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
Com Agências :


NOTA:

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.

🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️




Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Moeda única no BRICS reacende sonho comunista?

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×