Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Botânica em um mundo Barbie , não é fantástico

As plantas são resilientes, mas até elas estão lutando com a presença crescente de microplásticos.


Barbie e Ken

 

Siga-nos
Por Nigel Chaffey

Alerta Ambiental: Impacto dos Microplásticos nas Plantas Revela Desafios Sérios


Segundo as palavras da “ pior música dos anos noventa ”, 'Barbie Girl' do grupo dance-pop dinamarquês Aqua ( Andy Greene ), “ a vida em plástico , é fantástica ”. Bem, esse pode ser o caso no mundo da icônica boneca de moda Barbie * . No mundo real, porém, o plástico não costuma ser tão elogiado. De fato, os plásticos ** – “ uma vasta gama de materiais sintéticos ou semi-sintéticos que utilizam os polímeros como ingrediente principal…”, maioritariamente “derivados de produtos químicos derivados de combustíveis fósseis como o gás natural ou o petróleo” – são em grande medida os vilões da paz, e suas consequências ambientais são tudo menos fantásticas; eles são muito reais e bastante prejudiciais para o mundo dos vivos ( Laura Parker ).

Desde que essas maravilhas moleculares feitas pelo homem foram lançadas em massa em um mundo bastante insuspeito a partir da década de 1950 , elas foram encontradas em todos os lugares da Terra ( Laura Parker ). Por exemplo, eles foram relatados em ambientes intocados, como o Ártico , e sacolas plásticas foram registradas no fundo da parte mais profunda do oceano ( Sarah Gibbens ).


  AR NEWS 
 NOTÍCIAS
 24 horas
O plástico se tornou tão onipresente nas últimas décadas que há quem use sua aparência e presença dramática e em grande escala no planeta como uma das – se não a – característica definidora do Antropoceno ( Katie Pavid ). *** Como residente de longa data na Terra, esse material deu origem até ao seu próprio habitat , a plastisfera ( Erik Zettler ). Como materiais bastante duradouros ( Paola Rosa-Aquino , e 'não naturais', seu papel na ecologia dos habitats nos quais foram introduzidos é uma questão de considerável preocupação e muito interesse de pesquisa.

Embora muito estudado seja o efeito do plástico nos animais , eles não são a única biota em nenhum ecossistema, e é necessário entender como esses materiais produzidos pelo homem podem afetar a biologia e a ecologia de todos os seres vivos. Sendo bastante homocêntrico em nossa visão do mundo natural, uma preocupação compreensível é como os plásticos podem afetar as Plantas consumidas pelos humanos. E o mais preocupante a esse respeito não são os itens grandes e óbvios, como sacolas plásticas, mas os chamados microplásticos [MPs]. Devido ao seu pequeno tamanho, não é fácil dizer apenas olhando se MPs estão presentes no solo em que as plantas cultivadas podem ser cultivadas – comercialmente ou domesticamente. Além dos perigos para os seres humanos da exposição ou ingestão de MPs (Laura Parker ), o potencial comprometimento da qualidade das culturas cultivadas em tais solos contaminados é motivo de preocupação para todos os que têm o direito de acreditar que suas frutas e vegetais frescos são benéficos para eles.

Para tanto, Marco Dainelli et al. investigaram os efeitos de MPs no crescimento, produtividade e qualidade de frutos de tomate [ Solanum lycopersicum ]. Como um membro amplamente consumido da Sola naceae , com alto valor nutricional para a dieta humana ( Adda Bjarnadottir ), o tomate é uma escolha compreensível para esse trabalho. A equipe cultivou as plantas em vasos com uma concentração ambientalmente realista de tereftalato de polietileno ( PET ) e cloreto de polivinila ( PVC ) – dois dos microplásticos mais prevalentes nos solos – durante todo o ciclo de vida da cultura.

Embora aparentemente de baixa ou nenhuma toxicidade durante a fase vegetativa do tomateiro, ambas as MPs diminuíram o número de frutos e, no caso do PVC, também a massa fresca. Associado à queda na produção de frutas, Dainelli et al. relataram aumentos acentuados de níquel [ Ni ] e cádmio [ Cd ] na fruta. Ambos os elementos são metais pesados ​​( Anne Marie Helmenstine ), cuja ingestão pode ter consequências graves para a saúde humana ( Organização Mundial da Saúde ). Adicionado ao risco de metais pesados, houve um declínio no licopeno nutricionalmente valioso, sólidos solúveis totais e fenóis totais na fruta.


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira Últimas Notícias 🌎
Sim, esse trabalho precisa ser repetido e ampliado para testes em escala de campo, outras culturas etc. Tudo isso levanta questões sobre os riscos potenciais para a saúde dos humanos ao consumir culturas cultivadas em condições de contaminação por microplásticos – e para outros animais que possam consumir as plantas (e para os animais que possam prepará-las…).

Voltando ao início deste post, talvez até a Barbie seja resgatável com a notícia de que a boneca está sendo feita de plástico reciclado . Este movimento faz parte do “objetivo do fabricante Mattel de atingir 100% de materiais plásticos reciclados , recicláveis ​​ou de base biológica em todos os seus produtos e embalagens até 2030 ”. Embora essa mudança na prática não desfaça nenhuma das desvantagens do uso do plástico, é pelo menos uma tentativa de reduzir a carga de plástico no meio ambiente. Talvez a raça humana esteja destinada a viver em um mundo Barbie, afinal.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :

Com Agências :
Nigel Chaffey
botânico e ex-professor sênior de Botânica na Bath Spa University (Bath, perto de Bristol, Reino Unido). Como editor de notícias do Annals of Botany, contribuí com a coluna mensal Plant Cuttings para esse augusto órgão fitológico internacional por quase 10 anos. Agora sou comunicador freelancer de ciência vegetal e pesquisador visitante na Bath Spa University. Também continuo a compartilhar meus itens Cuttingsesque - e avaliações de livros com foco em plantas - com um público curioso sobre plantas no Botany One. Dessa forma, meu principal objetivo é informar (esperançosamente, de maneira educacional e divertida) outras pessoas sobre as plantas e as interações entre plantas e pessoas e, assim, melhorar a alfabetização botânica da humanidade. Fico feliz em ser contatado para discutir possíveis projetos e oportunidades de redação - ou palestra.
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Botânica em um mundo Barbie , não é fantástico

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×