Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que o Papa Francisco e Xi Jinping têm em comum

Papa Francisco
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas







O Papa Francisco e o presidente chinês Xi Jinping são, em muitos aspectos, mundos separados. Um é o líder espiritual de 1,2 bilhão de católicos (mais de 40% dos quais residem na América Latina) e o outro preside mais de 1,4 bilhão de chineses . O Papa Francisco é um líder religioso e Xi Jinping é um líder político.

Por Moisés Naim

Mas o que distingue um do outro é muito mais complexo do que religião e política. Quando o Papa Francisco visitou Cuba no início deste mês e ignorou os dissidentes contrários ao regime de Castro, ele tomou uma decisão descaradamente política. Quando o pontífice exortou os membros do Congresso dos Estados Unidos a mudarem sua atitude em relação à imigração, desigualdade econômica e mudança climática, ele também agiu como um líder político. Da mesma forma, quando Xi Jinping, que acaba de concluir uma visita menos divulgada também aos Estados Unidos, exorta seu povo a perseguir o “ Sonho Chinês ” ou a se comportar de acordo com os “valores chineses”, ele está tentando adicionar algum matiz espiritual a sua política e liderança.

Na verdade, as semelhanças entre os dois líderes são tão instrutivas quanto as diferenças. Ambos estão a cargo de imensas sociedades com culturas antigas que lutam para responder aos desafios modernos, desde a mudança de costumes em relação aos direitos reprodutivos até o uso das mídias sociais. Ambos estão enfrentando essas realidades contemporâneas em um momento em que as respostas tradicionais de suas respectivas instituições – autoridade, infalibilidade, sigilo – perderam eficácia. E talvez o mais surpreendente, ambos estão enfrentando esses desafios de maneiras semelhantes. Aqui estão apenas três exemplos.

1. DOMANDO BUROCRACIAS PODEROSAS

Na China, Xi Jinping está tentando reformar a máquina do Partido Comunista . No Vaticano, o Papa Francisco está se esforçando para fazer o mesmo com a cúria – a burocracia que dirige a Igreja Católica Romana e tem enorme influência na formação do catolicismo. Esses esforços colocam os líderes contra grupos e indivíduos cujas crenças, compromisso com as tradições e desejo de manter o poder ou defender interesses criados criam enormes obstáculos à mudança.

Entre outras coisas, o papa denunciou os membros da cúria por se sentirem “imortais, imunes e indispensáveis” ; sofrendo de “petrificação mental e espiritual”, “doença de Alzheimer espiritual” e “esquizofrenia existencial”; entregando-se a fofocas e calúnias; e estar excessivamente preocupado com hierarquias e indiferente a qualquer um, exceto a si mesmos.

Xi é igualmente duro em suas críticas à lentidão e disfunção que afligem os burocratas chineses, que ele afirma estarem mais preocupados em encher seus bolsos – e os de sua família e amigos – do que em servir a nação.

2. DOMANDO A CORRUPÇÃO OFICIAL E O MATERIALISMO

Ambos os líderes escolheram fazer da luta contra a corrupção uma de suas iniciativas de assinatura.

Francisco está tentando limpar o corrupto Banco do Vaticano e continua a enfrentar os escândalos de abuso sexual envolvendo padres católicos. Em 2013, ele enviou uma mensagem forte ao suspender um bispo alemão conhecido por seu estilo de vida opulento. Entre as “doenças” que assolam a cúria, Francisco inclui o acúmulo de “bens materiais” e a busca por “lucros mundanos e ostentação”.

Xi tem sido ainda mais agressivo em sua campanha contra a venalidade: mais de 414.000 funcionários do Partido Comunista foram punidos por corrupção e outros 200.000 foram processados ​​pelo crime. Vários foram executados , e o governo chinês está buscando ativamente repatriar centenas de funcionários públicos chineses que fugiram do país para evitar acusações.

3. DOMAR A FRAGMENTAÇÃO E AS PRESSÕES CISMÁTICAS

A Igreja Católica e o governo chinês estão tentando superar divisões internas profundas e conseqüentes decorrentes de vários fatores, incluindo transformações econômicas e sociais, o impacto de tecnologias disruptivas e uma revolução de expectativas e aspirações entre uma população mais bem informada e politicamente ativa. e população empoderada.

O Vaticano, por exemplo, está atualmente enfrentando uma feroz competição global entre as denominações cristãs para reter e atrair almas. Na América Latina, a proporção de católicos diminuiu 23 pontos percentuais desde 1970; nos Estados Unidos, para cada novo católico, seis abandonam a Igreja . Muitos se juntam a igrejas protestantes evangélicas.

A China pode ser um Estado policial eficiente, hábil em silenciar os críticos, mas o governo ainda enfrenta frequentes protestos de rua e apelos para reformar o modelo chinês de governança . Defender o modelo era mais fácil quando a economia chinesa crescia consistentemente em ritmo acelerado, gerando empregos, aumentando a renda dos trabalhadores e tirando milhões da pobreza. Mas quando esse crescimento econômico deixar de ser uma certeza – como está acontecendo agora – o pacto social que permitiu ao Partido Comunista governar sem muita oposição começará a se desgastar.

Em outras palavras, o Papa Francisco e Xi Jinping estão empenhados em esforços monumentais para se adaptar à dinâmica moderna sem perder a própria legitimidade que permite a ambos os líderes presidir centenas de milhões de pessoas. As organizações que eles lideram são pesadas, hierárquicas e lentas – e eles estão sendo forçados a atuar em um mundo onde velocidade e agilidade são essenciais para o sucesso, e onde redes de indivíduos com poderes muitas vezes superam burocracias centralizadas. O resultado de seus esforços não está predeterminado e as consequências se estenderão muito além dos católicos ou dos cidadãos chineses.
🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui



Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎




📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

O que o Papa Francisco e Xi Jinping têm em comum

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×