Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Democracia no Peru está ameaçada pela atitude do Congresso e do Governo


Siga-nos
Lima, 26 de julho (EFE).- A democracia no Peru está ameaçada devido "às atitudes e à forma de operar do Congresso e do Executivo", na avaliação do ex-presidente Francisco Sagasti, que sofreu em primeira mão esta situação e liderou uma período de transição de governo após o qual chegou a uma conclusão: seu país precisa ser vacinado contra o autoritarismo.

"Neste momento há uma abordagem muito clara, são as atitudes e a forma de operar do Congresso da República e do Executivo, auxiliados por outros poderes do Estado (aqueles que têm a democracia peruana sitiada)", explicou Sagasti, presidente entre 17 de novembro de 2020 e 28 de julho de 2021.

Para Sagasti, que liderou o país durante oito meses no que chamou de "Governo de Transição e Emergência", o Congresso aprovou "um conjunto de regras e leis que desvalorizam o equilíbrio de poderes entre os poderes do Estado" e lançou "uma série de regulamentos que atrasaram vários anos na regulamentação do ensino superior para se ter um ensino superior de qualidade".

"E assim, um após o outro, vimos uma série de obstáculos ao exercício da democracia em nosso país por parte do Congresso", disse Sagasti, que assumiu a presidência após a renúncia de Manuel Merino devido às manifestações em que morreram duas pessoas e entregou o bastão a Pedro Castillo, vencedor das eleições presidenciais de 2021.

Parte das conclusões da época estão refletidas em "Governar em tempos de crise" (Planeta), que apresentará na próxima quinta-feira na Feira do Livro de Lima e no qual traça uma imagem dessa democracia sitiada que, alerta, é um ameaça mundial.

"Estamos vendo o surgimento do extremismo, de um tipo ou outro que desvaloriza e despreza as práticas democráticas. Vemos isso em todos os lugares, vemos nos Estados Unidos, assim como em outros países que já estão claramente definidos, como Venezuela, como a Nicarágua e agora cada vez mais na Guatemala", comentou.

E acrescentou: "O que também vimos na Turquia, o que estamos vendo agora em Israel, ou seja, é um problema generalizado e acho que o que é necessário é revitalizar a concepção democrática nesta era de desinformação e '3 P': polarização, pós-verdade e populismo".





AR NEWS 

  


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎

VACINAS PARA AUTORITARISMO

Para o ex-presidente, militante do centrista Partido Púrpura, no Peru “existe a possibilidade de uma reforma autoritária”, perigo compartilhado com outros países diante do qual é preciso “estar sempre em guarda”.

“Existem muitos países em que estão tentando fazer isso e tentaram fazer nos Estados Unidos, na Turquia, em Israel ou na Índia; ou seja, não somos o único país afetado por esse vírus do autoritarismo. " ele explicou.

Este é um vírus que, para Sagasti, sempre esteve presente na história peruana, mas “o problema é se temos ou não as defesas” para preveni-lo e se os peruanos têm “vacinas contra o vírus autoritário”.

“Creio que esta vacina vem da participação dessa grande maioria de cidadãos honestos que acreditam no país e no seu futuro, que, para já, não se atrevem a intervir diretamente na vida política devido a todos os problemas que se apresentam, " ele disse.

Por isso concluiu: “as vacinas estão aí, o que falta é aplicá-las”.

PERU "SE FODEU" QUANDO COMEÇOU A PERGUNTAR

Seu livro termina com uma pergunta que, até hoje, parece não encontrar resposta do atual Executivo: "Como governar em um Peru tão complexo?", lembrando aquela que abre Conversa na Catedral, obra-prima de Mario Vargas Llosa: Quando o Peru se ferrou?

Essa pergunta que Vargas Llosa fez pela boca de seu personagem Santiago Zavala, "Zavalita", parece acompanhar qualquer análise do país andino com seu lastro pessimista.

No entanto, Sagasti rejeita e enfatiza que "o Peru tem a possibilidade e a vontade de seguir em frente, e pode fazê-lo (...) para afastar aquele pessimismo de quando o Peru 'fodeu'".

"Para não usar outras palavras mais exatas, eu diria que o Peru 'se ferrou' quando Zavalita se perguntou quando o Peru 'se ferrou', e continuaremos ferrados se nos fizermos essa pergunta sobre e de novo, em vez de nos perguntarmos quando podemos e como podemos progredir", concluiu.

(c) Agência EFE
📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Democracia no Peru está ameaçada pela atitude do Congresso e do Governo

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×