Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Colapso da corrente do oceano Atlântico acontecerá em meados do século

A circulação meridional do Atlântico (AMOC) é um importante elemento de inflexão no sistema climático, e um futuro Colapso afetaria severamente o clima na região do Atlântico Norte. Um próximo colapso do AMOC é uma grande preocupação, pois é um dos elementos de inflexão mais importantes no sistema climático da Terra.
Atlântico


Em um estudo recente, cientistas do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague e do Departamento de Ciências Matemáticas prevêem que, se as emissões de gases de efeito estufa permanecerem as mesmas, o sistema de correntes oceânicas que atualmente distribui frio e calor entre a região do Atlântico Norte e os trópicos cessar totalmente.


Siga-nos



A Circulação Termohalina, também conhecida como Circulação Meridional do Atlântico (AMOC), entrará em colapso, com 95% de certeza, entre 2025 e 2095, de acordo com pesquisas usando algoritmos estatísticos sofisticados e dados sobre temperaturas oceânicas dos últimos 150 anos. Isso provavelmente acontecerá em 34 anos, em 2057, e poderá ter efeitos negativos significativos, incluindo aquecimento tropical e aumento de tempestades na região do Atlântico Norte.

O professor Peter Ditlevsen, do Instituto Niels Bohr, disse:  “Desligar o AMOC pode ter sérias consequências para o clima da Terra, por exemplo, alterando a forma como o calor e a precipitação são distribuídos globalmente”.

“Embora um resfriamento da Europa possa parecer menos severo à medida que o globo como um todo se torna mais quente e as ondas de calor ocorrem com mais frequência, essa paralisação contribuirá para um aumento do aquecimento dos trópicos, onde o aumento das temperaturas já deu origem a condições de vida desafiadoras. ”

“Nosso resultado ressalta a importância de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa o mais rápido possível.”



AR NEWS 

  

A previsão feita pelos pesquisadores é apoiada por observações de sinais de alerta que as correntes oceânicas exibem quando se tornam instáveis. Esses sinais de alerta precoce da circulação termohalina foram observados no passado. Ainda assim, só recentemente foi capaz de estimar quando ocorrerá um colapso, graças ao desenvolvimento de técnicas estatísticas sofisticadas.

Em uma região específica do Atlântico Norte , as temperaturas da superfície do mar foram examinadas de 1870 até o presente. Essas temperaturas da superfície do mar, que só foram registradas diretamente nos últimos 15 anos, são “impressões digitais” que atestam o poder do AMOC.

A professora Susanne Ditlevsen, do Departamento de Ciências Matemáticas da UCPH, disse:  “Usando ferramentas estatísticas novas e aprimoradas, fizemos cálculos que fornecem uma estimativa mais robusta de quando é mais provável que ocorra um colapso da Circulação Termohalina, algo que não tínhamos conseguido. fazer antes.”


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎
Desde a era glacial anterior, quando a circulação entrou em colapso, a circulação termohalina operou em sua configuração atual. Foi observado que mudanças climáticas abruptas entre o estado atual do AMOC e sua condição de colapso ocorreram 25 vezes em associação com o clima da era do gelo. Esses renomados episódios de Dansgaard-Oeschger foram os que foram inicialmente identificados em núcleos de gelo da camada de gelo da Groenlândia. Enquanto a mudança climática hoje é de 1,5 graus de aquecimento ao longo de um século, foi dramática durante os episódios anteriores, mudando de 10 a 15 graus ao longo de uma década.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :
Ditlevsen, P., Ditlevsen, S. Warning of a forthcoming collapse of the Atlantic meridional overturning circulation. Nat Commun 14, 4254 (2023). DOI: 10.1038/s41467-023-39810-w
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Colapso da corrente do oceano Atlântico acontecerá em meados do século

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×