Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Carvajal pode entregar provas ao TPI do envolvimento de Maduro com terroristas

Depoimentos de "El Pollo" Carvajal podem reforçar a investigação do TPI contra o governo Maduro
Prisão de Carvajal

Siga-nos
Caracas, 26 de julho de 2023. A recente extradição da Espanha para os Estados Unidos de Hugo Carvajal “El Pollo”  mais uma vez coloca em evidência  a corrupção e os crimes contra a humanidade do chavismo.  Este homem-chave já está testemunhando em um tribunal de Nova York.

Eles o acusam de ser um dos  membros do chamado Cartel de los Soles  e arquiteto de operações que inundaram os Estados Unidos com toneladas de cocaína. Ele já tem data marcada para o julgamento, no próximo dia 1º de novembro , e os alarmes do regime de Maduro e de altos funcionários disparam sobre o que ele pode liberar aos juízes.

William Cárdenas é um dos internacionalistas mais informados sobre o andamento do Tribunal Penal Internacional e as investigações abertas contra o regime de Maduro. Fale com a Versión Final na Espanha para diagnosticar o impacto do processo contra o "El Pollo".

“Representa uma ameaça ao Governo de Nicolás Maduro”, diz.



AR NEWS 

  

Quanto dano Pollo Carvajal pode causar agora dos EUA ao  governo Maduro?


Hugo Carvajal é uma das peças-chave da engrenagem criminosa que se instalou na Venezuela a partir do governo de Hugo Chávez. O cargo que ocupou como chefe dos serviços de inteligência e contra-espionagem o torna uma ameaça, pelo que sabe e pode dizer às autoridades estadunidenses, ao governo de Nicolás Maduro e a muitas pessoas do regime, envolvidas em atividades ilegais relacionadas atos com narcotráfico, corrupção, vínculos com organizações terroristas, tráfico de armas, violação de direitos humanos e crimes contra a humanidade.

É uma peça chave para os EUA?


Claro, a informação que ele manuseou é informação do Estado, de políticas e estratégias de repressão sistemáticas e generalizadas do Estado, de casos de corrupção multimilionários, que teceram a rede de apoio que Hugo Chávez construiu na região e os vínculos com organizações terroristas e cartéis de drogas com os quais foram negociados acordos com vantagens recíprocas.

Carvajal representa uma ameaça real ao governo Maduro em termos das  pressões que os EUA podem exercer diante das eleições de 2024?

Dependerá do andamento das investigações e dos acordos que Carvajal conseguir fazer com os judiciários norte-americanos tentando obter descontos antes de uma possível condenação. Do que ele conta podem emergir elementos muito reveladores de comportamentos.
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎

Por que você acha que a Espanha extraditou para os Estados Unidos e não a Venezuela?  Não prevaleceram os laços socialistas?


Maduro tentou, como no caso de Alex Saab, extraditar Carvajal para a Venezuela e apresentou um pedido nesse sentido ao governo espanhol. Mas os EUA já haviam solicitado anteriormente e prevaleceu o pedido dos EUA, pois é óbvio que as prisões venezuelanas representavam um sério risco para a vida de Carvajal, que havia se distanciado do regime venezuelano. De fato, a Corte Européia de Direitos Humanos descartou um pedido que Carvajal fez no mesmo sentido para evitar ser extraditado para os Estados Unidos, e este órgão judicial descartou seu pedido, afirmando que a justiça americana oferece a ele garantias de respeito a seus direitos .procedimento e sua vida não está em risco.

El Pollo é acusado, entre outras coisas, de introduzir 5,6 toneladas de coca nos  Estados Unidos quando tinha um cargo importante na Venezuela, mas os Estados Unidos já não negociaram anteriormente com narcotraficantes como os sobrinhos de Cilia Flores e  agora livres , o que seria? a grande diferença?


Embora ambos os crimes sejam extremamente graves, é óbvio que usar o estatuto de chefe dos serviços de inteligência para se aproveitar dele para cometer um crime tem uma conotação agravante que aumenta a sua incriminação a níveis superiores. Eles chegaram a afirmar que ele estava envolvido em uma trama que pretendia "inundar os EUA com drogas"


Se o assunto é narcotráfico, estariam os EUA procurando mais uma peça para desmantelar  as operações venezuelanas do cartel de los soles com alguma  ação mais contundente do que sanções?


Quando Hugo Chávez expulsou a DEA da Venezuela, abriu as portas para transformar nosso país na mais importante plataforma de exportação de cocaína para a Europa e América do Norte. A partir daí foi construído o Cartel de los Soles, quando altos oficiais das Forças Armadas exigiram que os chefes dos cartéis de drogas que realizavam atividades nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia, que compartilhassem os negócios com eles ou os despejados Ofereceram-lhes que, se aceitassem, seus carregamentos circulariam livremente por nosso território protegido por nossas Forças Armadas. Carvajal sabe muito disso e de outro contato que operava com os grupos guerrilheiros que comandavam o negócio, o capitão Rodríguez Chacín.

A extradição de Carvajal vai reforçar os processos abertos no TPI, pode acelerar  ou é apenas mais um procedimento?


São fatos que são investigados em diferentes jurisdições, mas obviamente pode acontecer que surjam testemunhos ou informações que possam ser utilizadas no TPI. Carvajal fez parte, por muitos anos, da cadeia de comando que cometeu gravíssimos crimes contra a humanidade na Venezuela, causando muitas vítimas. Além disso, sua posição o coloca na condição de testemunha excepcional de reuniões, reuniões, condutas por ação ou omissão, ou ordens, que resultaram na política estatal generalizada e sistemática de ataques a uma parcela da população, perfeitamente identificada como oposição política e por motivos políticos.

Carvajal pode arrastar os políticos espanhóis? Se sim, quem estaria  na mira?


Carvajal ocupou seu importante cargo durante a primeira década do governo de Hugo Chávez e mais, quando ocorreram alguns episódios marcados por corrupção e crimes do colarinho branco na Venezuela. Um desses eventos foi a compra de algumas fragatas da Espanha durante o governo de José Luis Rodríguez Zapatero, operação marcada por superfaturamento e outros atos ilícitos dos quais Carvajal conhece muitos detalhes. Até agora, uma pequena parte dessa história sombria é conhecida, mas o chefe da inteligência certamente pode fornecer informações que comprometeriam altos funcionários do governo espanhol na época. Pablo Iglesias, Juan Carlos Manedero, Íñigo Errejón, Jorge Vestringe e alguns outros também estiveram na Venezuela naqueles anos.

Você disse que El Pollo conseguiu estabelecer conexões para o financiamento do  partido Podemos. Isso pode ter implicações para ações futuras dos EUA ou não?


Sua posição privilegiada lhe permitiu conhecer os detalhes da relação entre Chávez e os agora Podemites. Quando sua extradição estava chegando, Carvajal se ofereceu para revelar esses detalhes às autoridades espanholas, mas não o fez porque lhe disseram que sua declaração não o ajudaria a impedir a extradição para os EUA. Talvez agora, se ele decidir conte tudo.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :
El Público TV 
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Carvajal pode entregar provas ao TPI do envolvimento de Maduro com terroristas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×