Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudo confirma autenticidade de antigo códice maia considerado sagrado

Após análise, códice maia que intrigou acadêmicos por séculos é confirmado como original do século 13


O Grolier Codex, um documento antigo que está entre os livros mais raros do mundo, tem sido visto com ceticismo desde que foi desenterrado por saqueadores de uma caverna em Chiapas, no México, na década de 1960. Mas um novo estudo meticuloso do códice produziu uma conclusão surpreendente: o códice é genuíno e provavelmente o mais antigo de todos os manuscritos sobreviventes da América antiga.
Página 9 do Códice de Desden (edição Förstermann de 1880)



O artigo, publicado na revista Maya Archaeology , preenche uma seção especial da publicação e inclui um luxuoso fac-símile do códice.

O estudo, disse Houston, "é uma confirmação de que o manuscrito, ao contrário de algumas afirmações, é bastante real. O manuscrito estava guardado sem comentários em um porão do Museu Nacional na Cidade do México, e sua história está envolta em grande drama.

Polêmico desde o início

Durante anos, acadêmicos e especialistas discutiram sobre a legitimidade do Grolier Codex, um legado que os autores traçam no artigo. Alguns afirmaram que deve ter sido uma falsificação, especulando que os falsificadores modernos tinham conhecimento suficiente da escrita e dos materiais maias para criar um códice falso na época em que o Grolier veio à tona.

O códice foi supostamente encontrado na caverna com um esconderijo de seis outros itens, incluindo uma pequena máscara de madeira e uma faca de sacrifício com cabo em forma de punho cerrado, escrevem os autores. Eles acrescentam que, embora todos os objetos encontrados com o códice tenham se mostrado autênticos, o fato de saqueadores, e não arqueólogos, terem encontrado os artefatos fez com que os especialistas da área relutassem em aceitar que o documento era genuíno.

Alguns ridicularizaram como fantástico o relato de Sáenz de ter sido contatado sobre o códice por dois saqueadores que o levaram - em um avião cuja bússola estava escondida por um pano - a uma pista de pouso remota perto de Tortuguero, no México, para mostrar a ele sua descoberta.

E havia dúvidas, observam os autores, sobre as ações de Sáenz uma vez que ele possuía o códice. Por que ele o despachou para os Estados Unidos, onde foi exibido na primavera de 1971 no Grolier Club da cidade de Nova York, o clube privado e sociedade de bibliófilos que dá nome ao códice, em vez de mantê-lo no México? Quanto ao próprio manuscrito, ele diferia dos códices autenticados de várias maneiras marcantes, incluindo sua relativa falta de texto hieroglífico e a proeminência de suas ilustrações.

"Tornou-se uma espécie de dogma que isso era falso", continuou Houston. "Decidimos voltar e examiná-lo com muito cuidado, para verificar as críticas uma de cada vez. Agora estamos lançando um fac-símile definitivo do livro. Não pode haver a menor dúvida de que o Grolier é genuíno."

Cavando

Houston e seus co-autores analisaram as origens do manuscrito, a natureza de seu estilo e iconografia, a natureza e o significado de suas tabelas de Vênus, dados científicos - incluindo datação por carbono - do manuscrito e o artesanato do códice, desde a forma como o papel foi feito até as práticas conhecidas dos pintores maias.

Códice maia de 800 anos é autenticado por pesquisadores depois de décadas de dúvida

Ao longo de uma análise de 50 páginas, os autores abordam as questões e críticas levantadas por estudiosos nos últimos 45 anos e descrevem como o Grolier Codex difere dos outros três manuscritos maias antigos conhecidos, mas ainda assim se junta a eles.

Esses códices, Dresden, Madri e Paris, todos nomeados pelas cidades em que agora estão alojados, foram considerados desde o início como genuínos, observam os autores. Todos os códices têm elementos de calendário e astronômicos que rastreiam a passagem do tempo através dos corpos celestes, auxiliam os sacerdotes na adivinhação e informam a prática ritualística, bem como decisões sobre coisas como quando travar uma guerra.

Variações entre os códices, bem como a suposição de que manuscritos como o Dresden foram autenticados primeiro os tornavam canônicos, alimentaram as dúvidas dos estudiosos sobre o Grolier, de acordo com o estudo. O Grolier, no entanto, foi datado por radiocarbono e é anterior a esses códices, segundo os autores.

A composição do Grolier, desde o papel amatl do século 13 até as finas linhas vermelhas de esboço subjacentes às pinturas e os pigmentos azuis maias usados ​​nelas, são totalmente persuasivas, afirmam os autores. Houston e seus co-autores descrevem o que um falsificador do século 20 teria que saber ou adivinhar para criar o Grolier, e a lista é proibitiva: ele ou ela teria que intuir a existência e, então, renderizar perfeitamente divindades que não haviam sido descobertas em 1964, quando qualquer falsificação moderna teria que ser concluída; adivinhe corretamente como criar o azul maia, que não foi sintetizado em laboratório até que cientistas mexicanos da conservação o fizeram na década de 1980; e ter uma riqueza e uma gama de recursos na ponta dos dedos que, em alguns casos, exigiriam conhecimento indisponível até recentemente.

Uso e aparência do Grolier Codex

O Grolier Codex é um fragmento, composto por 10 páginas pintadas decoradas com iconografia ritual maia e um calendário que mapeia o movimento do planeta Vênus. Os povos mesoamericanos, disse Houston, ligavam os ciclos percebidos de Vênus a deuses específicos e acreditavam que o tempo estava associado a divindades.

Os calendários de Vênus contavam o número de dias que transcorriam entre um nascer helíaco de Vênus e o seguinte, ou dias em que Vênus, a estrela da manhã, aparecia no céu antes do nascer do sol. Isso foi importante, observam os autores, porque medir os ciclos do planeta poderia ajudar o povo maia a criar ciclos rituais baseados em fenômenos astronômicos.

Google News
Siga-nos
Os deuses retratados no códice são descritos por Houston e seus colegas como "deuses cotidianos, divindades que devem ser invocadas para as necessidades mais simples da vida: sol, morte, K'awiil - um nobre patrono e relâmpago personificado - mesmo quando cumprem as exigências da 'estrela' que chamamos de Vênus. Dresden e Madri elucidam uma ampla gama de deuses maias, mas em Grolier, tudo é reduzido aos fundamentos".

O códice também não é, de acordo com os autores do artigo, um livro marcadamente bonito. "Na minha opinião, não é uma produção sofisticada", disse Houston, "não uma que seria usada na corte real mais letrada. O livro é mais focado nas imagens e nos significados que elas transmitem."

O Grolier Codex, argumenta a equipe, também é um guia "predeterminado em vez de observacional", o que significa que declara o que "deveria ocorrer em vez do que poderia ser visto através da cobertura variável de nuvens do leste da Mesoamérica. Com seu período de 104 anos, o Grolier teria sido usado por pelo menos três gerações de sacerdotes do calendário ou guardiões do dia", escrevem os autores.


  AR NEWS 
 NOTÍCIAS
 24 horas
Isso coloca o Grolier em uma tradição diferente do Dresden Codex, que é conhecido por suas elaboradas anotações e cálculos, e torna o Grolier adequado para um tipo particular de leitores, um de alfabetização moderadamente alta. Também pode ter servido a um grupo etnicamente e linguisticamente misto, em parte maia, em parte ligado à civilização tolteca centrada na antiga cidade de Tula, no centro do México.

Além de sua vida útil como calendário, o Grolier Codex "manteve seu valor como obra sagrada, um alvo desejável para inquisidores espanhóis com a intenção de destruir tais manuscritos", escreveram os autores no artigo.
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎

Criado na época em que Chichen Itza em Yucatán e Tula entraram em declínio, o códice foi criado por um escriba que trabalhava em "tempos difíceis", escreveram Houston e seus coautores. Apesar de suas circunstâncias, o escriba "expressou aspectos do armamento com raízes na era pré-clássica, simplificou e capturou elementos toltecas que seriam implantados por artistas posteriores de Oaxaca e do México Central" e o fez de tal maneira que "nem um único detalhe deixa de soar verdadeiro".

"Uma ponderação racional das evidências deixa apenas uma conclusão possível: quatro códices maias intactos sobrevivem do período pré-colombiano, e um deles", escreveram Houston e seus colegas, "é o Grolier".



📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Fonte: Brown University
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Estudo confirma autenticidade de antigo códice maia considerado sagrado

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×