Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Parasitas — Acanthamoeba — Encefalite Amebiana Granulomatosa (GAE); Queratite

Imagem: Esta fotomicrografia mostrava uma visão ampliada do tecido cerebral dentro do qual havia uma Acanthamoeba spp localizada centralmente. cisto. Crédito: DPDx
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas

AR NEWS:  Brasil, Maceió , 11/12 de 2022




Acanthamoeba é uma ameba microscópica de vida livre, ou ameba   (organismo unicelular vivo), que pode causar infecções raras , mas graves nos olhos, pele e sistema nervoso central. A ameba é encontrada mundialmente no meio ambiente na água e no solo. A ameba pode se espalhar para os olhos através do uso de Lentes de contato, cortes ou feridas na pele ou por inalação nos pulmões. A maioria das pessoas será exposta à Acanthamoeba durante a vida, mas muito poucas ficarão doentes com essa exposição. As três doenças causadas por Acanthamoeba são:

  • Ceratite por Acanthamoeba – Uma infecção ocular que ocorre tipicamente em pessoas saudáveis ​​e pode resultar em deficiência visual permanente ou cegueira.
  • Encefalite amebiana granulomatosa (GAE) – Uma infecção grave do cérebro e da medula espinhal que geralmente ocorre em pessoas com o sistema imunológico comprometido.
  • Infecção disseminada – Uma infecção generalizada que pode afetar a pele, seios nasais, pulmões e outros órgãos de forma independente ou em combinação. Também é mais comum em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui

Doença e sintomas

Inflamação ocular
Inflamação precoce devido a ceratite por Acanthamoeba . Isso pode se assemelhar a ceratite causada por herpes simplex. (Foto cortesia de Dan B. Jones, MD


A ceratite por Acanthamoeba varia muito de pessoa para pessoa. Os indivíduos afetados podem reclamar de:

  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão dos olhos
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Sensação de algo no olho
  • Lacrimejamento excessivo
Como existem semelhanças com sintomas de outras infecções oculares, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz da ceratite por Acanthamoeba .

A infecção disseminada pode ocorrer com e sem encefalite amebiana granulomatosa  (GAE). A infecção disseminada geralmente aparece como inflamação dos pulmões ou seios nasais e/ou infecções da pele, mas tem o potencial de se espalhar para o cérebro. As infecções cutâneas causadas por Acanthamoeba podem aparecer como nódulos avermelhados, úlceras cutâneas ou abscessos na pele.

Os sintomas de GAE incluem:


  • Alterações do estado mental
  • Perda de coordenação
  • Febre
  • Fraqueza muscular ou paralisia parcial afetando um lado do corpo
  • Visão dupla
  • Sensibilidade à luz
  • Outros problemas neurológicos
Patógeno e Meio Ambiente

Agentes Causais:
Acanthamoeba spp. , são comumente encontrados em lagos, piscinas, água da torneira e unidades de aquecimento e ar condicionado. Várias espécies de Acanthamoeba , incluindo A. culbertsoni , A. polyphaga , A. castellanii , A. astronyxis , A. hatchetti , A. rhysodes , A. divionensis , A. lugdunensis e A. lenticulata estão implicadas em doenças humanas.

Ciclo da vida:
Imagem e informações do ciclo de vida cortesia de DPDx 


Ciclo de vida da Acanthamoeba


Acanthamoeba spp. foram encontrados no solo; água doce, salobra e do mar; esgoto; piscinas; equipamento para lentes de contato; piscinas medicinais; unidades de tratamento dentário; máquinas de diálise; sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado; culturas de células de mamíferos; vegetais; narinas e gargantas humanas; e cérebro humano e animal, pele e tecidos pulmonares. Ao contrário de N. fowleri , Acanthamoeba possui apenas dois estágios, cistos (1) e trofozoítos (2) , em seu ciclo de vida. Nenhum estágio flagelado existe como parte do ciclo de vida. Os trofozoítos se replicam por mitose (membrana nuclear não permanece intacta) (3) . Os trofozoítos são as formas infecciosas, embora tanto os cistos quanto os trofozoítos consigam entrar no corpo(4) através de vários meios. A entrada pode ocorrer através do olho (5) , das passagens nasais para o trato respiratório inferior (6) ou da pele ulcerada ou quebrada (7) . Quando Acanthamoeba spp. entra no olho pode causar ceratite severa em indivíduos saudáveis, particularmente usuários de lentes de contato (8) . Quando penetra no sistema respiratório ou através da pele, pode invadir o sistema nervoso central por disseminação hematogênica causando encefalite amebiana granulomatosa (EAG) ( 9)  ou doença disseminada (10) , ou lesões cutâneas (11)  em indivíduos com sistema imunológico comprometido . Acanthamoebaspp. cistos e trofozoítos são encontrados no tecido.

Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎

Fontes de infecção e fatores de risco

ceratite por acanthamoeba


A ceratite por Acanthamoeba é uma doença rara que pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em indivíduos que usam lentes de contato. Nos Estados Unidos, cerca de 85% dos casos ocorrem em usuários de lentes de contato. A incidência da doença em países desenvolvidos é de aproximadamente um a 33 casos por milhão de usuários de lentes de contato.

Para pessoas que usam lentes de contato, certas práticas podem aumentar o risco de contrair ceratite por Acanthamoeba :

Armazenar e manusear as lentes de forma inadequada
Desinfetar as lentes de maneira inadequada (como usar água da torneira ou soluções completas ao limpar as lentes ou o estojo das lentes)
Nadar, usar uma banheira de hidromassagem ou tomar banho enquanto usa lentes
Entrar em contato com água contaminada
Ter um histórico de trauma na córnea
Os usuários de lentes de contato que praticam o cuidado adequado das lentes e os que não usam lentes de contato ainda podem desenvolver a infecção. Para obter informações adicionais sobre cuidados com lentes de contato e prevenção de ceratite por Acanthamoeba , visite a página do CDC sobre Prevenção e Controle.

Não há relatos de ceratite por Acanthamoeba transmitida de uma pessoa para outra.

Encefalite Amebiana Granulomatosa (GAE)
Encefalite amebiana granulomatosa (GAE) e infecção disseminada são formas muito raras de infecção por Acanthamoeba e afetam principalmente pessoas com sistema imunológico comprometido. Embora incomum, a infecção disseminada também pode afetar crianças e adultos saudáveis. Condições que podem aumentar o risco de um paciente para GAE e infecção disseminada incluem:

AIDS
Transplante de órgãos/tecidos
Esteróides ou uso excessivo de antibióticos
Diabetes Mellitus
Câncer
Distúrbios nos quais os glóbulos brancos no tecido linfático são produzidos em excesso ou anormais
Distúrbios nos quais as células sanguíneas ou os mecanismos de coagulação do sangue não funcionam adequadamente ou são anormais
Cirrose hepática e Lúpus

Diagnóstico e Detecção


O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz da  ceratite por Acanthamoeba  . A infecção geralmente é diagnosticada por um oftalmologista com base nos sintomas, crescimento da ameba a partir de uma raspagem do olho e/ou visualização da ameba por um processo chamado microscopia confocal.

A encefalite amebiana granulomatosa (GAE) e a infecção disseminada são mais difíceis de diagnosticar e geralmente estão em estágios avançados quando são diagnosticadas. Testes úteis no diagnóstico de GAE incluem varreduras cerebrais, biópsias ou punções lombares. Na doença disseminada, a biópsia dos locais envolvidos (por exemplo, pele, seios da face) pode ser útil no diagnóstico.


Tratamento


Médicos: O CDC não fornece mais miltefosina para o tratamento de infecções por amebas de vida livre. A miltefosina está agora disponível comercialmente. Visite impavido.comícone externopara obter mais informações sobre como obter miltefosine nos Estados Unidos. Se você tiver um paciente com suspeita de infecção por ameba de vida livre, entre em contato com o CDC Emergency Operations Center em 770-488-7100 para consultar um especialista do CDC sobre o uso deste medicamento.


O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz da ceratite por Acanthamoeba . Vários medicamentos prescritos para os olhos estão disponíveis para tratamento. No entanto, a infecção pode ser difícil de tratar. O melhor regime de tratamento para cada paciente deve ser determinado por um oftalmologista. Se você suspeitar que seu olho pode estar infectado com Acanthamoeba , consulte um oftalmologista imediatamente.

As infecções de pele causadas por Acanthamoeba , mas que não se espalharam para o sistema nervoso central, podem ser tratadas com sucesso. Como esta é uma infecção grave e as pessoas afetadas geralmente têm sistemas imunológicos enfraquecidos, o diagnóstico precoce oferece a melhor chance de cura.

A maioria dos casos de infecção cerebral por Acanthamoeba ( Encefalite Amebiana Granulomatosa ) é fatal.

Prevenção & Controle
|
ceratite microbiana


Todos os usuários de lentes de contato devem seguir estas diretrizes para ajudar a reduzir o risco de infecções oculares, incluindo ceratite por Acanthamoeba :Visite seu oftalmologista para exames oftalmológicos regulares.
Use e substitua as lentes de contato de acordo com a programação prescrita pelo seu oftalmologista.
Remova as lentes de contato antes de qualquer atividade que envolva contato com a água, incluindo tomar banho, usar uma banheira de hidromassagem ou nadar.
Lave as mãos com água e sabão e seque-as antes de manusear as lentes de contato.
Limpe as lentes de contato de acordo com as instruções do seu oftalmologista e as diretrizes do fabricante.Nunca reutilize ou complete a solução antiga. Use uma solução de limpeza ou desinfecção nova sempre que as lentes forem limpas e armazenadas.
Nunca use solução salina ou gotas umectantes para desinfetar as lentes. Nenhuma das soluções é um desinfetante eficaz ou aprovado.
Certifique-se de limpar, esfregar e enxaguar as lentes sempre que removê-las. Esfregar e enxaguar as lentes de contato ajudará na remoção de micróbios e resíduos nocivos.
Guarde as lentes reutilizáveis ​​no estojo de armazenamento adequado.Os estojos de armazenamento devem ser esfregados e enxaguados com solução estéril para lentes de contato (nunca use água da torneira), esvaziados e deixados abertos para secar após cada uso.
Substitua as caixas de armazenamento pelo menos uma vez a cada três meses.

Os usuários de lentes de contato com dúvidas sobre quais soluções são as melhores para eles devem consultar seus oftalmologistas. Eles também devem consultar seus oftalmologistas se tiverem algum dos seguintes sintomas: dor ou vermelhidão nos olhos, visão turva, sensibilidade à luz, sensação de algo no olho ou lacrimejamento excessivo.


Externo

Encefalite Amebiana Granulomatosa (GAE)

Infelizmente, neste momento não está claro quais medidas podem ser tomadas para prevenir a Encefalite Amebiana Granulomatosa (GAE) e a infecção disseminada , ambas as quais são muito raras. Uma vez que pessoas com sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis à infecção por Acanthamoeba , elas devem seguir cuidadosamente o conselho de seu médico assistente.

📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 
Com Agências
Mais Informações
CDC. Uso e cuidados saudáveis ​​com lentes de contato
CDC. Podcast: Uso e cuidados saudáveis ​​com lentes de contato
CDC. Iniciativa de Saúde da Visão
FDA. Atualização do consumidor: Mãe, posso comprar lentes de contato, por favor?Externo
FDA. Lentes de contatoExterno
FDA. Cuidados com as lentes de contato, vídeo de demonstraçãoCDC-media[WMV – 2:12]Externo
FDA. Garantindo o uso seguro da solução para lentes de contatoExterno
FDA. Cuidados diários com os olhosExterno
FDA. Focando na segurança das lentes de contato
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:






This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Parasitas — Acanthamoeba — Encefalite Amebiana Granulomatosa (GAE); Queratite

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×