Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Poucos jornais atendem a pedidos para boicotar editores russos

A Academia Russa de Ciências em Moscou. Os periódicos resistiram amplamente aos pedidos de exclusão de artigos de cientistas russos. MORDOLFF/ISTOCKPHOTO


Brutalidade da guerra na Ucrânia leva alguns Editores a ponderar sua posição neutra
🔵 Acompanhe nosso blog site no Google News  para obter as últimas notícias 📰 aqui

      Desde que as forças russas invadiram seu país, Cientistas ucranianos têm repetidamente feito um apelo aos editores de jornais do mundo: castiguem a Rússia recusando-se a publicar manuscritos de seus cientistas. Mas editores e editoras recusaram amplamente o convite.

As revistas citam um princípio de longa data na publicação científica, consagrado pelo International Science Council e outras organizações, de não discriminar autores com base em sua nacionalidade ou opiniões políticas. Esse ideal foi honrado por décadas durante a Guerra Fria, quando editores de periódicos recebiam Artigos de autores da União Soviética. Os editores veem a prática como preservando a investigação científica livre e transcendendo as disputas geopolíticas. Boicotes na publicação científica têm sido raros – e um dos mais conhecidos, contra autores alemães após a Primeira Guerra Mundial, foi abandonado alguns anos depois como um fracasso.

Mas à medida que as forças armadas da Rússia desencadeiam uma brutalidade não vista na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, as instituições ocidentais começaram a cortar outros tipos de parcerias de pesquisa com a Rússia – levantando questões sobre se a neutralidade dos editores vai ou deve durar. “Se agora travamos guerras com o poder econômico e brando, não se segue que as instituições científicas, incluindo os periódicos, devem cortar os vínculos com instituições russas e talvez até cientistas russos?” pergunta Richard Smith, ex-editor do The BMJ em um comentário de 8 de março . “Estou feliz por não ser mais o editor e não ter que decidir.”

Caroline Sutton, CEO da Associação Internacional de Editores Científicos, Técnicos e Médicos (STM), um grupo comercial, diz que não conhece nenhum editor que decidiu proibir o conteúdo de pesquisadores russos. “Alguns estão tendo essa conversa internamente.” Seu grupo não planeja nenhuma decisão coletiva. “O peso desta situação não se perde em quem está tendo que contemplar isso”, acrescenta ela. ( A Science não planeja boicote, diz Holden Thorp, seu editor-chefe.)

No momento, o Journal of Molecular Structure , produzido pela gigante editorial Elsevier, é o único jornal que está boicotando manuscritos da Rússia.

A política foi elaborada para direcionar artigos de cientistas de instituições russas, diz o editor-chefe da revista, Rui Fausto, da Universidade de Coimbra. “As instituições de pesquisa russas são apoiadas pelo governo russo e o apoiam”, diz ele. A proibição não se aplica a cientistas russos em outros países, mas se aplica a cientistas de qualquer nacionalidade que trabalham para instituições russas. “A decisão é uma questão de consciência dos editores, uma expressão de sua solidariedade para com todas as pessoas afetadas pelo conflito, e não foi influenciada por nenhum julgamento político da situação, mas apenas por suas consequências humanitárias”, acrescenta Fausto.

PROPAGANDA
Uma abordagem diferente foi adotada pelos editores da Physical Review C , publicada pela American Physical Society. Concentra-se na física nuclear, uma disciplina na qual a Rússia publica muitos artigos . Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, dois membros do conselho editorial de 10 membros da revista que trabalham em laboratórios nacionais alemães expressaram preocupação de que a suspensão de seu governo de colaborações de pesquisa com a Rússia significasse que eles não poderiam revisar artigos com coautores russos, diz o Editor-in- Chefe Joseph Kapusta, da Universidade de Minnesota, Twin Cities. O conselho concordou em permitir que esses editores se recusassem a esses jornais, diz ele.

“Eu simpatizo e simpatizo totalmente com os ucranianos”, diz Kapusta. Mas ele também concorda com a política da APS contra a discriminação baseada em visões políticas e não acredita que os artigos da revista ajudem a Rússia a obter qualquer vantagem tecnológica. “Não publicamos nada que seja confidencial”, diz ele. “É apenas ciência básica.”

Mesmo que muitos periódicos adotassem um boicote, o efeito sobre o número global de artigos científicos ainda seria pequeno. Os autores russos contribuíram com cerca de 82.000 artigos publicados em 2018, apenas cerca de 3% do total global e o segundo menor entre 15 grandes países. Mas, em termos relativos, sua participação cresceu rapidamente: na década anterior, os artigos russos aumentaram 10% ao ano, mais do que em qualquer grande país além da Índia, de acordo com a US National Science Foundation. Esse aumento reflete em parte um movimento de 2012 do governo da Rússia para recompensar os acadêmicos pelo número de artigos que publicam.

Apesar do crescimento, a produção anual de papéis da Rússia permaneceu bem abaixo da da União Soviética quando se separou em 1991, um país maior que gastou uma parcela maior de seu produto nacional bruto em ciência.

E a atenção dos colegas aos jornais russos ficou para trás. Em 2019, a taxa de citações a eles foi a mais baixa entre os artigos de 10 grandes países , informou a STM. Uma razão é que muitos cientistas publicam em revistas de língua russa, diz Michael Gordin, historiador da Universidade de Princeton que estudou ciência russa. As baixas citações também resultam da escassez de colaborações internacionais que incluem cientistas russos – o que em parte decorre dos limites dos EUA para vistos para eles visitarem, diz ele.

De acordo com pesquisas de Gordin e outros historiadores, a proibição histórica mais proeminente na publicação acadêmica – um boicote contra cientistas alemães e austríacos após a Primeira Guerra Mundial – provou ser ineficaz e insustentável. A proibição, prevista para durar 10 anos, até 1931, visava todos os cientistas desses países, não apenas aqueles que apoiavam o esforço de guerra da Alemanha.  

 “Isso não impediu nenhuma ciência”, diz Gordin. Durante a década de 1920, cientistas alemães continuaram a publicar em periódicos de língua alemã – e a ganhar prêmios Nobel. “E [o boicote] também não impediu os cientistas de serem jingoístas na próxima guerra”, acrescenta Gordin. “Nunca ficou muito claro o que deveria alcançar, além de fazer certas pessoas sentirem que estavam punindo os alemães.” A proibição terminou em 1926, quando a Alemanha foi convidada a ingressar na Liga das Nações. (Durante a Segunda Guerra Mundial, uma combinação de censura militar e suspensão do correio postal retardou a entrega de manuscritos através das fronteiras do país, tornando discutível o boicote aos manuscritos alemães, acrescenta.)

Gordin, que recentemente encerrou um período de dois anos como pesquisador na Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa em Moscou, diz que tem a mesma pergunta hoje sobre o valor de possíveis boicotes de jornais russos. “Não tenho clareza sobre quais são os objetivos. Não temos uma boa maneira de separar as pessoas de suas instituições e culpamos as pessoas pelo que suas instituições fazem.”

SOBRE O AUTOR
Jeffrey Brainard ingressou na Science como editor associado de notícias em 2017. Ele cobre uma variedade de tópicos e edita a seção In Brief na revista impressa. 

  🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Poucos jornais atendem a pedidos para boicotar editores russos

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×