Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

EUA Ampliam Sanções: Treze Funcionários e Deputados Pró-Ortega Incluídos na 'Lista Engel

Os Estados Unidos adicionam treze funcionários e deputados pró-Ortega à “Lista Engel”

Vista do prédio do Congresso dos Estados Unidos em Washington


Siga-nos
Os sancionados são acusados ​​de minar “processos ou instituições democráticas” e “despojar a cidadania” de oponentes políticos

  AR NEWS 
 NOTÍCIAS
 24 horas
O governo Dos Estados Unidos acrescentou treze funcionários e deputados do regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo à sua lista de "atores corruptos e antidemocráticos ", conhecida como “Lista Engel”, em 19 de julho de 2023.

Os sancionados são:

  1. Wendy Carolina Morales Urbina, procuradora-geral da Nicarágua.
  2. Arling Patricia Alonso Gómez, primeira vice-presidente da Assembleia Nacional.
  3. Gladis de los Angeles Baez, segundo vice-presidente da Assembleia Nacional.
  4. Loria Raquel Dixon Brautigam, primeira secretária da Assembleia Nacional.
  5. Alejandro Mejía Ferreti, terceiro secretário da Assembleia Nacional.
  6. Rosa Argentina Solís Dávila, judge of the Court of Appeals of Managua.
  7. Angela Davila Navarrete, juíza do Tribunal de Apelações de Manágua.
  8. Denis Membreño Rivas, Diretor da Unidade de Análise Financeira (UAF).
  9. Aldo Martín Sáenz Ulloa, vice-diretor da UAF.
  10. Valeria Maritza Halleslevens Centeno, diretora da Direcção Nacional do Registo Predial (DNR).
  11. Eduardo Celestino Ortega Roa, vice-diretor do DNR.
  12. Marta Mayela Díaz Ortiz, superintendente adjunta de bancos e outras instituições financeiras (SIBOIF).
  13. Sacrário de Fátima Benavides Lanuza, subdiretora do Instituto Nicaraguense de Previdência Social (INSS).

Os indivíduos sancionados são acusados ​​de minar “processos ou instituições democráticas ao participar de represálias governamentais coordenadas para retirar a cidadania nicaraguense de oponentes políticos e críticos do regime de Ortega-Murillo”.

Os indivíduos nomeados na lista terão a entrada negada nos EUA e não serão elegíveis para vistos para viajar para os EUA
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎

Sancionado por confisco e perda de nacionalidade 


O procurador Morales é acusado de “facilitar uma campanha coordenada para suprimir a dissidência, confiscando a propriedade de opositores políticos do governo sem base legal”.

“Urbina também confiscou propriedades de milhares de organizações não-governamentais sob leis explicitamente destinadas a suprimir a liberdade de associação”, segundo o Departamento de Estado.

Os magistrados Solís e Dávila são acusados ​​de “retaliar os críticos” do regime e “suprimir a dissidência despojando os oponentes políticos e críticos do regime de Ortega-Murillo da cidadania nicaraguense”.

Membreño e Sáenz foram sancionados por usarem seus cargos na UAF “para facilitar a apreensão dos bens de 94 dissidentes políticos no exílio e de 222 ex-presos políticos, sem base legal”.

Halleslevens e Ortega Roa são acusados ​​de permitir o confisco dos bens dos oponentes de sua “posição e influência” dentro do Registro de Imóveis. 

O Departamento de Estado acusa Diaz Ortiz, vice-superintendente de bancos, de fornecer informações financeiras sobre dissidentes políticos no exílio e ex-presos políticos a funcionários do judiciário nicaraguense como parte de um esforço coordenado do governo para suprimir a dissidência, apreendendo os bens de oponentes políticos sem base legal.

O vice-diretor do INSS, Benavides Lanuza, foi sancionado por “extinguir e confiscar pensões de adversários políticos, sem fundamento legal”.

A lista inclui outros 26 políticos centro-americanos 

Em dezembro de 2020, o Congresso dos EUA aprovou o Enhanced US-Northern Engagement Act, popularmente conhecido como “Lista Engel” porque surgiu, em 2019, por iniciativa do ex-congressista democrata de Nova York Eliot Engel.

Inicialmente, a legislação afetava apenas funcionários de Honduras, Guatemala e El Salvador. Posteriormente, a Lei para Fortalecer a Adesão da Nicarágua às Condições para a Reforma Eleitoral, denominada Lei Renacer – em vigor desde novembro de 2021–, estabeleceu a inclusão da Nicarágua.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, declarou em um comunicado que “esta lista identifica indivíduos que conscientemente cometeram atos que minam os processos ou instituições democráticas, corrupção significativa ou obstruíram as investigações de tais atos de corrupção”.

Além dos treze nicaraguenses, os EUA incluíam 26 outros proeminentes políticos e altos funcionários da América Central, incluindo dois ex-presidentes de El Salvador e vários juízes e altos funcionários da Guatemala e de Honduras.

Entre os alvos dos EUA está a promotora guatemalteca Cinthia Monterroso, que acusou o jornalista José Rubén Zamora Marroquín de extorsão, extorsão e lavagem de dinheiro, pelo que pediu uma sentença de 40 anos de prisão.

A “Lista Engel” também inclui os ex-presidentes de El Salvador Mauricio Funes (2009-2014) e Salvador Sánchez Cerén (2014-2019); os juízes guatemaltecos Fredy Raúl Orellana Letona e Jimi Rodolfo Bremer Ramírez; e os líderes do Partido Liberal de Honduras, Alexander López Orellana, Samuel García Salgado e Yani Benjamín Rosenthal Hidalgo.
📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

EUA Ampliam Sanções: Treze Funcionários e Deputados Pró-Ortega Incluídos na 'Lista Engel

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×