Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rede de longa distância (WAN)

Tipos e características de WAN

O que é uma WAN?

Existem duas definições predominantes de uma Rede de longa distância (WAN). A definição de livro de uma WAN é uma rede que abrange grandes localizações geográficas, geralmente para interconectar várias redes de área local (LANs). A definição prática de uma WAN é uma rede que atravessa uma rede pública ou uma operadora comercial, usando uma das várias tecnologias WAN

Quais são os seus principais componentes?

Os principais componentes de uma WAN são roteadores, switches e modems. Esses componentes são descritos abaixo na seção de hardware.

CPE: Os dispositivos nas instalações do assinante são chamados de equipamentos de instalações do cliente (CPE).

O assinante possui o CPE ou o aluga ao provedor de serviços. Um cabo de cobre ou fibra conecta o CPE ao escritório central ou central mais próximo do provedor de serviços. Essa fiação geralmente é chamada de loop local ou "última milha".

DTE / DCE: Os dispositivos que colocam Dados no loop local são chamados de equipamento de terminação de circuito de dados ou equipamento de comunicação de dados (DCE). Os dispositivos clientes que passam os dados para o DCE são chamados de equipamento terminal de dados (DTE). O DCE fornece principalmente uma interface para o DTE no link de comunicação em nuvem da WAN.

Hardware

Em uma WAN, você precisará de vários tipos de componentes de hardware para funcionar. Os elementos típicos de hardware que você precisará em uma WAN são:

Roteador: Um dispositivo eletrônico que conecta uma rede local (LAN) a uma rede local (WAN) e lida com a tarefa de rotear mensagens entre as duas redes. Opera na camada 3 e toma decisões usando endereços IP.

Switch: Um switch é um dispositivo de rede que seleciona uma rota ou circuito para enviar uma unidade de dados para seu próximo destino. Ele opera na camada 2 e usa endereços MAC para enviar dados para o destino correto.

Modem: abreviação de modulador / desmodulador, um modem permite que um computador se comunique com outros computadores através de linhas telefônicas. Opera na camada 1, onde os sinais são convertidos de digital para analógico e vice-versa para transmissão e recepção.

Padrões Wan

As WANs operam dentro do modelo OSI usando os níveis da camada 1 e da camada 2. A camada do enlace de dados e a camada física. Os protocolos da camada física descrevem como fornecer conexões elétricas, mecânicas e funcionais para os serviços fornecidos pelo ISP. A camada de link de dados define como os dados são encapsulados para transmissão para sites remotos.

Encapsulamento

Encapsulamento é o agrupamento de dados em um cabeçalho de protocolo específico. Lembre-se de que as WANs funcionam na camada física e na camada de enlace de dados do modelo osi e que os protocolos de camada superior, como IP, são encapsulados quando enviados pelo link da WAN. As interfaces seriais suportam uma ampla variedade de tipos de encapsulamento de WAN, que devem ser especificados manualmente. Esses tipos incluem SDLC, PPP, atraso de quadros etc. Independentemente do encapsulamento da WAN usado, ele deve ser idêntico nos dois lados do link ponto a ponto.

Comutação de pacotes e circuitos

Comutação de circuitos e comutação de pacotes são usados ​​em redes de alta capacidade.

A maioria das redes comutadas atualmente obtém dados através da rede.

através da comutação de pacotes.

A comutação de circuitos é mais confiável que a comutação de pacotes. A comutação de circuitos é antiga e cara, a comutação de pacotes é mais moderna.

Problemas gerais de roteamento

O que é um protocolo de roteamento?

Um protocolo de roteamento é um protocolo que especifica como os roteadores se comunicam e trocam informações em uma rede. Cada roteador tem conhecimento prévio de seus vizinhos imediatos e conhece a estrutura da topologia de rede. Os roteadores sabem disso porque o protocolo de roteamento compartilha essas informações.

Protocolo

O RIP (Routing Information Protocol) foi um dos protocolos mais utilizados em redes internas. Os roteadores usam o RIP para adaptar dinamicamente as alterações às conexões de rede e comunicar informações sobre quais redes os roteadores podem alcançar e a distância entre eles. Diz-se às vezes que RIP significa Rest in Pieces em referência à reputação do RIP de quebrar inesperadamente e tornar uma rede incapaz de funcionar.

Algoritmos de roteamento

Vetor de distância

Esse tipo de protocolo de roteamento exige que cada roteador simplesmente informe seus vizinhos de sua tabela de roteamento. O protocolo do vetor de distância também é conhecido como algoritmo bellman-ford.

Status do link

Esse tipo de protocolo de roteamento exige que cada roteador mantenha um mapa parcial da rede. O algoritmo do estado do link também é conhecido como algoritmo Dijkstra.

IGRP

O IGRP é um tipo de protocolo de roteamento vetorial por distância inventado pela Cisco usado para trocar dados de roteamento em um sistema autônomo. Os protocolos de vetor de distância medem distâncias e comparam rotas. Os roteadores que usam o vetor de distância devem enviar toda ou parte de sua tabela de roteamento em uma mensagem de atualização de roteamento em intervalos regulares para cada roteador vizinho.

Roteamento e roteamento

O que significa roteamento?

O roteamento é o processo de decidir como mover pacotes de uma rede para outra.

As instruções também conhecidas como rotas podem ser aprendidas por um roteador usando um protocolo de roteamento; as informações são passadas de um roteador para outro ao longo da rota do destino.

Direção IP

Cada máquina conectada à Internet possui um endereço IP atribuído. Um exemplo de um endereço IP seria 192.168.0.1. Os endereços IP são exibidos no formato decimal para facilitar a compreensão dos seres humanos, mas os computadores se comunicam em forma binária. Os quatro números que separam um endereço IP são chamados octetos. Cada posição consiste em oito bits. Quando somados, você obtém um endereço de 32 bits. O objetivo de cada octeto em um endereço IP é criar classes de endereços IP que podem ser atribuídos dentro de uma rede. Existem três classes principais que lidamos com as classes A, B e C. Os octetos de um endereço IP são divididos em duas partes, Rede e Host. Em um endereço de classe A, o primeiro octeto é a parte da rede, isso determina a qual rede o computador pertence, os últimos octetos do endereço são os hosts que pertencem à rede.

Rede secundária

A sub-rede permite criar várias redes dentro de um endereço de classe A, B ou C. O endereço de sub-rede é o endereço usado pela sua LAN. Em um endereço de rede da Classe C, ele teria uma máscara de sub-rede 255.255.255.0. Uma máscara de sub-rede identifica qual parte é a rede e qual é o host. Por exemplo, 192.168.6.15, o primeiro octeto de três octetos é o endereço de rede e o último octeto é o host (estação de trabalho). Uma rede é importante porque os gateways precisam encaminhar pacotes para outras LANS. Ao fornecer a cada NIC no gateway um endereço IP e uma máscara de sub-rede, ele permite que os gateways roteiem pacotes de LAN para LAN. Quando o pacote chega ao seu destino, o gateway usa os bits da parte da sub-rede do endereço IP para decidir qual LAN enviar os pacotes.

Circuito comutado de linhas alugadas

Uma rede comutada por circuito é aquela que estabelece um circuito (ou canal) dedicado entre nós e terminais antes que os usuários possam se comunicar. Estas são algumas terminologias associadas a uma rede de comutação de circuitos.

O Frame Relay é um serviço de telecomunicações projetado para transmissão de dados econômica entre redes de área local (LAN)

A interferência de frequência básica é um serviço usado por pequenas empresas para conectividade à Internet. Um BRI ISDN fornece dois canais digitais de 64 Kbps para o usuário.

A interface de velocidade primária (PRI) é um padrão de telecomunicações para o transporte de transmissões de voz e dados entre dois locais.

Todos os canais de dados e voz são ISDN e operam a 64kbit / s

Alteração de pacote

http://www.raduniversity.com/networks/2004/PacketSwitching/main.htm – _Toc80455261

A comutação de pacotes refere-se aos protocolos nos quais as mensagens são divididas em pequenos pacotes antes de serem enviadas. Cada pacote é transmitido pela Internet. No destino, os pacotes são remontados na mensagem original. A principal diferença na comutação de pacotes em relação à comutação de circuitos é que as linhas de comunicação não são dedicadas à passagem de mensagens da origem para o destino. Na comutação de pacotes, mensagens diferentes podem usar os mesmos recursos de rede no mesmo período de tempo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Asynchronous_Transfer_Mode

O modo de transferência assíncrona (ATM) é um relé celular, uma rede de comutação de pacotes e um protocolo que codifica dados em células pequenas e de tamanho fixo.

O ISDN é usado para transportar voz, dados, vídeo e imagens através de uma rede telefônica. ISDN significa serviços de rede digital integrados. O Isdn também fornece aos usuários uma largura de banda de 128 kbps. Isso é feito através do frame relay. O Frame Relay complementa e fornece um serviço entre o ISDN, que oferece largura de banda a 128 Kbps e o Modo de transferência assíncrona que funciona de maneira semelhante ao Frame Relay, mas a velocidades de 155.520 Mbps ou 622.080 Mbps. O Frame Relay é baseado na tecnologia de comutação Pacotes X.25 acima e usados ​​para transmitir sinais analógicos, como conversas telefônicas.

PSDN significa rede de dados com comutação de pacotes e é uma rede de comunicação de dados. As redes de comutação de pacotes não estabelecem um sinal de comunicação físico como o telefone público (rede de comutação de circuitos) Os pacotes são enviados por um comprimento fixo e atribuídos com uma fonte e um endereço de destino. Os pacotes dependem dos roteadores para ler o endereço e rotear os pacotes pela rede.

Serviços móveis e de banda larga

A linha de assinante digital (DSL) é usada principalmente para fornecer conexões de alta largura de banda para residências e pequenas empresas através de uma linha telefônica a cabo de cobre. Isso só pode ser alcançado se permanecer ao alcance da central telefônica. O DSL oferece velocidades de download de até 6 mbps, que permitem a transmissão contínua de vídeo, áudio e efeitos 3D. O DSL está configurado para substituir o ISDN e competir com o modem a cabo para fornecer multimídia às residências. O DSL funciona conectando sua linha telefônica ao escritório telefônico através de fios de cobre torcidos.

A linha de assinantes digitais assimétricos é mais comumente usada para usuários domésticos. Ele fornece alta velocidade de download, mas menor velocidade de upload. Com o ADSL, até 6,1 megabits por segundo de dados podem ser enviados a jusante e até 640 Kbps a montante.

http://en.wikipedia.org/wiki/Symmetric_Digital_Subscriber_Line

A linha de assinante digital simétrica é uma linha de assinante digital que é executada em um par de fios de cobre. A principal diferença entre ADSL e SDSL é a diferença nas velocidades de carregamento e descarregamento. O SDSL permite a mesma taxa de dados ascendente e decrescente que o ADSL ascendente pode ser muito lento.

(http://searchnetworking.techtarget.com/sDefinition/0),,sid7_gci558545,00.html

A linha de assinante digital de alta velocidade HDSL, uma das primeiras formas de DSL, é usada para transmissão digital de banda larga em um site corporativo e entre a companhia telefônica e um cliente. A principal característica do HDSL é que ele fornece a mesma largura de banda nas duas direções.

IDSL é um sistema no qual os dados são transmitidos a 128 Kbps em uma linha telefônica de cobre comum de um usuário para um destino através de transmissão digital.

O loop local permite que as operadoras se conectem diretamente ao consumidor por meio de loops de cobre locais e, em seguida, adicionem seus próprios equipamentos para oferecer banda larga e outros serviços. Esse processo envolve operadores que acessam prédios de câmbio locais para se conectarem a uma rede de linhas de cobre que os conectam a residências e empresas. BT é um exemplo de uma troca local. O loop local que conecta a central telefônica à maioria dos assinantes é capaz de transportar frequências muito além do limite superior de 3,4 kHz.

Benefícios do uso de DSL

O DSL pode fornecer transmissão praticamente instantânea de voz, dados e vídeo através de linhas telefônicas de cobre comuns. Uma conexão DSL pode eliminar atrasos, aguardando o download de informações e gráficos da Internet. Ele fornece aos usuários uma conexão à Internet de alta velocidade e econômica. Outro benefício é que uma conexão DSL está sempre online (como uma conexão LAN) sem tempo de espera para discar ou conectar.

Atualmente, existem mais de 10 milhões de conexões de banda larga no Reino Unido. Em dezembro de 2005, havia 9.792 milhões de conexões de banda larga no Reino Unido e a taxa média de uso de banda larga durante os três meses a dezembro era superior a 70.000 por semana.



This post first appeared on ASK ME ONLINE, please read the originial post: here

Share the post

Rede de longa distância (WAN)

×

Subscribe to Ask Me Online

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×