Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Harald zur Hausen, virologista alemão que revelou o papel do HPV no câncer - In memoriam

Harald zur Hausen, virologista que ligou vírus ao câncer (1936–2023)

Prêmio Nobel que lançou as bases para vacinas para prevenir o câncer cervical.


  • Harald zur Hausen foi um virologista alemão que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2008 por descobrir que infecções por certos tipos de papilomavírus humano (HPV) causam câncer cervical.
  • Ele nasceu em 11 de março de 1936 e faleceu em 29 de maio de 2023, aos 86 anos.
  • Zur Hausen fez a conexão entre o HPV e o câncer cervical na década de 1970, demonstrando que tipos específicos de HPV - especialmente os tipos 16 e 18 - estavam presentes em amostras de tecido cervical canceroso. Isso levou ao desenvolvimento de vacinas contra o HPV para prevenir o câncer cervical.
  • Além do Prêmio Nobel, ele também recebeu diversos outros prêmios e honrarias por seu trabalho pioneiro na virologia do câncer, incluindo a Medalha Robert Koch em 1995.
  • Zur Hausen publicou mais de 600 artigos durante sua carreira e foi professor de microbiologia e higiene na Universidade de Freiburg. Ele se aposentou em 2009.
  • Sua morte aos 86 anos marca o fim de uma carreira distinta e influente na pesquisa do câncer e na prevenção de doenças infecciosas. Seu trabalho ajudou a salvar inúmeras vidas ao revelar a ligação entre HPV e câncer cervical.




Harald zur Hausen


O virologista alemão Harald Zur Hausen provou que os papilomavírus humanos (HPVs) podem causar câncer cervical. Ele lançou as bases para o desenvolvimento de uma vacina que agora beneficia milhões de pessoas em todo o mundo e abriu uma nova dimensão na prevenção do câncer. Em 2008, zur Hausen recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por suas realizações. Ele morreu aos 87 anos.
Siga-nos
Cerca de 700.000 cânceres associados ao HPV ocorrem a cada ano em todo o mundo. Graças à pesquisa de zur Hausen, uma vacina para preveni-los está disponível desde 2006. Mais de 100 países agora incluem a vacinação contra o HPV em seus programas de imunização, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde em busca de sua meta de erradicar o câncer cervical em todo o mundo.

De 1983 a 2003, zur Hausen também dirigiu e estabeleceu a reputação internacional do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ) em Heidelberg. Como seu presidente e diretor científico, ele implementou uma política de benchmarking internacional rigoroso e revisão por pares, recrutou cientistas de destaque de todo o mundo e montou unidades que ligavam o DKFZ à clínica.

  AR NEWS 
 NOTÍCIAS
 24 horas
Nascido em Gelsenkirchen, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, zur Hausen sabia que queria ser um cientista natural desde muito jovem. Ele adorava biologia na escola, embora os primeiros anos de sua vida tenham sido ofuscados pela Segunda Guerra Mundial: sua escola primária foi fechada em 1943, um ano depois de começar a frequentá-la.

Depois de terminar o ensino médio, zur Hausen estudou medicina e biologia na Universidade de Bonn. Ele completou seus estudos médicos na Universidade de Hamburgo e na Academia Médica de Düsseldorf, onde concluiu sua tese de doutorado e seu diploma de médico em 1960. Ele se formou como médico em 1962. Em Düsseldorf, ele aprendeu as técnicas necessárias para estudar os cromossomos e avaliar como os vírus modificam sua estrutura.

Seus estudos de 1966 a 1969 no Hospital Infantil da Filadélfia, Pensilvânia, foram decisivos para sua carreira. Ele se juntou a um grupo de pesquisadores que mais tarde provou uma conexão entre o vírus Epstein-Barr (EBV) e o linfoma de Burkitt, mostrando que as partículas de EBV estavam presentes nas células do linfoma. Ele também descobriu que outro tipo de vírus (adenovírus tipo 12) causava danos aos cromossomos em células renais embrionárias humanas.

Em 1969, zur Hausen mudou-se para a Universidade Julius Maximilian em Würzburg para ingressar em seu recém-inaugurado instituto de virologia. Lá ele construiu seu próprio grupo de pesquisa. Ele e seus colegas foram capazes de detectar os genomas do EBV no linfoma de Burkitt e nas células de câncer nasofaríngeo, embora essas células não produzissem vírus descendentes. Esta foi a primeira prova experimental da presença de infecções latentes por EBV em células cancerígenas humanas.

Ao saber que algumas verrugas genitais benignas poderiam se tornar cancerosas, zur Hausen se perguntou se os agentes infecciosos que as causavam também poderiam desencadear o desenvolvimento de certos tumores. Em 1972, quando se tornou presidente de um novo instituto de virologia clínica na Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, ele começou a investigar o papel dos HPVs no desenvolvimento do câncer cervical. Na época, a maioria dos cientistas da área suspeitava que o herpesvírus fosse o gatilho, com base em estudos de triagem de sangue para exposição anterior à infecção. No entanto, o grupo de zur Hausen não conseguiu detectar genomas de herpesvírus em lesões cervicais. Em vez disso, eles encontraram indícios de sequências genômicas relacionadas ao HPV. Seu trabalho posterior se concentrou em isolar e caracterizar os HPVs de outros tipos de verrugas.
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎
Após sua mudança para a Universidade de Freiburg em 1977, zur Hausen e seus colegas isolaram vários outros tipos de HPV em papilomas laríngeos juvenis e cânceres cervicais. No início da década de 1980, a equipe identificou dois tipos de HPV que contribuem para cerca de 70% dos tumores cervicais.

Em experimentos subsequentes, o grupo de zur Hausen mostrou que os fragmentos do genoma do HPV que englobam dois genes, E6 e E7 , são regularmente retidos e expressos em células de câncer cervical, que esses genes podem transformar células humanas normais e que a inibição da expressão desses genes impede o crescimento das células cancerígenas. Atualmente, existem cerca de 230 tipos conhecidos e caracterizados de HPV, 14 dos quais podem causar tumores vulvares, vaginais, penianos, anais e orofaríngeos, bem como câncer cervical.

Zur Hausen dedicou-se à pesquisa até o fim, investigando causas infecciosas de tumores malignos. Desde 2001, seu foco tem sido em 'fatores de carne e leite bovino' - pequenas moléculas de DNA em forma de anel encontradas em soros bovinos e produtos lácteos de vaca, que estão associados a câncer colorretal e outros.

A pergunta diária aos membros de sua equipe “O que há de novo?” foi uma marca registrada das visitas de Harald ao seu laboratório. Ele cultivou uma atmosfera de trabalho inspiradora e criativa, na qual todos se sentiram confortáveis ​​e puderam oferecer um desempenho de alto nível. Ele era um visionário que perseguia obstinadamente suas ideias e questionava tudo de forma crítica e construtiva. Os altos padrões que estabeleceu para si mesmo também inspiraram os outros, e sempre tratou seus colegas com a mais alta estima. Sua esposa e colega, a bióloga Ethel-Michele de Villiers, foi uma forte influência que ajudou a garantir que Harald fosse lembrado como uma pessoa que prestou contribuições notáveis ​​à humanidade.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :
Nature
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Harald zur Hausen, virologista alemão que revelou o papel do HPV no câncer - In memoriam

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×