Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Planejando sua viagem - Parte I

Agência de Turismo ou por conta própria?

Boa noite, cults!
Hoje eu estou numa vibe mochileira, então decidi compartilhar com vcs alguns posts sobre viagens. Ao longo do mês vou falar um pouco sobre o processo de planejamento, o que faço para economizar uns trocados, os aplicativos que uso, etc. Espero que possa ajudar!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nada melhor do que garantir o sucesso da sua viagem através de um bom planejamento. Assim, como sou apaixonada pelo tema e tenho uma pequena experiência pelas estradas da vida, desenvolvi um sistema de planejamento ninja, para não correr o risco de dar nada errado. Você não precisa chegar a este nível de bitolamento. A não ser que você seja a Mônica do Friends, não precisará de tantos detalhes. De qualquer forma, vou compartilhar aqui, um pequeno guia usado em minhas viagens mais elaboradas, começando hoje pela decisão número 1: contratar uma agência de viagens ou fazer tudo sozinho?

No entanto, se você, como eu, às vezes descobre, às 18h00 de um dia, que viajará às 04h00 do dia seguinte, não se sinta esquecido. Sei exatamente como é esta sensação de: "Putz, F***!" Para isso recomendo o post Em caso de emergência, com meu passo a passo para viagens rápidas.

Bem, vamos lá, sem desespero! 



1) Agências de Turismo: contratar ou não? Eis a questão!

O primeiro passo que costumo dar para iniciar o planejamento é fazer uma ponderação: o que é melhor? Organizar sozinha a viagem ou optar pela contratação uma agência de turismo? Já tive experiências boas e ruins em ambos casos, então, no meu entendimento, depende um pouco de sorte. Regra geral (até por ser meio controladora) prefiro fazer meu próprio roteiro, suando a camisa sozinha, do que pedir ajuda aos profissionais especializados. Isso me dá uma maior sensação de liberdade e, não raro, consigo economizar alguns reais. Mas é um processo que exige um tempo grande, alguma experiência e uma boa dose de paciência para os momentos em que as coisas que dão errado. Neste aspecto, não há comparação: sempre é melhor ter a assessoria de uma agência. Você fica livre para preocupar-se, por exemplo, com o look que vai usar naquele incrível Jantar Gótico Psicodélico dos Anos 50, enquanto os profissionais experientes correm atrás do prejuízo para garantir a sua tranquilidade. Enfim, deixo como sugestão um pequeno check list para ajuda-lo neste processo de decisão.

1- Você tem liberdade para escolher o dia de sua viagem?

O uso dos vôos fretados pelas agências pode baratear bastante o passeio, mas eles saem em dias específicos. Além disso, é bom ficar preparado e não esperar grande coisa: às vezes as aeronaves são um pouco diferentes daquelas utilizadas em vôos de carreira das grandes companhias de viagem, usando modelos mais antigos (ainda que seguros). Não se decepcione se este for o seu caso.

2 - Você domina o idioma de seu destino? Já viajou anteriormente para o exterior?

Em geral, não há mistérios em sair do país. Algumas pessoas, no entanto, (principalmente aquelas que não tem hábito de viajar de avião) podem ficar um pouco perdidas no momento de ganhar o mundo pela primeira vez, principalmente se não dominam o idioma do destino. Para evitar esta insegurança inicial e perfeitamente normal, pode ser útil realizar sua primeira viagem com uma agência de turismo, contando com guias que darão todo o apoio no local. Além disso, muitas vezes as empresas organizam grupos para realizar os passeios. Desta forma, além de fazer novas amizades, você poderá sentir-se mais "acolhido" e menos só ( uma vez que está distante de sua terra natal). 

3 - Você tem uma rotina padrão? Gosta/tem ânimo para acordar cedo? Vai viajar com crianças?

É sempre importante lembrar que as viagens com grupo, costumam ter horários rígidos (até para dar tempo de cumprir toda a programação) e quem não segue o fluxo pode ficar para a trás (ou ficar mal-humorado). Assim, se vc tem um timing diferenciado, gostando de acordar às 13h00, tem que tomar banho 7 vezes por dia, precisa fazer uma sesta pós-almoço, enfim, possui uma rotina só sua, fique atento para não enlouquecer (ou enlouquecer seus guias). Neste caso, para não sentir que seu relógio biológico está sendo "violentado", nem sentir-se refém do relógio alheio, considere estruturar seu passeio sozinho. O fato de viajar com crianças é questão importante: como elas possuem suas pequenas particularidade (trocas, mamadas, cochilo) também recomendamos fazer carreira solo.


Enfim, se você considerou estes aspectos e decidiu arriscar e seguir seu próprio caminho, vá em frente, pequeno gafanhoto! A liberdade não tem preço! Para isso, recomendo dar uma olhadinha nos próximos posts, para conferir como costumo organizar minhas viagens.

Pórem, se vc prefere a segurança e comodidade das agências, lembre-se de, antes de contrata-la, pesquisar sobre a qualidade do serviço prestado com amigos e conhecidos e na própria internet. Além disso, procure projetar os custos das viagens em ambas situações. Algumas vezes, a diferença de preço é bastante expressiva, em outras, além do sacrifício de organizar tudo, a diferença é irrisória. Fique atento!


Ok, por hoje é só! Em breve apresentarei o passo a passo do planejamento de viagem por conta própria, indicando alguns aplicativos interessantes que podem auxiliar na empreitada!

Bons ventos!





This post first appeared on Cult & Cutie, please read the originial post: here

Share the post

Planejando sua viagem - Parte I

×

Subscribe to Cult & Cutie

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×