Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Doenças as vezes letais disseminadas por baratas

 Doenças perigosas disseminadas por Baratas e seus sintomas

barata ilustração


 As baratas espalham doenças; elas carregam patógenos em seus ovos ,em seus intestinos e isso aumenta o risco de infecções alimentares e outras doenças quando o homem ingere alimentos contaminados por elas.

Existem mais de 4000 espécies de baratas e três espécies principais assolam a humanidade, as quais são Periplaneta Americana, Blattella Germanica e Blattella orientalis. 

Essas três espécies se alimentam de qualquer coisa, desde itens doces e ricos em amido, como doces em geral, papelão e encadernação de livros, até mesmo os cadáveres de outras baratas; eles também comem fezes humanas, septo, unhas dos pés e resíduos corporais em cotonetes cirúrgicos.

Devido às suas escolhas alimentares e habitats sujos, torna-se mais fácil para eles acumularem uma variedade de micróbios diferentes; as baratas são fonte de patógenos infecciosos e sua contaminação de alimentos ou outras propriedades domésticas tem consequências diretas para os seres humanos, porque leva a doenças e complicações de saúde.

As baratas também são portadoras de bactérias, vírus, fungos e parasitas; bactérias e vírus se instalam nas fendas e fissuras entre o tórax e a cabeça e começam a se multiplicar a partir daí, micróbios também estão presentes nos cabelos e também são consumidos pelas baratas, o que permitirá que os micróbios entrem no canal alimentar e se multipliquem ali.

Um estudo descobriu que no intestino de uma barata; a bactéria Pseudomonas aeruginosa se multiplicou inúmeras vezes ao longo de 114 dias; mais de 30 espécies de bactérias foram encontradas na cutícula e no intestino das baratas, a maioria dessas bactérias Causa problemas médicos graves, como infecções do trato urinário, disenteria, diarréia, pneumonia, cólera, poliomielite, septicemia e infecções de feridas.

Outro estudo descobriu que as baratas tinham até 14 milhões de micróbios em seus corpos e 7 milhões de micróbios em suas fezes . Até o vírus da poliomielite, foi isolado do intestino das baratas e elas contêm até bactérias resistentes a antibióticos.

Observe que as baratas não são vetores de doenças, são apenas reservatórios; um vetor é um organismo que espalha doenças como o mosquito que espalha a malária, durante uma refeição de sangue o mosquito coloca sua tromba na pele para tirar sangue e ao mesmo tempo injeta os parasitas plasmódio que são os organismos que causam a malária.

Enquanto isso, as baratas não infligem nenhuma doença ao homem; elas simplesmente contaminam as coisas em casa e é assim que espalham doenças. Os entomologistas chamam isso de “transmissão mecânica”, que é a transmissão indireta de doenças aos humanos.

Evidências históricas e estudos que comprovam que baratas são portadoras de doenças

Muitos casos documentados de surtos no passado apontaram as baratas como culpadas; embora seu papel fosse indireto, era proeminente na transmissão de doenças. Essas histórias e estudos provam que desempenham um papel na disseminação de doenças tanto em casa quanto em hospitais.

No final da década de 1970, um país da Irlanda do Norte sofreu um surto de uma intoxicação alimentar; 15 manipuladores de alimentos em restaurantes diferentes adoeceram com disenteria causada por Shigella , uma bactéria.

Posteriormente, foi descoberto que esses restaurantes tinham graves infestações de baratas, eram vistos principalmente nas áreas de refeições e na cozinha, algumas baratas estavam presas e o conteúdo do estômago indicava a presença de Shigella dysenteriae.

No final da década de 1950, esses artrópodes também eram suspeitos de serem a principal causa do surto de hepatite A em um conjunto habitacional de Los Angeles; de 1956 a 1959, a taxa de hepatite foi aumentando nesta área até que um programa de controle de baratas em grande escala foi executado usando um inseticida recentemente desenvolvido e a epidemia parou.

O inseticida utilizado foi o aerogel de sílica industrial Dri-Die 67; dois anos após essa limpeza, a taxa de hepatite A caiu para 0,0% e foi quando as baratas foram apontadas como a fonte da epidemia.

Em 1943, um estudo foi conduzido na Itália e descobriu-se que pacientes com febre tifóide tinham em suas casas baratas infectadas com Salmonella typhi, o micróbio que causa a febre tifóide .

Também em 1950; o mesmo organismo causador de febre tifóide foi encontrado em baratas que infestavam a enfermaria infantil de um hospital belga, passando por uma epidemia de gastroenterite. Também na Etiópia e na África do Sul, um surto de Klebsiella pneumoniae em unidades neonatais foi relacionado à infestação de baratas.

Em 2012, um estudo foi conduzido na Etiópia usando baratas presas em uma unidade de terapia intensiva neonatal e eles encontraram muitas bactérias resistentes a antibióticos residindo nas baratas; eles eram resistentes a antibióticos poderosos como ampicilina, augmentina, tetraciclina, cloranfenicol, amoxicilina, doxiciclina e ciprofloxacina.

Também na Coréia do Sul, um estudo conduzido provou que baratas presas em casas localizadas a 3 milhas dos hospitais continham bactérias resistentes aos antibióticos comumente usados .

Neste artigo, veremos alguns dos parasitas disseminados por baratas e as doenças que esses parasitas causam.

Primeiro, estaremos olhando para bactérias transportadas por baratas e estima-se que pelo menos 32 espécies de bactérias foram isoladas de baratas domésticas. 174 bactérias foram isoladas de 39 espécimes de baratas alemãs em ambiente hospitalar.

Algumas das bactérias isoladas das baratas são:

  • Aeromonas: esta bactéria causa diarreia, infecções de feridas e outras infecções.
  • Alcaligens faecalis: Isso causa infecção do trato urinário, gastroenterite
  • Bacillus cerrus: Causa intoxicação alimentar
  • Bacillus subtilis: Causa conjuntivite
  • Campylobacter jejuni: Causa enterite
  • Clostridum perfringens: Eles causam gangrena gasosa e intoxicação alimentar
  • Enterobacter : Causa bacteremia temporária (que é uma condição médica caracterizada pelo presença de bactérias no sangue, isso é comumente seguido pelo desenvolvimento de várias infecções, incluindo abscessos).
  • Enterococcus: esta espécie causa infecções do trato urinário e de feridas e é resistente a antibióticos.
  • Escherichia coli : Causa diarreia e infecções em feridas.
  • Helicobacter hepaticus : Causa inflamação da vesícula biliar (colecistite), cálculos e câncer da vesícula biliar. Espécies de
  • Klebsiella : causam pneumonia e infecções do trato urinário.
  • Mycobacterium leprae: causa lepra.
  • Morganella morganii: Causa infecções em feridas.
  • Espécies de Nocardia: causam actinomicetoma (uma condição médica caracterizada por infecção crônica da pele e tecidos subjacentes).
  • Oligella urethralis : esta espécie pode causar bacteremia, artrite séptica que mimetiza a artrite gonocócica e peritonite. Espécies
  • Pantoea , Proteusrettgeri e Proteus vulgaris causam infecções em feridas.
  • Proteus mirabilis causa infecções de feridas e gastroenterites.
  • As espécies de Pseudomonas causam infecções respiratórias e gastroenterites.
  • Salmonella: causa gastroenterite e intoxicação alimentar.
  • Salmonella typhi causa febre tifóide.
  • Salmonella pyogenes causa pneumonia.
  • As espécies de Serratia causam intoxicação alimentar.
  • Shigella dysenteriae causa disenteria.
  • As espécies de Sphyngobacterium causam sepse (uma condição médica caracterizada pela presença de microrganismos patogênicos ou suas toxinas no sangue ou outros tecidos).
  • Staphylococcus aureuscausa infecções de feridas, infecções de pele e infecções de órgãos internos.
  • O Staphylococcus epidermalis causa infecções nas feridas.
  • Streptococcus faecalis e outras espécies causam pneumonia.
  • A Chlamydia trachomatis causa tracoma, que é uma doença infecciosa dos olhos, é a principal causa de cegueira causada por infecção no mundo. Em todo o mundo, estima-se que 41 milhões de pessoas sofram desta infecção ativa e quase 8 milhões de pessoas com deficiência visual devido a esta doença.
  • Yersinia pestis (isolada da barata oriental) causa a peste. Além das bactérias, as baratas também carregam fungos, vermes, protozoários e vírus, e aqui estão alguns deles.
  • Vermes ou helmintos:Descobriu-se que as baratas habitam os ovos de sete espécies de helmintos e os comuns são a ancilostomíase, a lagarta gigante humana, a traça, a tênia e o tricurídeo, além de habitar os helmintos.
  • Fungos e vírus: as baratas habitam pelo menos 17 espécies de fungos que são capazes de causar doenças em humanos; eles também contêm duas cepas do vírus da poliomielite, o organismo causador da poliomielite.
  • Protozoários: são portadores de três espécies de protozoários; são o protozoário Toxoplasma gondii que causa a toxoplasmose e Lophomonas blattarum, uma espécie de protozoário multilingue; os cistos desses protozoários podem entrar no corpo humano por ingestão e inalação e isso levará à infecção broncopulmonar, também conhecida como lofomoníase broncopulmonar.

Também causará sintomas respiratórios como febre, tontura, dor de ouvido, dor de cabeça progressiva, secreção nasal verde e pegajosa e espirros. As infecções causadas por este parasita são resistentes aos antibióticos e também podem causar outras infecções, como infecções urinárias e intrauterinas.

A partir do microrganismo mencionado acima, examinaremos as doenças mais comuns que esses organismos causam.

Doenças comuns transmitidas por baratas

A Organização Mundial de Saúde afirmou que ““ As baratas geralmente não são a causa mais importante de uma doença, mas como as moscas, desempenham um papel suplementar na propagação de algumas doenças ”e veremos as doenças mais comuns transmitidas por baratas.

Salmonelose

 A Salmonella, que é o micróbio por trás da salmonelose, uma doença que compartilha sintomas semelhantes com intoxicação alimentar; essa bactéria pode permanecer em seu sistema digestivo por meses e é depositada por meio de seu vômito e fezes.

Quando um humano ingere comida contaminada por uma barata com esta bactéria; ele fica infectado e os sintomas começam a aparecer 12 a 72 horas depois. Os sintomas incluem febre, diarreia e vômitos.

Disenteria

Baratas são portadoras de patógenos que causam as duas formas de disenteria; eles carregam a bactéria Shigella que causa disenteria bacilar, também conhecida como Shigelose, e um parasita unicelular chamado Entamoeba, que causa disenteria amebiana.

A doença é adquirida por meio de alimentos e bebidas contaminados com esses organismos e os sinais e sintomas são diarreia com sangue e muco, náuseas e vômitos, temperatura elevada e cólicas estomacais dolorosas.

Peste

Acredita-se que as baratas habitam e espalham a Yersinia pestis, que é uma bactéria causadora da peste bubônica, caracterizada por gânglios linfáticos inchados e doloridos, calafrios, alta temperatura e cãibras musculares. O tratamento é necessário imediatamente para evitar consequências graves e morte.

Infecções por E. coli

 E.coli habita  e as baratas espalham contaminando alimentos e bebidas, fazem isso por transferência mecânica em seus pés e exoesqueleto; embora a maioria deles sejam inofensivos, alguns deles podem causar intoxicações alimentares graves; quando infectado com E.coli, a pessoa experimenta fezes aquosas, cólicas abdominais, febre, calafrios, náuseas e dores musculares.

Cólera

Esta infecção diarreica aguda é causada pela bactéria Vibrio que as baratas espalham contaminando alimentos, bebidas e superfícies com suas fezes e vômito e pode ser muito fatal se não for tratada imediatamente, também é altamente contagiosa.

Campilobacteriose

Outro micróbio que habita as baratas em seu intestino e superfície externa é a bactéria Campylobacter; esse organismo está por trás da infecção bacteriana mais comum de origem alimentar no homem; ocorre quando humanos ingerem alimentos e bebidas contaminados por baratas portadoras desse micróbio e seus sintomas são fezes com sangue, cólicas, dor abdominal e febre.

Febre tifóide

Baratas são bons reservatórios de Salmonella typhi; os micróbios que causam a febre tifóide, que é uma doença altamente infecciosa; eles acumulam essa bactéria ao comer fezes contaminadas com a bactéria.

Após a infecção, sintomas como temperatura elevada, dores na cabeça e nos músculos, prisão de ventre ou diarreia, cansaço e dor de estômago começarão a surgir.

Listeriose

As baratas são portadoras fiéis da bactéria Listeria monocytogenes, que está por trás dessa infecção grave; ocorre quando alimentos e bebidas contaminados com esta bactéria são ingeridos, é grave em pessoas com sistema imunológico enfraquecido , como mulheres grávidas, idosos e bebês recém-nascidos.

Os sintomas são dores musculares, diarreia e febre mas, em casos graves, podem ocorrer dores de cabeça, rigidez do pescoço, perda de equilíbrio, confusão e convulsão. Em mulheres grávidas; pode levar ao aborto espontâneo, parto prematuro ou parto prematuro .

Poliomielite

As baratas carregam o vírus da poliomielite, que causa a poliomielite, na garganta e no trato intestinal; se espalham através de suas fezes e secreções orais como saliva e vômito, esta doença mortal causa paralisia permanente em 1% dos casos de poliomielite e resulta na morte de 5 a 10% dos pacientes.

As pernas geralmente são afetadas; quando o vírus entra na corrente sanguínea, ele vai direto para o sistema nervoso central , onde causa muitos estragos e danos, mesmo aqueles que se recuperam desta doença mortal correm alto risco de síndrome pós-pólio.

Lepra

As baratas são portadoras da bactéria Mycobacterium leprae, que está por trás da causa da hanseníase; elas o espalham contaminando alimentos e outras coisas com suas fezes.

Quando a bactéria é ingerida, ela tem um período de incubação de cinco a vinte anos e, se não for tratada, pode causar danos permanentes na pele, nervos e olhos, levando a deformidades e desfiguração.

Asma

Esses insetos podem desencadear asma em algumas pessoas que são reativas a certas proteínas no corpo desses insetos; esses alérgenos ou minúsculas partículas do corpo das baratas se espalham pelo ar e, quando inalados por pessoas sensíveis, podem desencadear um ataque de asma.

Alergia a baratas

Isso foi relatado pela primeira vez em 1953, quando os pacientes desenvolveram uma erupção cutânea após as baratas rastejarem em sua pele; a saliva, as fezes e a pele excretada das baratas podem desencadear uma alergia e um ataque de asma.

Infecções

Eles contêm muitos micróbios que podem levar a infecções como infecções de feridas, ITU, infecções respiratórias e meningite; são portadores do enterococo que causa meningite e ITU.


Como as baratas espalham doenças?

Essas pragas persistentes espalham doenças de três maneiras principais:

  1. Seus excrementos: excrementos de baratas estão cheios de micróbios nocivos que podem causar uma ampla gama de doenças e enfermidades; quando as baratas se alimentam de produtos contaminados ou sujos, os micróbios entram nelas e ficam latentes em seu sistema digestivo e alguns micróbios se multiplicam ali. As baratas então excretam esses patógenos ou seus ovos através de seus excrementos ou fezes em alimentos ou superfícies limpas.
  2. Saliva ou vômito: Existem milhões de micróbios que causam doenças na saliva e no vômito das baratas e eles contaminam os alimentos e a água com sua saliva e vômito, disseminando doenças.
  3. Contato direto: Ter contato direto com esses animais de estimação coloca em risco de contrair doenças transmitidas por baratas; também entrar em contato com seus cadáveres, pele descascada e algumas de suas partes do corpo também pode colocar uma pessoa em alto risco de contrair doenças transmitidas por baratas.


Como os humanos pegam doenças de baratas?

Existem muitas maneiras pelas quais doenças são contraídas de baratas, mas as principais são:

  • Entrar em contato com eles: A pele e o exoesqueleto das baratas estão carregados de micróbios mortais; eles até têm alérgenos em sua pele que podem desencadear ataques de asma em algumas pessoas. Algumas pessoas também desenvolvem erupções cutâneas e outras alergias quando as baratas tocam sua pele.
  • Inalar ar contaminado: se houver muitas baratas na casa ou área e o ar estiver poluído ou contaminado com proteínas ou alérgenos de sua pele; ou pelas fezes, vômito e pele excretada, pode desencadear reações alérgicas e ataques de asma em pessoas sensíveis.
  • Tocar em itens contaminados: Tocar em itens que foram contaminados com micróbios por baratas é uma maneira de muitas pessoas se infectarem com essas doenças; na maioria das vezes, quando os itens contaminados são tocados, as mãos não são lavadas e servem para tocar o corpo e partes sensíveis como olhos, nariz e feridas abertas, alguns até comem sem lavar as mãos. É por isso que a lavagem regular das mãos é incentivada, especialmente antes de comer e depois de usar o banheiro.
  • Comer e beber alimentos contaminados: Esta é a forma mais comum de contrair doenças de baratas; todos os alimentos devem ser devidamente cobertos, incluindo utensílios de cozinha, talheres, louças e a laje da cozinha deve ser limpa sempre para evitar contaminação ou contato com a superfície contaminada.


Como podemos evitar que as baratas espalhem doenças?

Eliminação total

  • Isso pode ser feito eliminando-os de sua casa ou centro de negócios; Existem muitas maneiras de fazer isso, mas no caso de uma infestação maciça, é aconselhável chamar profissionais especializados em destruir pragas em casa.
  • Isso exigirá que você deixe sua casa ou local de trabalho por dias, para que os poderosos produtos químicos usados ​​não tenham nenhum efeito colateral em você, seus familiares ou seus funcionários.


Se a infestação não é massiva, mas você vê poucos em sua casa ou local de trabalho; é aconselhável agir rápido; elimine-os antes que se reproduzam e ao lado de apenas uma barata é capaz de contaminar alimentos e bebidas causando doenças, você pode decidir usar produtos químicos ou natural.

Os produtos químicos agem rapidamente e os eliminam, mas também afetam humanos e causam muitos sintomas como efeitos colaterais quando inalados; isso o torna uma escolha não muito boa para a presença de poucas baratas na casa, especialmente quando a casa não será desocupada durante o período de dias em que o produto químico é usado.

Também há relatos de baratas reaparecendo depois que o efeito da substância química diminui e é por isso que muitos preferem abordagens naturais para eliminar esses companheiros de apartamento indesejados.

Existem muitos remédios naturais que são muito eficazes na eliminação e repulsão de baratas sem efeitos colaterais, mesmo que você tenha ficado no quarto quando os usou.

Outras maneiras de prevenir doenças de contrair de baratas são:

Limpeza regular

  • Baratas odeiam um ambiente muito limpo, bem iluminado, seco, fresco e espaçoso; eles apreciam e se sentem bem-vindos em um ambiente escuro, sujo, quente, úmido e comprimido ou superlotado.
  • Este é um dos métodos mais eficazes de eliminar e prevenir a infestação de baratas; não guarde muitas coisas em sua casa, especialmente se não as estiver usando diariamente e certifique-se de que a casa seja limpa regularmente e que todas as áreas sejam visitadas regularmente para que não tenham um esconderijo seguro.
  • Também não deixe migalhas de comida no chão, a cozinha deve estar sempre limpa, os alimentos devem ser devidamente tampados e armazenados, utensílios e talheres devem ser lavados antes e após o uso e pisos, superfícies de trabalho, pias e ralos devem ser limpos regularmente base.
  • Aqueles no negócio de alimentos ou indústrias de alimentos devem cumprir os regulamentos de segurança alimentar adequados e suas cozinhas, lojas, restaurantes e outros apartamentos devem ser limpos regularmente para reduzir seu número e também reduzir o risco de contaminação de alimentos por baratas.


Lavagem regular das mãos

  1. Tornar o dever de lavar as mãos regularmente ajudará a prevenir ou reduzir o risco de doenças transmitidas por baratas. Você pode não saber quando tocou em uma superfície ou item contaminado; é por isso que é altamente recomendável lavar as mãos com sabão e água morna regularmente; isso irá eliminar quaisquer bactérias, vírus ou germes que são transmitidos por baratas.
  2. Crie também o hábito de lavar as mãos antes, durante e após o preparo das refeições, antes e depois de comer, após manusear qualquer material ou tocar em qualquer superfície que possa transmitir germes e após usar o banheiro.


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Doenças as vezes letais disseminadas por baratas

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×