Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Recursos básicos de transferência de tecnologia!

O influxo total de Tecnologia nos países subdesenvolvidos vem de países capitalistas avançados por razões óbvias, que serão o destaque desta discussão. As empresas multinacionais desempenham um papel vital na transferência de tecnologia, o motivo é a maximização dos benefícios para a controladora por meio de suas subsidiárias. Essas empresas atuam como o principal instrumento de transferência de tecnologia, seja por meio de suas subsidiárias ou por meio de acordos contratuais com países em desenvolvimento. A idéia é trazer processos e equipamentos mecanizados que não estão disponíveis localmente.

O fornecedor de tecnologia geralmente assume a liderança devido à sua força monopolística que resulta da proteção de patentes para produtos e processos diferenciados. Muitas vezes, os termos e condições da transferência são arbitrariamente resolvidos em condições de mercado muito imperfeitas pela tecnologia fornecida às multinacionais. Os países avançados têm as vantagens de uma densidade populacional reduzida, incluindo a distribuição da riqueza nacional, um alto padrão de vida, mais infusão de capital em pesquisa e desenvolvimento, disponibilidade de pessoal qualificado, inclinado à pesquisa, etc. Os países em desenvolvimento, por outro lado, estão sujeitos a pressão. alta densidade populacional, distribuição desigual da riqueza econômica (as pessoas pobres se tornam mais pobres e as pessoas ricas ainda mais ricas), padrões de vida moderados ou baixos, etc. A fuga de capital ocorre devido a grandes empréstimos do Banco Mundial, o que leva a um aumento nos gastos sociais. Em tal situação, é quase impossível para uma nação em desenvolvimento injetar capital em atividades relacionadas à pesquisa.

O poder de negociação dos países em desenvolvimento é fraco, pois eles não têm acesso a informações sobre tecnologias alternativas e suas fontes, nem a infraestrutura necessária para avaliar a adequação de equipamentos, intermediários e processos. Além disso, grande parte do influxo de tecnologia nos países em desenvolvimento responde à política de industrialização por meio da substituição de importações. A transferência de tecnologia de países desenvolvidos para países subdesenvolvidos é feita de várias maneiras. Eles são classificados em duas grandes categorias, a saber. , mecanismo direto e mecanismo indireto. O mecanismo direto inclui a transferência de tecnologia através de bancos, revistas, feiras industriais, cooperação técnica, movimentação de pessoas qualificadas, etc. Aqui está uma opção para o país em desenvolvimento selecionar a tecnologia apropriada que melhor se adapte às suas necessidades. No entanto, essa não é a principal forma de transferência de tecnologia que as nações avançadas prefeririam.

O mecanismo indireto envolve a transferência de tecnologia em um "pacote" ou "pacote" que contém equipamentos que incorporam tecnologia, propriedades industriais, como patentes e marcas comerciais, habilidades, capital social, etc. Nesse sistema, uma empresa local negocia com empresas multinacionais o transporte dos elementos tecnológicos necessários e os termos e condições são resolvidos por meio de um processo de transação comercial. Como os parceiros de negócios são desiguais, os termos do contrato são invariavelmente restritivos e o preço estendido pela tecnologia é excessivamente alto.

Todos os países subdesenvolvidos, que optaram pelo crescimento no caminho clássico do desenvolvimento capitalista, estão em posição de convidar corporações multinacionais, se não por outro motivo, pelo menos pelo menos pela difusão da tecnologia.



This post first appeared on ASK ME ONLINE, please read the originial post: here

Share the post

Recursos básicos de transferência de tecnologia!

×

Subscribe to Ask Me Online

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×