Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Linhaça - na luta contra o cancro



LINHAÇA
na luta contra o cancro


A linhaça, Semente do linho, é originária da Ásia, e o seu uso remonta há mais de 5000 anos antes de Cristo, e os faraós já gravavam esta semente nos seus textos, mostrando a importância que esta semente tinha nas suas culturas.

E porque será que a linhaça tinha tanto interesse naqueles tempos? A ciência hoje conhece muitos dos seus benefícios e da sua importância na saúde. Talvez seja uma das plantas mais estudadas pelos seus efeitos nas doenças crónicas e prolongadas. São realizados estudos sobre a ação desta semente no tratamento do Cancro, e os seus resultados são reveladores das suas propriedades medicinais.A semente de linhaça dietética tem uma literatura de pesquisa impressionante, e crescente, que apoia o seu uso numa variedade de condições de saúde. Enquanto no final do século XX pouco se sabia sobre os benefícios da linhaça para a saúde e como consumi-la para obter quaisquer benefícios para a saúde, hoje é totalmente diferente. As informações da pesquisa sobre os efeitos da semente de linhaça na dieta aumentaram dramaticamente. Agora sabe-se quais doenças a linhaça pode tratar ou prevenir, os impactos à saúde que a linhaça dietética pode fornecer, os compostos bioativos dentro da linhaça que fornecem esses efeitos relacionados à saúde, e as formas de linhaça que são necessárias para fornecer esses bioativos ao corpo.

A linhaça é considerada a melhor fonte vegetal do ácido gordo Ómega-3 essencial, para além de, ácido alfa-linolénico, diglucosideo de lignana secoisolariciresinol e fibra. Esses compostos fornecem bioatividade valiosa para a saúde de animais e humanos por meio de sua ação antiinflamatória, capacidade antioxidante e propriedades moduladoras de lipídios.

É mais do conhecido e sabido que  o desenvolvimento e a progressão do cancro estão associados à inflamação. Portanto, estratégias precoces de prevenção, ou tratamento, devem incluir terapias antiinflamatórias. Estudos epidemiológicos revelam que aproximadamente 20% de todos os cancros surgem como resultado direto de doença inflamatória de longa data. Por essas razões, a inflamação é um mecanismo de ação frequente para diversos fatores de risco de cancro.  Portanto, vários agentes anti-inflamatórios, como inibidores seletivos da ciclooxigenase-2, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides e produtos naturais para a saúde com propriedades antiinflamatórias foram identificados como potenciais agentes quimiopreventivo.

Uma via ativa de pesquisa em quimioprevenção envolve produtos químicos naturais derivados de plantas (ou seja, fitoquímicos). Mais de 80.000 espécies de plantas são utilizadas no gerenciamento de saúde, enquanto mais de 60% dos medicamentos anticcacnro existentes vêm da natureza. Uma abundância de constituintes fitoquímicos, com propriedades anticancro preventivas contra cancros como pulmão, mama, ovário, próstata, tireóide e cólon, foram relatados em toda a literatura.
Além disso, estudos que empregam uma combinação de drogas quimioterapêuticas clinicamente relevantes em associação com compostos bioativos naturais, demonstraram aumento nos efeitos antitumorais e redução nos efeitos colaterais.

Alguns relatórios também documentam o potencial dos fitoquímicos em superar a quimiorresistência e a radiorresistência de células malignas.

A linhaça é considerada um sistema multicomponente que consiste em fibra alimentar (insolúvel 20-30% e fibra solúvel 9-10%), óleo (ácido gordo triacilglicerídeo tipicamente inclui linolênico 52%, linoléico 17%, oléico 20%, palmítico 6% e ácidos esteáricos de 4%), lipídios menores e componentes solúveis em lipídios (tocoferóis, monoacilglicerídeos, diacilglicerídeos, esteróis, esteróis-esteróis, fosfolipídios, ceras, ácidos gordos livres e carotenóides), proteínas, polissacarídeos solúveis, vitaminas, minerais , lignanos e outros compostos fenólicos.

Os lignanos vegetais de ocorrência natural estão presentes em vegetais, frutas e grãos inteiros, embora a principal fonte seja a semente de linhaça (a fonte mais rica conhecida com 9-30 mg por grama, com produção de lignano 75-800 vezes superior a outras fontes) seguido de sésamo e farelo de centeio.

Lignanas de linhaça têm uma longa história de supostos benefícios à saúde. Para o cancro, a linhaça é consumida para fins quimiopreventivos e de tratamento. Estudos com modelos pré-clínicos de cancro demonstraram claramente benefícios terapêuticos de dietas ricas em lignana com evidências de reduções na tumorigénese precoce, bem como inibição do crescimento do tumor, angiogénese e progressão da doença. Tal evidência apoia a relevância dos lignanos na carcinogénese.


Propriedades medicinais da linhaça


Propriedades antioxidantes e antiinflamatórias
As lignanas são bem conhecidas por suas atividades antioxidantes e antiinflamatórias, propriedades essenciais que contribuem para seus efeitos. Como compostos polifenólicos, as lignanas podem atuar como antioxidantes diretos, ou por meio de mecanismos indiretos. As propriedades antiinflamatórias dos lignanos são bem documentadas e são sugeridas como benéficas para doenças inflamatórias crónicas, como o cancro.


Propriedades antiproliferativas, anticarcinogénicas e antimutagénicas
Os lignanos são conhecidos por reduzir a tumorogénese mamária e do cólon, quimicamente induzida. Além de seus efeitos antioxidantes e antiinflamatórios bem conhecidos, as lignanas são supostos fitoestrogénios com capacidade de modular os receptores de estrogénio e outras funções hormonais.


Propriedades Antiangiogénicas
A angiogénese é um processo complicado que depende do tipo de tumor. Tumores sólidos com alta vascularização (por exemplo, cancro do ovário, cancro de pulmão de células não pequenas, carcinoma de células renais, carcinoma hepatocelular e cancro colorretal) têm sido o principal foco do desenvolvimento de drogas antiangiogénicas. Foi demonstrado que os lignanos inibem o crescimento do tumor induzido pelo estradiol e a angiogénese in vivo.


Propriedades anti-invasivas e antimigratórias
Os lignanos podem modular uma série de alvos principais para reduzir a propensão das células cancerosas para invasão e migração (i.e mestastização). Foi demonstrado que os lignanos reduzem a metástase em um modelo experimental de melanoma.


Propriedades Indutoras de apoptose e morte celular


Propriedades cardiovasculares 

Em humanos que apresentam sintomas de doenças cardiovasculares, a semente de linhaça na dieta tem apresentado efeitos protetores poderosos. O mais impressionante envolve a diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica em pacientes com doença arterial periférica.


Propriedades antidiabéticas
A suplementação de linhaça reduziu a glicose no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2, e reduziu a glicose no sangue em indivíduos com pré-diabetes. A goma derivada de linhaça e o suplemento de lignana também diminuíram a glicose no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2. Estudos pré-clínicos relataram efeitos anti-hiperglicémicos em animais com diabetes Tipo I.


Propriedades moduladores hormonais
A linhaça dietética também pode exibir um efeito protetor contra os sintomas da menopausa. Vários estudos examinaram os efeitos da semente de linhaça, ou de seus ingredientes bioativos, na qualidade de vida, e na frequência e gravidade das ondas de calor em mulheres na pós-menopausa. A ação estrogénica de certos metabolitos da semente de linhaça sugere um efeito potencialmente positivo sobre esses sintomas da pós-menopausa. Em um estudo com 140 mulheres na pós-menopausa, os sintomas da menopausa diminuíram, e a qualidade de vida aumentou em mulheres que ingeriram uma dieta suplementada com linhaça.

Recomenda-se cautela quanto ao consumo de linhaça durante a gravidez e a lactação.


Propriedades na proteção à osteoporose
Mulheres na pós-menopausa apresentam risco aumentado de osteoporose. Num curto estudo de 6 semanas por Arjmandi et al, um marcador de reabsorção óssea ligeiramente inferior (fosfatase ácida resistente ao tartarato) foi observado em mulheres pós-menopáusicas que receberam semente de linhaça.


Propriedades dermatológicas
Um estudo duplo-cego randomizado de 12 semanas em voluntárias saudáveis ​​com pele sensível relatou uma melhora positiva nas propriedades da pele com a ingestão de óleo de linhaça. Uma diminuição significativa foi observada na sensibilidade da pele, perda de água transepidérmica, aspereza e descamação da pele, com um aumento na hidratação e maciez da pele.


Propriedades intestinais
Melhora substancialmente a saúde do intestino, melhorando os movimentos intestinais Para além disso beneficia bastante a microbiota intestinal.


A suplementação da dieta com semente de linhaça moída traz muitos benefícios saudáveis ​​para o corpo. Embora as doenças cardiovasculares e o cancro sejam provavelmente as áreas mais bem pesquisadas que apresentam evidências convincentes de uma ação benéfica para a semente de linhaça na dieta, outras áreas como saúde gastrointestinal e diabetes também têm sido receptivas aos efeitos benéficos da semente de linhaça na dieta. Outras áreas da saúde humana requerem mais pesquisas para se chegar a conclusões definitivas, mas os dados preliminares são encorajadores. Com pouca ou nenhuma evidência de toxicidade para a suplementação dietética com semente de linhaça, parece haver um argumento claro para apoiar sua inclusão na dieta diária e poucos motivos para se opor a ela.

Segundo estudos experimentais, a linhaça não apresenta nenhum tipo de interação com os medicamentos utilizados no tratamento do cancro de mama e pode ter um efeito protetor adicional quando consumida junto com o tratamento. Em estudos com animais, também foi verificado que a ingestão de semente de linhaça, óleo de linhaça ou lignana, em combinação com tamoxifeno, reduziu o tamanho do tumor em maior extensão do que o tratamento com tamoxifeno sozinho.

Estudos observacionais indicam que o consumo de linhaça (aproximadamente 32 g / dia) pode reduzir o risco de cancro de mama. As lignanas também contribuem para a diminuição do risco de cancro da mama. Os vegetarianos têm um nível mais alto de ingestão de lignana, o que significa que o risco de cancro da mama é menor do que o dos omnívoros.

A ingestão de linhaça ou pão contendo esse ingrediente está associada a uma redução de 20% no risco de cancro da mama, de acordo com o efeito protetor observado em lignanas de outros vegetais. Essa diminuição do risco pode estar relacionada à redução da inflamação, uma vez que a presença de grandes quantidades de lignanas pode levar à diminuição de vários marcadores inflamatórios.

Em dois estudos de meta-análise, foi descoberto que uma maior ingestão de lignanas de fontes dietéticas estava associada a uma redução significativa no risco de cancro da mama na pós-menopausa. Em um estudo de caso-controlo, o maior consumo de lignana foi associado a uma mortalidade por cancro da mama na pós-menopausa significativamente menor, mas essa associação não aconteceu relativamente à mortalidade por cancro da mama na pré-menopausa.

Durante os ensaios clínicos, os pesquisadores concluíram que a semente de linhaça tem potencial para reduzir o crescimento de tumores em pacientes com cancro mama, principalmente mulheres na pós-menopausa, e diminuir o risco desse tipo de cancro.

Assim, o consumo regular de sementes de linhaça, confere proteção contra vários tipos de doença, devido a vários mecanismos de ação, e com grande foco na dimkinuição da inflamação, sendo que o cancro e as doenças cardiovasculares são as mais estudadas.
 
DICA: compre sementes de linhaça douradas e inteiras e moe-as antes de as consumir. Não compre as sementes de linhaça já moída, pois já perderam muito das suas propriedades medicinais.


Referências científicas

Review - Flaxseed Lignans as Important Dietary Polyphenols for Cancer Prevention and Treatment: Chemistry,Pharmacokinetics, and Molecular Targets
S. Franklyn De Silva * and Jane Alcorn *

Review - Dietary Flaxseed as a Strategy for Improving Human Health
Mihir Parikh, Thane G. Maddaford, J. Alejandro Austria, Michel Aliani, Thomas Netticadan and Grant N. Pierce 

The effect of Flaxseed in Breast Cancer: A Literature Review
Ana Calado, Pedro Miguel Neves, Teresa Santos and Paula Ravasco






This post first appeared on Pela Minha Saúde, please read the originial post: here

Share the post

Linhaça - na luta contra o cancro

×

Subscribe to Pela Minha Saúde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×