Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Telescópio espacial Euclid é lançado esta semana. Aqui está o que a missão inovadora fará.

A ilustração de um artista mostrando Euclides no espaço.(Crédito da imagem: ESA , CC BY-SA 3.0 IGO)
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas






O telescópio espacial Euclides usará seu campo de visão incrivelmente amplo para caçar dois dos componentes mais misteriosos do universo: matéria Escura e energia escura.

🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui
O telescópio espacial Euclid da Agência Espacial Européia está programado para ser lançado no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 neste sábado (1º de julho). Partindo de Cabo Canaveral, Flórida, às 11h11 EDT (1511 GMT), o telescópio espacial buscará pistas sobre dois dos maiores mistérios do universo: a matéria escura e a energia escura .

Apesar de constituir cerca de 95% do universo, a matéria escura e a energia escura não podem ser detectadas diretamente. Em vez disso, os cientistas os observam nos efeitos de deformação gravitacional vistos em muitas galáxias em todo o universo. O enorme campo de visão de Euclides expandirá significativamente essa busca pelo espaço-tempo distorcido.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Euclides e sua busca pelos componentes mais misteriosos do universo.

O que é Euclides?

Nomeado em homenagem ao antigo matemático grego considerado o "pai da geometria", Euclides é um telescópio espacial com 4,5 metros de altura e 3,1 metros de diâmetro. O telescópio é montado com apenas dois instrumentos: uma câmera de infravermelho próximo que medirá a distância e o brilho das galáxias e uma câmera de luz visível que estudará suas formas.

Tomadas isoladamente, as câmeras de Euclides são comuns entre os telescópios espaciais. O que torna Euclides inovador é o campo de visão desses instrumentos, com um terço de todo o céu noturno e mais de um bilhão de galáxias que devem ser catalogadas quando o telescópio terminar seus seis anos planejados de varredura. O telescópio deve ser capaz de olhar até 10 bilhões de anos no passado - um pouco menos do que o Telescópio Espacial James Webb , que olhou para trás mais de 13 bilhões de anos.


Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

O que Euclides estudará?
Assim que os dados de Euclides forem coletados, os cientistas os usarão para criar dois mapas do universo. O primeiro detalhará a propagação da matéria escura em nosso universo por lentes gravitacionais, nas quais a matéria desvia a luz de uma fonte distante através de caminhos curvos no espaço-tempo, ampliando-a.

O segundo usará as chamadas oscilações acústicas de bárions, gigantescas ondas de choque de matéria criadas quando o universo estava quente e agora congelado no tempo, como anéis de árvores cósmicas para estudar o crescimento acelerado do universo e sua causa suspeita: a energia escura.

O que é matéria escura?
A matéria escura é um tipo de matéria misterioso e um tanto contraditório. Compõe 85% da matéria do universo; no entanto, como não interage diretamente com a luz, é completamente invisível.

Então, como sabemos que a matéria escura está lá? Embora a própria matéria escura seja invisível, as interações gravitacionais que ela tem com seus arredores não são – tornando sua presença aparente em sua extrema distorção gravitacional de galáxias ou em como ela acelera estrelas a velocidades inexplicáveis ​​à medida que orbitam centros galácticos.

A composição da matéria escura não é conhecida. Algumas teorias sugerem que partículas hipotéticas chamadas partículas massivas de interação fraca (WIMPs), cada uma pesando de 10 a 100 vezes a massa de um próton, podem ser candidatas ideais para preencher as lacunas teóricas. Outros propuseram que uma partícula minúscula com menos de um bilionésimo do tamanho de um elétron – chamada de áxion – poderia ser o candidato primário da substância .

O que é energia escura?

Além de um nome semelhante, a energia escura tem pouco a ver com a matéria escura. Energia escura é o nome dado ao fenômeno enigmático da expansão acelerada e descontrolada do universo – algo que não deveria estar acontecendo dada a quantidade de matéria do nosso universo e a subsequente força de sua gravidade. A resposta que os cosmólogos deram é que alguma força misteriosa no tecido do universo deve estar empurrando tudo para fora.

A NASA estimou que 68% do universo é composto de energia escura; 27% é matéria escura e matéria visível compõe apenas 5%.



📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências
https://www.livescience.com/space/cosmology/euclid-space-telescope-launches-this-week-heres-what-the-groundbreaking-mission-will-do
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Telescópio espacial Euclid é lançado esta semana. Aqui está o que a missão inovadora fará.

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×