Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Um novo museu anticomunismo em Washington contabiliza 100 milhões de vítimas da ideologia de Marx - The Washington Post

Uma camiseta anti-Che Guevara disponível no recém-inaugurado Museu das Vítimas do Comunismo em Washington, DC (Amanda Andrade-Rhoades/For The Washington Post)
Agora, especialmente com a ascensão de regimes de esquerda na América Latina, ele argumenta que a ameaça está voltando. “Este é um grande desafio que voltou”, disse-me Bremberg. “Todo o país precisa estar mais consciente do perigo e dos males do comunismo.”
AR NEWS NOTÍCIAS 24 horas

AR NEWS:  Brasil, Maceió ,27 de setembro  de 2022




Channy Laux, 60, é neta de um refugiado da China comunista que fugiu para o Camboja. Ela tinha 13 anos quando o Khmer Vermelho comunista, que acabaria matando quase 2 milhões de pessoas , assumiu o Camboja em 1975. Seu pai e irmão foram baleados tentando fugir para a Tailândia através da selva. Laux foi enviada para um campo de reeducação e foi torturada, estuprada e passou fome. Ela finalmente chegou aos Estados Unidos como refugiada sem conhecimentos de inglês, estudou para ser engenheira, escreveu um livro de memórias e agora administra um restaurante cambojano e uma empresa de alimentos em San Jose. “Se você acha que o capitalismo é ruim”, diz ela, “espere até viver sob o comunismo”.

Hoje, Laux é um palestrante voluntário afiliado ao Museu das Vítimas do Comunismo, inaugurado em junho no centro de DC. O museu de tamanho modesto está instalado em um prédio de escritórios que pertenceu ao anticomunista United Mine Workers of America. Ele é administrado pela Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo – criada por uma legislação bipartidária assinada pelo presidente Bill Clinton em 1993 – e depende de doações, não de impostos. Focado principalmente nas atrocidades do século 20, o museu detalha a evolução do comunismo de Marx à Rússia soviética e outros governos ao redor do mundo, estimando que os regimes comunistas infligiram 100 milhões de mortes em todo o mundo, incluindo vidas ceifadas por execuções e fome.

Telas sombrias do pintor ucraniano Nikolai Getman - que transformou seus anos de gulag siberiano em arte - adornam as paredes. Uma tela interativa permite que os visitantes escolham o que fariam se fossem perseguidos por Fidel Castro e outros ditadores. Uma galeria de fotos daqueles que sobreviveram ao comunismo inclui Aleksandr Solzhenitsyn, o Papa João Paulo II e o Dalai Lama. Uma mesa de mercadorias perto da porta da frente vende camisas anti-Che Guevara; o rosto do herói revolucionário de Cuba, frequentemente encontrado nas paredes dos dormitórios, é circundado em vermelho com uma linha.


No segundo andar, uma coleção temporária se concentra no protesto da Praça Tiananmen na China em 1989, que terminou com o assassinato de centenas, senão milhares de dissidentes pró-democracia. Uma das icônicas tendas azuis dos manifestantes está em exibição, assim como a camisa ensanguentada de um jornalista espancado por soldados e uma bandeira hasteada no protesto com mais de 90 inscrições.

O museu aspira a ser mais do que um catálogo de horrores. Andrew Bremberg, presidente da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo, vê o museu se tornando um centro de estudos como o Museu Memorial do Holocausto dos EUA. Publicou documentos vazados detalhando as táticas repressivas da polícia chinesa e, em julho, recebeu Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia .

Bremberg, 43, diz que os jovens não estão totalmente cientes dos perigos do comunismo por causa de previsões equivocadas de que a ideologia não tinha futuro após a queda da União Soviética.

Agora, especialmente com a ascensão de regimes de esquerda na América Latina, ele argumenta que a ameaça está voltando. “Este é um grande desafio que voltou”, disse-me Bremberg. “Todo o país precisa estar mais consciente do perigo e dos males do comunismo.”

🔵Para as últimas manchetes, siga nosso canal do Google Notícias on-line ou pelo aplicativo.  📰 aqui



Continue a leitura após o anúncio:
Confira  Últimas Notícias 🌎
Nos Estados Unidos, no entanto, desvendar a história do comunismo – uma ideologia associada a John Reed, Woody Guthrie, Isadora Duncan, J. Robert Oppenheimer, Paul Robeson, Lucille Ball, Hollywood 10 e Rage Against the Machine – fica complicado rapidamente. Essa filosofia que matou dezenas de milhões também inspirou gerações de ativistas. Roberta Wood, 73 anos, ingressou no Partido Comunista dos EUA em 1969. Na época, o país estava no meio da Guerra do Vietnã, atolado em segregação persistente e inundado de retórica revolucionária entre os jovens. Filha de um metalúrgico, Wood não era hippie; ela só queria se juntar ao movimento trabalhista. Ela se mudou para Chicago para trabalhar para a US Steel e mais tarde tornou-se mecânica nas estações de tratamento de esgoto de Chicago. Na aposentadoria, ela se tornou editora trabalhista de um jornal afiliado ao Partido Comunista. Agora avó de oito filhos, é porta-voz do partido. Tem sido, ela me disse recentemente, “uma vida realmente maravilhosa”.

Wood diz que os comunistas são “contra a vitimização de qualquer pessoa sob qualquer sistema”. “Não posso defender tudo o que foi feito no último século e meio em nome do comunismo. ... Os humanos sempre vão cometer erros”, argumenta. Wood nunca esteve no museu, mas, “a julgar pelo site”, diz ela, “este museu poderia ser a base de todo um outro museu chamado 'Mentiras sobre o comunismo'. ”

É fácil ver uma inclinação à direita na liderança do museu. O presidente da fundação, Edwin J. Feulner, é o fundador da Heritage Foundation ; Bremberg é ex-assessor doméstico do presidente Donald Trump, que também o nomeou embaixador dos EUA nas Nações Unidas em Genebra.


Ainda assim, a oposição aos abusos dos direitos humanos pelos regimes comunistas cruzou historicamente as linhas partidárias. A bancada do Congresso das Vítimas do Comunismo – que apoia a causa geral do museu – foi fundada por dois democratas e dois republicanos. E políticos de ambos os partidos podem ser encontrados do mesmo lado de muitas questões contemporâneas relacionadas ao museu – por exemplo, o tratamento contínuo pelo governo chinês da minoria muçulmana uigur do país.

Um dos palestrantes voluntários associados ao museu é Rushan Abbas, que é uigure e nasceu no Turquestão Oriental - também conhecido como Região Autônoma Uigur da China de Xinjiang - em 1967. Entre suas primeiras lembranças está sua mãe sendo levada pelos Guardas Vermelhos ; tanto sua mãe quanto seu pai foram forçados à reeducação durante a Revolução Cultural de Mao. A família acabou se reunindo, mas o pai de Abbas se preocupou o suficiente com a participação de Rushan em protestos anticomunistas na década de 1980 antes do massacre de Tiananmen para conseguir que ela estudasse nos Estados Unidos.

Agora, a diretora executiva de uma organização que luta para acabar com o genocídio da China contra os uigures, Abbas, que me disse que sua irmã está atualmente presa pelas autoridades chinesas por acusações falsas, trabalha para chamar a atenção internacional para os abusos chineses dos direitos humanos. “Sou uma crítica de todo o comunismo”, diz ela. “Uma ideia esperançosa falhou.”

.

📙 GLOSSÁRIO:


🖥️ FONTES :
 Justin Wm. Moyer é repórter do The Post
Com Agências

O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️

  Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Um novo museu anticomunismo em Washington contabiliza 100 milhões de vítimas da ideologia de Marx - The Washington Post

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×