Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Londres & Manchester - Parte II

Boa noite, cuties!

Procurando informações sobre a deliciosa gastronomia inglesa, hotéis super econômicos e passeios paradisíacos em Manchester? Ok, não temos nada assim para informar. Mas temos muitas dicas que podem te ajudar a aproveitar melhor sua estadia nesta cidade cheia de segredinhos, lugares super descolados escondidos e muita coisa interessante para ver e sentir. Bem vindo a parte II do nosso tour por Londres e Manchester!




Onde comer?

Em Manchester come-se barato. E mal. Em geral, Eles fazem um café da manhã reforçado – com bacon, ovos, frituras mil e feijão (sim, um feijão adocicado, diferente daquele que costumamos ver nos EUA). No almoço, um sanduíche é suficiente para um habitante padrão. Há também algumas opções de saladas, pizzas e sopas. E claro, em qualquer lugar que você vá, sempre haverá o carrro chefe: Fish and Chips (peixe com batatas frias servido com molho tártaro e uma espécie de purê de ervilha, que é muito bom, na verdade). Em qualquer lugar pela Cidade, você faz uma refeição entre £5.00 a £8.00. Mas não esere grandes coisas: gordura em excesso e sabor em escassez. Espalhadas pela cidade há várias lanchonetes e cafés como Café Nerd e Starbucks, que te salvam na hora da dúvida e oferecem wi-fi grátis!

Cafè Nerd: Lanches gostosos e wi-fi grátis num Starbucks de pobre
(pobre inglês, não se iluda!)


Certezas da vida: se você for para o Reino Unido você comerá batatas.
Muitas batatas!!


À noite, todo mundo está mais relaxado, há mais tempo, e aí começam a aparecer algumas opções mais interessantes para comer. Os preços acompanham a melhoria da qualidade, claro! Mas nada que assuste. Se você curte comida oriental, tem que visitar Chinatown com diversas opções chinesas, japonesas e tailandesas. 

Chinatown: temperos e aromas incríveis


Há na cidade também ótimos restaurantes como o Hawksmoor (super caro, mas uma carne maravilhosa) e o The Pasta Factory (italiano amigável, sem grandes novidades - ruins - para o paladar brasileiro). Chamo atenção para um restaurante indiano maravilhoso chamado Zouk. Minha melhor refeição na Inglaterra. Não sei o que comi, pois nosso amigo Kapil que pediu para nós. Se você não curte pimenta, peça pratos específicos, pois o padrão é bem apimentado.

Baladinhas

Para quem vai achando que vai encontrar a Madchester dos anos 80 que vai te oferecer a cena cultural mais insólita de UK, um aviso. "Easy tiger!" A cidade de domingo a quarta é um marasmo. Quinta-feira, alguns pubs e clubs começam suas atividades e fecham mais tarde. Mas, universalmente, dia de maldade é sexta-feira mesmo!!!  No fim de semana, a cidade se transforma. Ninguém na rua durante o dia no sábado e domingo de manhã, porque o estava mundo se acabando nos clubs até umas 02 da manhã!! Sim, eles omeçam a beber mais cedo e lá pelas duas o inglês e seus amigos internacionais estão completamente “wasted”. O frio também barra uma noitada "à carioca", no estilo “pro o dia nascer feliz”. Enfim, uma moda na cidade tem sido ver bandas covers de todos os tipos. Não cheguei a ver nenhum show deste tipo, mas meus amigos viram e disseram que é muuuito bom (Afff... baixou o Silvio Santos agora)! 

Como recomendação, eu destaco a FAC251, na FirstStree, há uns 20 minutos à pé do campus. Três ambientes, variando entre indie, R&B e uma tecnera boa pacas (house, principalmente). Em geral os clubs seguem esta tendência com vários ambientes: é muito comum locais que tocam música latina. Fui em uma que tocou Hot Hot Hot e todo mundo enlouqueceu...kkkk É engraçado, mas não é muito minha levada! rsrs

Outra dica para quem curte bandas alternativas é o Manchester Academy. A casa fica localizada no campus, logo após o prédio principal da faculdade, dentro do prédio do Student´s Union. Quando a gente vê aquele prédio lindo de três andares, com um pub chiquérrimo, restaurante super bacana, ginásio, etc. e lembra do D.A. das nossas faculdades no Brasil dá vontade até de chorar... Mas, voltando às dicas, vá até lá e acompanhe o calendário de shows. Bandas como Daughter (que eu amo demais), Ladyhawke e Kaskade  vão tocar lá ainda este ano. Muito legal!

Happy Hour no Student´s Union!
Com um D.A destes dá até mais vontade de estudar.
E na hora de voltar da balada? Não esquente! A cidade tem Uber e na porta dos clubs não faltam taxis. Minha experiência pelo menos foi esta (não sei se saía cedo ou tinha sorte). 

Mas vamos falar dos pubs que são um capítulo à parte. Vou preparar um texto especial sobre alguns aspectos culturais, mas no que diz respeito ao ambiente em si, não tem como negar que é onde você realmente se sente mais em contato com a realidade britânica. Você encontra pubs com uma vibe mais estilosa e moderna, mas os meus favoritos são aqueles bem tradicionais (geralmente apinhados de gente), com o famoso Last Call (sininho que avisa que vc pode pedir a última rodada, tomar e sair em 10 minutos). 

Geralmente, você pede a cerveja diretamente no balcão, paga e leva para mesa. Pode pedir para provar alguma em especial, sem problemas. Um pint de cerveja (um copo de 568 ml ou 20oz, segundo regras do governo - tem regra até pra isso kkkk) custa em média £3.00. Se quiser algo para comer, informe o número da mesa e eles levam para vc. Agora, não vá esperando grandes coisas: para quem curte cervejas artesanais, saborosas, encorpadas, cheias de estilo, vai se decepcionar com a “leveza” do produto inglês (estou sendo gentil para não dizer que ela é aguada).  O interessante é que eles também bebem como se fosse água. Enquanto você está lá, degustando um copo, o cara mais sério da classe já bebeu três. Aí você entende a taxa de consumo de álcool dos súditos da Rainha Elizabeth. Curiosamente, uma das melhores cervejas que bebi lá se chamava "Espírito de Carnaval"! kkkkk


Dica útil: não chegue lá pedindo uma Weiss. Eles não têm a menor ideia do que seria isso e te trazem vinho (wine), como se você não soubesse falar inglês. Assim, se curtir este tipo de bebida peça por uma wheat beer. São bem gostosinhas por sinal.

Gorjetas

Este assunto é sempre polêmico. Em geral os brasileiros são meio distraídos com relação a este quesito. Pessoalmente acho uma forma gentil de agradecer um bom serviço. As leis trabalhistas no Reino Unidos são bem diferentes de seus brothers americanos, então eles não se importam tanto com as tips. Em bares e restaurantes, costumo dar 10%. Cuidado, já fui em restaurantes que eles sugerem absurdos 25% de gorjeta. Preste atenção! No hotel, não é comum dar gorjetas, especialmente se vc estiver em uma viagem de negócios. Se quiser fazer uma média com os funcionários, £2.00 por dia está de bom tamanho. No taxi, às vezes dava gorjeta como forma de arredondar a conta, mas só se o taxista fosse gente boa.

Onde ficar?

Quem vem sangrando depois de uma estadia em Londres, chega em Manchester sentindo-se no céu. Bons hotéis, com café da manhã completíssimo, quartos amplos e preços “administráveis”. Estamos falando em Libra esterlina, a palavra “barato” não será encontrada em nenhum de nossos posts.
O ideal é tentar situar-se próximo ao metrô, que te dá bastante mobilidade. A cidade também não é tão grande assim. Com disposição e um pouco tempo você vai para vários lugares a pé. Eu fiquei hospedada no Innside Meliá, na First Street, localizado próximo ao distrito especializado em “Diversão” (juro que foi sem querer).  
Fiquei muito satisfeita com o hotel. Sou suspeita, pois sou velha cliente da rede de hotéis e costumo ter ótima experiência com eles. O Innside é um hotel bem moderno. Os quartos não são muito amplos, mas possuem instalações novas e decoração elegante. Limpo, bem localizado (estação do metrô na esquina) e muito calmo (dá para dormir tranquilamente). O serviço de quarto é maravilhoso: sobremesas viciantes e refeições saborosas, que giram em torno de £12,00. Ponto positivo também para o café da manhã. Experimente o chá Citrus. É transcendental! Por outro lado, não espere frescuras. Não há carregador para suas malas, o serviço de quarto passa de manhã e se vc dormir até tarde, vc perde a limpeza. Não há gavetas nos quartos, o que atrapalha bastante quando a gente está com muita bagagem. Mas vamos combinar que isso é meio frescura minha, vai...rsrsrs



Conversando com amigos, tenho outras, ainda, outras recomendações, como o Hotel Macdonald. Ele fica a aproximadamente 25 minutos do prédio principal da Universidade, cujo campus é razoavelmente grande. Tem café da manhã excelente e boas instalações. No geral, acredito que apresenta uma melhor relação custo-benefício.


Atrações


Manchester não é uma cidade exatamente turística, como se pode imaginar. Mas, culturalmente, há uma série de locais interessantes que merecem uma visita.



Um dos locais mais famosos é o Museum of Science and Industry, localizado na Liverpool Road, . O museu tem instalações super interessantes e interativas, demonstrando com muitos detalhes funcionamento de máquinas e a fazendo uma viagem à era da Revolução Industrial. Fica aberto das 10h00 às 17h00, todos os dias. Acredito que seja um dos passeios mais legais da cidade, famosa por ser um dos grandes pólos industriais daquele período em função da existência de ferrovias e das condições excelentes para manufatura do algodão (a cidade chegou a dominar 80% da produção de têxteis no mundo).

O Museu da Universidade de Manchester é um outro passeio recomendado. Fica localizado no prédio principal da instituição, na Oxford Street, já dentro do campus. Seu horário de funcionamento é 10h00 às 17h00. A entrada é franca (Viva!) Com instalações modestas, mas um acervo bem interessante, você encontrará uma série de vídeos ao longo do tour que ajudam a compreender melhor as peças apresentadas. A ideia é demonstrar os grandes feitos da universidade ao longo dos anos, especialmente no campo da arqueologia e assuntos ambientais em geral. Bem simpático o local.



Quando o assunto é compras, meu orçamento me levou à região de Arndale, um importante centro comercial da cidade. No local há o Arndale Mall, com inúmeras lojas e restaurantes. Mas vá cedo. O shopping e o centro em geral fecham às 19h00, restando apenas alguns pubs e restaurantes abertos depois deste horário. Se você pretende seguir para Londres depois, dê preferência por fazer suas compras por aqui. Os preços são ligeiramente mais baixos do que na capital.


Para os amantes da música, vale tirar uma foto na falecida Haçienda, onde grandes nomes da famosa Madchester costumavam se apresentar (Oasis, New Order, The Smiths etc.). Hoje, a casa noturna não existe mais, mas me deu uma emoçãozinha passar por lá, confesso.

Passagem obrigatória é fazer um tour pela prefeitura e arredores. O belíssimo prédio histórico de estilo gótico vitoriano,que foi utilizado como locação nos filmes de Sherlock Holmes, possui um interessante acervo de painéis e esculturas. E rende belas fotos para o instagram kkkk (menos as minhas, as quais tirei a noite, mas beleza). Outro must seen é a lindíssima John Rylands Library, biblioteca pública que foi aberta pra visitação em 1900, localizada em Deansgate e fica aberta do meio dia às 17h00. Vale a pena a visita.

A arquitetura de Manchester merece uma atenção especial. Diferentemente de Londres, que segue um padrão coeso e homogêneo na maior parte da cidade, Manchester apresenta uma deliciosa profusão de estilos: em meio à prédios históricos, de influência gótica e townhouses em estilo vitoriano, você se maravilha com obras pós-modernas, repletas de vidro e formas fluídas, tudo se complementando e convivendo em uma estranha harmonia.

O centro da cidade é um belo exemplo desta mistura. Mas, infelizmente, a pós-modernidade das construções não foi exatamente proposital. Em 1996, o grupo de radical Exército Republicano Irlandês (IRA), colocou uma bomba em uma das ruas do centro da cidade, destruindo-o totalmente. Felizmente, a ação da polícia foi rápida, conseguindo evacuar o local a tempo. Os poucos habitantes que foram atingidos foram prontamente atendidos pelos paramédicos, não resultando, o incidente, em nenhuma vítima fatal. Ao lado da bomba havia uma caixa de correio que permanece lá, intacta, até hoje. Todo o restante foi reconstruído com muito luxo e estilo, constituindo em um delicioso local para um happy hour mais sofisticado e compras em casas como Armani e Chanel. Veja abaixo as imagens da explosão e o que restou depois e o novo centro totalmente restaurado.  



Novo centro da cidade:
 a união entre o moderno e o vitoriano que funciona muito bem
Beetham Tower: o prédio dos ventos uivantes



This post first appeared on Cult & Cutie, please read the originial post: here

Share the post

Londres & Manchester - Parte II

×

Subscribe to Cult & Cutie

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×