Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Repressão Digital: Leis Anti-Desinformação na África Ocidental Visam Silenciar Vozes Críticas.

                   Contra o Jornalismo Independente: Uso de Leis de Segurança Cibernética na África Ocidental

Uma cantora de rap e influenciadora, que está entre as artistas mais seguidas nas redes sociais na República Centro-Africana, mostra seu relato de seu quarto em Bangui, CAR, 13 de julho de 2022. BARBARA DEBOUT/AFP via Getty Images



Siga-nos
Dois novos relatórios abordam como os governos da África Ocidental estão armando as leis de segurança cibernética e anti-desinformação e usando-as contra jornalistas e vozes críticas.

 
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas








Esta declaração foi publicada originalmente no cipesa.org em 19 de julho de 2023.

A situação da liberdade na Internet nos países de língua francesa na África não é regularmente e adequadamente capturada na pesquisa. No entanto, dois relatórios divulgados nos últimos meses abordam isso, pois fornecem uma imagem das principais questões que afetam os Direitos digitais em até 26 países francófonos. Os relatórios mostram que, mais do que nunca, os países africanos francófonos estão enfrentando escolhas cruciais na construção de um ciberespaço que respeite os direitos dos cidadãos e atenda às suas necessidades.

Lançada em maio de 2023, a pesquisa Liberdades digitais nos países africanos francófonos da Agence Française de Développement (AFD) afirma que os direitos da Internet estão em risco na maioria dos 26 países africanos francófonos cobertos. O relatório pontuou e classificou os países quanto ao respeito às liberdades digitais com base em barreiras de acesso, limitações de conteúdo e violações Dos Direitos dos usuários.

Um segundo estudo realizado pela PROTEGE QV e JONCTION, com o apoio da Association for Progressive Communications (APC), lança luz sobre as principais preocupações de liberdade na Internet no Burundi, Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim e Senegal. Os países foram avaliados usando o Índice Africano de Direitos e Liberdades na Internet (AIRFI) 2022, que contém 67 variáveis ​​com base nos 13 princípios da Declaração Africana de Direitos e Liberdades na Internet de 2016 (ADIRF) .

As conclusões da avaliação foram lançadas em um workshop em 20 de junho de 2023. Falando no workshop, a oficial francófona da Colaboração em Política Internacional de TIC para a África Oriental e Austral (CIPESA), Simone Toussi, afirmou que o AIRFI é “uma ferramenta oportuna” dado o contexto predominante em que a internet, apesar de suas múltiplas vantagens, promove desigualdades sociais e, às vezes, também serve como uma ferramenta de repressão por governos autocráticos.

Dos 26 países avaliados pela AFD, apenas Maurício e Seychelles caíram na categoria “Livre” – o que significa que as liberdades digitais foram totalmente respeitadas. Os piores desempenhos foram Burundi, Camarões, República Centro-Africana (RCA), Chade, Djibuti, Guiné Equatorial e Ruanda, que foram classificados como “Não livres”, indicando que as liberdades digitais estão “com sérios problemas”. Sete países foram considerados “parcialmente livres” e 10 países classificados como “parcialmente não livres”, o que significa que as liberdades digitais são “parcialmente respeitadas” e “parcialmente com problemas”, respectivamente.

Entre as principais tendências regionais, o relatório da AFD cita os desligamentos da Internet; implantação de soluções de vigilância em massa ou direcionadas; censura online, como o bloqueio de sites de mídia locais e internacionais; instrumentalização das leis de cibersegurança e desinformação; e uma falta recorrente de leis de proteção de dados. Enquanto isso, a avaliação do AIRFI destacou a exclusão de grupos marginalizados e em risco; barreiras no acesso à internet acessível; vigilância e censura online; intimidação, prisão e julgamento de internautas; interrupções na internet; e sistemas fracos de privacidade e proteção de dados.

O relatório da AFD observa que 21 dos 26 países africanos francófonos desligaram a internet ou limitaram o conteúdo online pelo menos uma vez desde 2017, com Burkina Faso, Camarões, Chade, CAR, Djibuti, Guiné Equatorial, Gabão, Mali, Senegal e Togo sendo reincidentes. Em 2022, Chade, Burkina Faso e Argélia desligaram a internet. Além disso, os governos da Argélia, Burkina Faso, Burundi, Guiné Equatorial e Mali supostamente aplicaram filtragem direcionada a sites ou bloquearam grupos de mídia social pertencentes a partidos de oposição ou grupos dissidentes.


Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

Ambos os relatórios citam o armamento das leis de cibersegurança e anti-desinformação contra jornalistas, defensores dos direitos humanos e cidadãos críticos dos governos. A avaliação da AIRFI mostra como as leis de segurança cibernética de Camarões e Burundi são fracas para garantir a segurança digital de cidadãos, jornalistas e defensores dos direitos humanos em zonas de conflito. Tal situação é transponível para outros países africanos francófonos que não possuem uma lei de cibersegurança – CAR, República do Congo, RD Congo, Djibouti e Gabão – nem um sistema de monitorização diligente dedicado à cibersegurança e à luta contra o cibercrime, ou ambos. Como resultado, alguns países africanos francófonos sofreram um aumento em ataques cibernéticos direcionados , violações de dados dentro de instituições governamentais einstituições bancárias e ataques de ransomware , bem como vários casos de assédio e abuso online.

A falta de legislação para a proteção de dados pessoais é outra preocupação na região. A avaliação da AIRFI observa que a rápida penetração móvel e o uso de mídia social levaram a uma maior proteção de dados e preocupações com a privacidade. Muitos usuários não estão cientes de seus direitos e governos e empresas continuam a coletar grandes quantidades de dados sem leis abrangentes de proteção de dados ou autoridades de supervisão, deixando os cidadãos vulneráveis ​​ao roubo de dados e violações de privacidade.

A avaliação AIRF também mostrou prevalência de vigilância, inclusive por meio de interceptação de comunicações e monitoramento de movimentos de pessoas auxiliado por coleta massiva de dados e busca e apreensão de dispositivos de pessoas. De acordo com o relatório da AFD, o uso do spyware Pegasus foi documentado em Ruanda, Togo, Marrocos e Djibuti. Entre os 26 países estudados, apenas 14 assinaram ou ratificaram a Convenção de Malabo , a maioria tem leis de proteção de dados desatualizadas, ambíguas ou não aplicadas, enquanto outros, incluindo Burundi, Camarões, CAR, Comores, República Democrática do Congo e Djibuti, estão demorando a adotar uma lei de proteção de dados.

A exclusão digital ainda é um desafio, com muitos grupos marginalizados deixados de fora da sociedade digital. Os relatórios enfatizam como os altos custos de acesso à Internet e as baixas velocidades da Internet limitam o acesso acessível e universal, especialmente em áreas rurais onde a infraestrutura de Internet é escassa. A implementação e manutenção de infraestruturas foram particularmente um desafio em países como a RCA e o Mali, que enfrentam instabilidade política e uma crise de segurança ligada a conflitos internos ou ataques terroristas.

De fato, a inclusão digital de grupos marginalizados e em risco teve pontuação zero na maioria dos países avaliados pelo índice AIRF. Os relatórios dos países delinearam que pessoas com deficiência, bem como refugiados e deslocados, permanecem offline devido a barreiras como idioma, desafios de usabilidade e registro obrigatório de cartão SIM associado à posse de uma carteira de identidade.

De acordo com a avaliação do AIRFI, países como Chade, Congo e Senegal ainda não tomaram as medidas apropriadas para garantir o direito ao desenvolvimento e acesso ao conhecimento , que são um catalisador essencial do acesso digital, alfabetização e acesso à informação. Outros, como Camarões e Burundi, não tomaram nenhuma medida para promover a diversidade cultural e linguística na esfera digital.

As conclusões de ambos os relatórios fornecem uma visão abrangente do estado dos direitos digitais na África francófona e dão visibilidade a contextos que estão ausentes nos relatórios existentes sobre a situação dos direitos digitais na África. Os relatórios ressaltam que o espaço digital na África francófona diminuirá ainda mais se os estados continuarem a exercer mais pressão sobre as liberdades civis por meio de desligamentos da Internet , vigilância , limites aos direitos de privacidade e adoção de leis que limitam a liberdade de expressão , reunião e associação sob o pretexto de combater a desinformação, discurso de ódio, terrorismo e ameaças à segurança nacional.

Como forma de remediar, são feitas recomendações aos formuladores de políticas, sociedade civil, academia e setor privado. Entre eles: a necessidade de promulgação e aplicação de políticas e legislações que respeitem os direitos e sejam inclusivas; documentação regular e avaliação dos desenvolvimentos dos direitos digitais nesses países para informar o debate e o desenho das intervenções; e defesa robusta para alinhar as políticas e práticas digitais do país com os padrões de direitos humanos e pressionar pela transparência e responsabilidade de governos e empresas.

📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
 
Com Agências :
Esta declaração foi publicada originalmente no cipesa.org em 19 de julho de 2023.
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Repressão Digital: Leis Anti-Desinformação na África Ocidental Visam Silenciar Vozes Críticas.

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×