Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

História da tecnologia educacional

Não há evidências escritas que possam nos dizer exatamente quem cunhou a frase Tecnologia Educacional. Diferentes educadores, cientistas e filósofos, em diferentes intervalos de tempo, apresentaram diferentes definições de Tecnologia Educacional. A tecnologia educacional é um processo multifacetado e integrado que envolve pessoas, procedimentos, idéias, dispositivos e organização, em que a tecnologia de diferentes campos da ciência é fornecida de acordo com a necessidade e exigência da educação de implementar, avaliar e gerenciar soluções para problemas envolvidos em todos os aspectos da aprendizagem humana.

A tecnologia educacional, em termos gerais, passou por cinco etapas.

O primeiro estágio da tecnologia educacional é combinado com o uso de recursos como gráficos, mapas, símbolos, modelos, amostras e materiais de concreto. O termo tecnologia educacional foi usado como sinônimo de auxílio audiovisual.

O segundo estágio da tecnologia educacional está associado à & # 39; revolução eletrônica & # 39; com a introdução e estabelecimento de hardware e software sofisticados. O uso de vários recursos audiovisuais, como projetor, lanternas mágicas, gravador, rádio e televisão, trouxe uma mudança revolucionária no cenário educacional. Consequentemente, o conceito de tecnologia educacional foi adotado em termos desses sofisticados instrumentos e equipamentos para a efetiva apresentação de materiais instrucionais.

O terceiro estágio da tecnologia educacional está ligado ao desenvolvimento da mídia, que por sua vez levou a uma "revolução da comunicação" para fins educacionais. A Instrução Assistida por Computador (CAI) usada para educação desde a década de 1950 também se tornou popular durante essa época.

O quarto estágio da tecnologia educacional é discernível pelo processo individualizado de instrução. A invenção da aprendizagem programada e da instrução programada forneceu uma nova dimensão à tecnologia educacional. Surgiu um sistema de auto-aprendizado baseado em materiais auto-instrucionais e máquinas de ensino.

O mais recente conceito de tecnologia educacional é influenciado pelo conceito de engenharia de sistemas ou abordagem de sistemas que se concentra em laboratórios de idiomas, máquinas de ensino, instruções programadas, tecnologias multimídia e o uso do computador nas instruções. De acordo com isso, a tecnologia educacional é uma maneira sistemática de projetar, realizar e avaliar o processo total de ensino e aprendizagem em termos de objetivos específicos baseados em pesquisa.

Tecnologia educacional durante a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro

A tecnologia educacional, apesar da incerteza da origem do termo, remonta ao período da periodização do sistema de três idades da pré-história humana; ou seja, a Idade da Pedra, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro.

Durante a Idade da Pedra, a ignição de pedras para esfregar fogo, a fabricação de várias armas e utensílios feitos à mão a partir de pedras e a prática de roupas foram alguns dos desenvolvimentos tecnológicos simples de extrema importância. Uma fração do pessoal da Idade da Pedra desenvolveu a tecnologia de navios de canoa em altura para migrar de um lugar para outro através do oceano, através do qual eles desenvolveram sua primeira educação informal sobre o conhecimento das correntes oceânicas, condições Clima, prática de navegação, navegação astronômica e estrelas. mapas Durante o período posterior da Idade da Pedra (período neolítico), para a prática agrícola, ferramentas de pedra polida foram feitas a partir de uma variedade de rochas duras que cavavam túneis subterrâneos, o que pode ser considerado como os primeiros passos na tecnologia de mineração Os eixos polidos eram tão eficazes que, mesmo após o aparecimento de bronze e ferro; as pessoas o usavam para derrubar florestas e estabelecer culturas agrícolas.

Embora as culturas da Idade da Pedra não tenham deixado registros escritos, evidências arqueológicas demonstraram sua mudança da vida nômade para assentamentos agrícolas. Ferramentas antigas preservadas em diferentes museus, pinturas rupestres como a Caverna de Altamira na Espanha e outras obras de arte pré-históricas, como a Vênus de Willendorf, a Deusa Mãe de Laussel, França, etc. Estas são algumas das evidências a favor de suas culturas.

A Revolução Neolítica da Idade da Pedra resultou no surgimento da Idade do Bronze com o desenvolvimento da agricultura, a domesticação de animais e a adoção de assentamentos permanentes. Para essas práticas, o pessoal da Idade do Bronze desenvolveu ainda mais a fundição de metais, com cobre e posteriormente bronze, uma liga de estanho e cobre, como materiais de sua escolha.

O povo da Idade do Ferro substituiu o bronze e desenvolveu o conhecimento da tecnologia de fundição de ferro para reduzir o custo de vida, uma vez que os utensílios de ferro eram mais fortes e mais baratos que os equivalentes ao bronze. Em muitas culturas eurasiáticas, a Idade do Ferro foi o último período antes do desenvolvimento de roteiros escritos.

Tecnologia educacional durante o período de civilizações antigas.

De acordo com Paul Saettler, 2004, a tecnologia educacional remonta ao tempo em que os padres tribais sistematizaram corpos de conhecimento e culturas antigas inventaram pictogramas ou sinais para registrar e transmitir informações. Em cada estágio da civilização humana, é possível encontrar uma técnica instrucional ou um conjunto de procedimentos destinados a implementar uma cultura específica que também foi apoiada por várias investigações e evidências. Quanto mais avançada a cultura, mais complexa é a tecnologia instrucional projetada para refletir formas particulares de comportamento individual e social projetada para liderar uma sociedade educada. Durante séculos, todas as mudanças significativas nos valores, metas ou objetivos educacionais levaram a várias tecnologias instrucionais.

Os maiores avanços em tecnologia e engenharia vieram com o surgimento de civilizações antigas. Esses avanços estimularam e educaram outras sociedades no mundo a adotar novas formas de vida e governança.

A civilização do Vale do Indo era uma civilização da Idade do Bronze que estava na região noroeste do subcontinente indiano. A civilização floresceu principalmente em torno da bacia do rio Indus Indus e da região de Punjab, estendendo-se ao vale do rio Ghaggar-Hakra e ao Ganges-Yamuna Doab (a maior parte no atual Paquistão e nos estados ocidentais de a atualidade). Índia, bem como uma parte da civilização que se estende ao sudeste do Afeganistão e à parte oriental do Baluchistão, Irã).

Há uma controvérsia a longo prazo para ter certeza sobre o idioma falado pelo povo de Harappan. Sua escrita deve parecer pelo menos um roteiro pictográfico. O script parece ter cerca de 400 sinais básicos, com muitas variações. As pessoas escrevem seus scripts com o endereço geralmente da direita para a esquerda. A maior parte da escrita foi encontrada em selos e selos que provavelmente foram usados ​​no comércio e no trabalho oficial e administrativo.

O povo de Harappan tinha o conhecimento de ferramentas de medição de comprimento, massa e tempo. Eles foram os primeiros do mundo a desenvolver um sistema de pesos e medidas uniformes.

Em um estudo realizado por P. N. Rao et al. Em 2009, publicado na Science, os cientistas da computação descobriram que o padrão do script Indus é mais próximo do das palavras faladas, o que apóia a hipótese proposta de que ele codifica um idioma desconhecido.

De acordo com a civilização chinesa, algumas das principais ofertas tecnológicas da China incluem papel, detectores sismológicos iniciais, papel higiênico, fósforos, arado de ferro, semeadora de tubos múltiplos, ponte suspensa, carrinho de mão, pára-quedas, gás natural como combustível, bússola magnética, mapa em alto relevo, o alto-forno, a hélice, a besta, o carro que aponta para o sul e a pólvora. Com a invenção do papel, eles deram o primeiro passo para o desenvolvimento da tecnologia educacional, cultivando diferentes produtos de papel artesanal como mídia visual.

A antiga língua egípcia já foi uma das línguas mais antigas e usadas no mundo. Seu roteiro era composto de imagens de coisas reais, como pássaros, animais, ferramentas diferentes etc. Essas imagens são chamadas popularmente de hieróglifos. Sua linguagem foi formada por mais de 500 hieróglifos, conhecidos como hieróglifos. Nos monumentos ou tumbas de pedra que mais tarde foram descobertos e resgatados, há evidências da existência de muitas formas de hieróglifos artísticos no antigo Egito.

Tecnologia educacional durante o período medieval e moderno

O processo de fabricação de papel e celulose que foi desenvolvido na China no início do século II dC. C. levou para o Oriente Médio e se espalhou para o Mediterrâneo por conquistas muçulmanas. As evidências sustentam que uma fábrica de papel também foi estabelecida na Sicília no século XII. A descoberta da roda giratória aumentou muito a produtividade do processo de fabricação de fios e, quando Lynn White adicionou a roda giratória com uma oferta crescente de trapos, isso levou à produção de papel barato, que foi o principal fator no desenvolvimento da tecnologia de impressão .

A invenção da prensa de impressão ocorreu em aproximadamente 1450 dC por Johannes Gutenburg, um inventor alemão. A invenção da prensa de impressão foi um fator de desenvolvimento importante na história da tecnologia educacional para transmitir instruções de acordo com a necessidade da sociedade culta de tecnologia complexa e avançada.

Nas fases pré-industriais, enquanto a indústria era simplesmente trabalho manual em nível artesanal, os processos instrucionais eram amplamente baseados em coisas simples, como o quadro-negro, o livro de buzinas, o quadro-negro e o giz. Estava limitado a um único livro com algumas ilustrações. A tecnologia educacional foi considerada sinônimo de auxílios simples, como fotos e imagens.

O ano de 1873 pode ser considerado um marco nos primórdios da história da tecnologia educacional ou da educação audiovisual. Uma exposição internacional foi realizada em Viena, na qual uma escola americana conquistou a admiração de educadores pela exibição de mapas, figuras, livros didáticos e outros equipamentos.

Maria Montessori (1870-1952), educadora infantil de renome internacional e criadora do Método Montessori, exerceu um impacto dinâmico na tecnologia educacional através do desenvolvimento de materiais qualificados, projetados para fornecer a sequência de disciplinas apropriada para cada aluno. A moderna tecnologia educacional sugere muitas extensões da ideia de Montessori de um ambiente centrado na criança.

Em 1833, o design de Charles Babbage de um dispositivo de computação de uso geral lançou as bases do computador moderno e, em 1943, a primeira máquina de computador de acordo com o design foi construída pela International Business Machines Corporation nos EUA. UU. O.K. Ele desenvolveu a instrução assistida por computador (CAI), na qual o computador funciona essencialmente como tutor, bem como o escritor do tipo de conversa. Moore em 1966. Desde 1974, os computadores têm sido usados ​​de maneira interessante na educação em escolas, faculdades e universidades.

No início do século XIX, houve mudanças notáveis ​​no campo da educação. A British Broadcasting Corporation (BBC), desde o início das transmissões escolares em 1920, manteve um ritmo acelerado para dar uma contribuição sólida à educação formal. Nos Estados Unidos, em 1952, 20 estados dispunham de transmissão educacional. Paralelamente a esse período, aproximadamente 98% das escolas no Reino Unido estavam equipadas com rádios e havia programas diários regulares.

Sidney L. Pressey, psicólogo da Universidade Estadual de Ohio, desenvolveu uma máquina autodidata chamada "Battery Tutor" em 1920. No entanto, o professor Skinner, em seu famoso artigo "Aprendendo Ciências e a Arte de Ensinar" publicado em 1945, solicitou o pedido. do conhecimento derivado da psicologia comportamental aos procedimentos de classe e dispositivos de ensino automatizados sugeridos como um meio para fazê-lo.

Embora o primeiro uso prático das transmissões regulares de televisão tenha sido na Alemanha em 1929 e em 1936 os Jogos Olímpicos de Berlim tenham sido transmitidos através de estações de televisão em Berlim, a televisão em circuito aberto começou a ser usada principalmente para transmitir programas de entretenimento na Alemanha. 1950. Desde 1960, a televisão é usada para fins educacionais.

Em 1950, Brynmor, na Inglaterra, usou as etapas da tecnologia educacional pela primeira vez. Deve-se notar que em 1960, como resultado da revolução industrial nos Estados Unidos e na Rússia, outros países também começaram a fazer progressos no campo da tecnologia educacional. Dessa maneira, o início da tecnologia educacional ocorreu em 1960 nos Estados Unidos e na Rússia e chegou agora à Inglaterra, Europa e Índia.

Durante a década de 1950, a nova tecnocracia atraiu a atenção para a educação quando houve uma grande escassez de professores nos Estados Unidos e, portanto, sentiu uma necessidade urgente de tecnologia educacional. O Dr. Alvin C. Eurich e um pouco mais tarde seu associado, o Dr. Alexander J. Stoddard, introduziram a tecnologia de produção em massa nos Estados Unidos.

O ensino em equipe teve origem nos Estados Unidos em meados da década de 1950 e começou pela primeira vez em 1955 na Universidade de Harvard, como parte do plano de estágio.

Em 1956, Benjamin Bloom, dos EUA. UU. Ele introduziu a taxonomia dos objetivos educacionais através de sua publicação "A taxonomia dos objetivos educacionais, a classificação dos objetivos educacionais, Manual I: domínio cognitivo".

Em 1961, a técnica de micro ensino foi adotada pela primeira vez por Dwight W. Allen e seus colegas de trabalho na Universidade de Stanford, nos EUA. UU.

A eletrônica é a principal tecnologia desenvolvida no início do século XXI. O acesso à Internet em banda larga tornou-se popular e ocupou quase todos os escritórios e sites educacionais importantes, e até em lugares comuns nos países desenvolvidos, com a vantagem de conectar computadores domésticos a bibliotecas de música e telefones celulares.

É provável que a sala de aula de hoje seja um laboratório de tecnologia, uma sala com fileiras de alunos usando laptops, desktops, notebooks ou com conexão à Internet habilitada para Wi-Fi, ou talvez os alunos frequentem uma videoconferência ou sala de aula virtual ou eles podem estar ouvindo um podcast ou participando de uma videoconferência. As rápidas mudanças tecnológicas no campo da educação criaram novas formas de ensino e aprendizagem. As mudanças tecnológicas também motivaram os professores a acessar uma variedade de informações em todo o mundo através da Internet, melhorar suas lições e torná-los profissionais competentes em sua área de interesse. Ao mesmo tempo, os alunos podem usar vastos recursos da Internet para enriquecer sua experiência de aprendizado para lidar com as novas tendências da sociedade. Hoje, alunos e professores participam de seminários, conferências, workshops nacionais e internacionais, usando recursos de tecnologia multimídia como o PowerPoint e até mesmo seguem uma variedade de cursos importantes de sua escolha no modo à distância, por meio de métodos de aprendizado em linha. As instalações de aprendizado on-line abriram um número infinito de portas para os alunos de hoje tornarem suas vidas mais felizes do que nunca.



This post first appeared on ASK ME ONLINE, please read the originial post: here

Share the post

História da tecnologia educacional

×

Subscribe to Ask Me Online

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×