Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Epizootia e Epidemia de Febre Amarela no Brasil : Os próximos trinta dias ?!

Febre Amarela no Brasil :  Os próximos trinta dias ?!


Os próximos trinta dias serão cruciais para o controle do surto epidêmico e epizoótico de Febre Amarela no Brasil.


  • Aedes albopictus são capazes de transmitir o vírus da Febre amarela
  • O surgimento da febre amarela urbana : a possibilidade do vírus ter chegado à cidade  
  • Como os macacos ficam quando estão com a febre amarela ?


O Brasil vive uma tríplice epidemia por Dengue,Zika e Chikungunya, e em risco iminente do Vírus da Febre Amarela ocupar a quarta colocação no cenário epidemiológico nacional.




  • EPIZOOTIA - Definição : Doença que apenas ocasionalmente se encontra em uma comunidade animal, mas que se dissemina com grande rapidez e apresenta grande número de casos. O seu conceito equivalente em medicina é EPIDEMIA.


  • Os macacos não transmitem a febre amarela para o homem. Eles nos alertam do perigo!
  • Febre amarela urbana : alerta sobre transmissão pelo Aedes aegypti
  • Causas da manutenção e progressão do surto epidêmico e algumas medidas para conter o avanço da febre amarela



No período pós carnaval é esperado o aumento de casos de doenças infecciosas, em decorrência dos deslocamentos de pessoas , muitas delas ,doentes ou em curso de adoecer, e pelo contato interpessoal existente durante as festividades.



  • Atualização sobre o surto epidêmico de febre amarela: 33% dos casos confirmados terminam em mortes



As Viagens

"Um dos principais problemas que ocorrem em viagens nacionais ou internacionais é a diarreia do viajante, ocasionada pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pela ingestão de alimentos gordurosos ou com excesso de “tempero local”. 
Além dessa, podem ocorrer outras doenças com sinais e sintomas mais graves como: febre persistente, fraqueza, dor no corpo, dor nas articulações, aumento de gânglios, paralisia, entre outros." (1) 

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. 


Um exemplo relacionado a etiologia viral, é a doença diarreica provocada por norovírus ,transmitida através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas. Locais como hospitais, cruzeiros, acampamentos etc, são propícios em propagar este tipo de vírus


  • Febre Amarela - OMS : a extensão geográfica do surto está aumentando


"A Doença Meningocócica (DM) é uma entidade clínica que apresenta diversas formas e prognósticos. O  modo de transmissão é pelo contato íntimo de pessoa a pessoa (pessoas que residem no mesmo domicílio ou que compartilham o mesmo dormitório em internatos, quartéis, creches, etc.), por meio de gotículas das secreções da nasofaringe. O principal transmissor é o portador assintomático." (2)


A Dengue é uma grave doença arboviral das Américas, Ásia e África. Embora tenha uma baixa mortalidade, a dengue tem sintomas muito desconfortáveis ​​e se tornou mais grave, tanto na freqüência como na mortalidade, nos últimos anos. O Aedes aegypti e Ae. albopictus são os vetores de dengue. Estes mosquitos preferem colocar seus ovos em recipientes próximos a habitações humanas e não são bem controlados por técnicas de pulverização padrão. A disseminação da dengue em todo o mundo pode ser diretamente atribuída à proliferação e adaptação desses mosquitos.
O ovo da serpente é uma excelente metáfora para entender a situação do Dengue 

  • Doenças transmitidas por mosquitos : Encefalite Equina Oriental,Ocidental,St. Louis,Vírus do Nilo,Zika,Chikungunya,Dengue,Febre Amarela e Malária
  • A vacina contra febre amarela em doentes soropositivos
  • Guia de Vigilância Epidemiológica - Normas e Manuais TécnicosWHO Handbook for Journalists: Influenza Pandemic (Manual da OMS: Influenza Pandêmica)

Editado pelo Blog

Se copiar é obrigatório citar o link !
Fontes:

(1) http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/652-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/doenca-diarreica-aguda-dda/l2-doenca-diarreica-aguda-dda/11147-viajantes-dda

(2)http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/23/doen-infecciosas-guia-bolso-8ed.pdf


Reviewed Epizootia e Epidemia de Febre Amarela no Brasil : Os próximos trinta dias ?! by:

Maga on



Rating:

(5 out of 5)



This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Epizootia e Epidemia de Febre Amarela no Brasil : Os próximos trinta dias ?!

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×