Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Síndrome hemorrágica febril ,abdome agudo e/ou infecção dentária podem ser causas de mortes

Febres hemorrágicas virais e bacterianas

As febres hemorrágicas virais (VHFs) são um grupo de doenças febris causadas por vírus RNA de várias famílias virais. 

Esses vírus altamente infecciosos levam a uma síndrome de doença potencialmente letal caracterizada por febre, mal-estar, dor abdominal ,vômitos, sangramento de mucosas e gastrointestinais (GI), edema e hipotensão. 
manifestação da dengue hemorrágica


Em nosso meio, a Dengue pode ser a mais implicada nos casos, conjuntamente com a meningite meningocócica (Doença bacteriana), ou mesmo a leptospirose devido aos recentes períodos de chuva, muito lixo acumulado e roedores em grande quantidade


Outros patógenos :

 Febre chikungunya, febre Sindbis, febre do Nilo Ocidental, febre amarela e febre do Vale do Rift; infecções virais associadas a roedores, como febre de Lassa; a infecção viral associada a macacos, doença do vírus Marburg; as infecções por rickettsiais; febre da picada da carraça (a variedade de febre maculosa do tifo da carraça que ocorre na África Austral) e febre Q; as infecções bacterianas, especialmente as infecções por cocos, septicemia por peste e septicemia meningocócica, estafilocócica e estreptocócica; e as infecções por protozoários do sangue, malária e tripanossomíase. Além disso, rubéola, síndrome de Gasser, púrpura de Henoch-Schönlein ,leptospirose 

É interessante a leitura : Doenças Infecciosas que fazem diagnóstico diferencial com Influenza A H3N2 e Covid-19
Equimose em covid grave


Pessoas com casos graves geralmente apresentam sinais de sangramento. Isso pode ocorrer sob a pele, nos órgãos internos ou nas aberturas do corpo, como boca, olhos ou ouvidos. Mas a perda de sangue raramente é a causa da morte. Essas pessoas também podem ter:

  • Choque
  • Convulsões
  • Insuficiência do sistema nervoso
  • Coma
  • Delírio
  • Falência renal
  • Os sintomas podem se parecer com outros problemas de saúde. Consulte sempre o seu médico para um diagnóstico.

Abdome Agudo


Abdôme agudo, é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leva a vítima a procurar socorro médico.

Quais são os tipos de abdome agudo?


A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
  • Abdome agudo obstrutivo.
  • Abdome agudo perfurativo.
  • Abdome agudo vascular isquêmico.
  • Abdome agudo inflamatório.
  • Abdome agudo hemorrágico.

O abdome agudo é uma condição que exige atenção e tratamento urgentes. 


O abdome agudo pode ser causado por uma infecção, inflamação, oclusão vascular ou obstrução. O paciente geralmente apresentará um início súbito de dor abdominal com náuseas ou vômitos associados. A maioria dos pacientes com abdome agudo parece realmente doente.

A abordagem de um paciente com abdome agudo deve incluir uma história completa e exame físico.


 A localização da dor é crítica, pois pode sinalizar um processo localizado. No entanto, alguns pacientes  podem apresentar dor abdominal difusa.

Etiologia e diagnóstico

A história clínica bem elaborada e o exame físico servem para eliminar alguns diagnósticos e sugerir outros!
Exames complementares ,como o próprio nome diz, serve como complemento para afastar ou não a hipótese clínica da patologia

As causas comuns de abdome agudo incluem apendicite aguda, colecistite, pancreatite e diverticulite. A peritonite aguda é uma causa de abdome agudo e pode resultar da ruptura de uma víscera oca ou como complicação de doença inflamatória intestinal ou malignidade. Os eventos vasculares que causam abdome agudo incluem isquemia mesentérica e aneurisma de aorta abdominal roto. Causas obstétricas e ginecológicas incluem gravidez ectópica rompida e torção ovariana. Condições urológicas, incluindo cólica ureteral e pielonefrite, também podem se apresentar como dor abdominal aguda. Muitos autores incluem a obstrução do intestino delgado como causa de abdome agudo. Os recém-nascidos podem apresentar enterocolite necrosante. O volvo do intestino médio apresenta 40% das vezes na primeira semana de vida, 50% no primeiro mês e 75% no primeiro ano. A intussuscepção geralmente ocorre em idades de nove a 24 meses. A causa mais comum de abdome agudo pediátrico é a apendicite

Qualquer patologia que provoque irritação das terminações nervosas do nervo vago, pode ocasionar dores referidas . Exemplo típico , o qual recordo ter presenciado, ocorre no infarto diafragmático ,levando o paciente na maioria das vezes a referir dor no mento ,epigastralgia e episódios de vômitos . Em processos infecciosos ou não do peritôneo , pode além da dor referida na parede abdominal, haver a distância manifestação da mesma devido a fisiopatologia descrita anteriormente.

Os nervos sensoriais somáticos fornecem sensação ao peritônio parietal.


 A dor somática é mais aguda e melhor localizada. A dor somática sugere irritação peritoneal. Um exemplo é uma dor sobre o ponto de McBurney quando o apêndice inflamado ou rompido está irritando o peritônio parietal. Como as fibras nervosas aferentes viscerais e somáticas compartilham segmentos da medula espinhal, a dor visceral pode ser sentida como dor referida de uma distribuição somática. Isso explica a colecistite irradiando para a escápula direita.

Tratamento

Conforme o tipo que deu origem ao abdome agudo

Infecção dentária e morte


Uma infecção do dente pode acontecer quando a bactéria entra no nervo ou tecido mole do dente, chamado de polpa. Isso pode ocorrer devido à cárie dentária, lesão ou procedimentos dentários anteriores.

Uma infecção dentária pode matar você?


Processos de infecção dentária também podem ser graves em algumas ocasiões, levando a septicemia, abscesso cerebral, meningoencefalites etc. Há na face uma zona conhecida, como região de perigo, formada por  triângulo delimitado pelas comissuras labiais e a região nasal,onde todo o sistema venoso dessa área é drenado para o cérebro

Uma infecção dentária ocorre quando as bactérias entram no interior do dente, que contém um tecido mole chamado polpa . À medida que a infecção progride, uma bolsa de pus se acumula ao redor do dente afetado. Isso é conhecido como um abscesso dentário .

Quando não tratada, uma infecção dentária pode se espalhar para outras áreas do corpo , levando a complicações graves e potencialmente fatais, incluindo:

  • sepse : uma reação grave do corpo em resposta à infecção
  • Angina de Ludwig : uma infecção bacteriana grave que afeta o assoalho da boca, debaixo da língua
  • fasceíte necrosante : uma infecção grave que leva à morte dos tecidos moles no corpo
  • mediastinite: uma inflamação do mediastino, que é um espaço localizado entre os pulmões
  • endocardite : uma inflamação do revestimento interno do seu coração, chamado endocárdio
  • trombose do seio cavernoso : um perigoso coágulo de sangue dos seios, logo abaixo do cérebro e atrás dos olhos
  • osteomielite : uma infecção do tecido ósseo
  • abscesso cerebral : uma coleção de pus que pode se formar no cérebro

Os sinais de uma infecção dentária grave podem incluir:
  • febre.
  • inchaço.
  • desidratação.
  • aumento da frequência cardíaca.
  • aumento da taxa de respiração.
  • dor de estômago.

As orientações não devem servir para diagnóstico e/ou tratamento!! O médico e o odontólogo devem ser consultados 

Por hoje é só!

Mário Augusto

🔵 Siga nosso blog site no Google News  para obter as últimas atualizações 📰 aqui

    
  🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Síndrome hemorrágica febril ,abdome agudo e/ou infecção dentária podem ser causas de mortes

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×