Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Janela Indiscreta


A nova onda que veio com Tudo e perpetuou na vida daqueles nascidos ou participantes ativos da nova era virtual, é o compartilhamento da própria vida nas redes sociais, sites afins, blogs, web blogs, entre outros.

Com a popularização da internet presente em tablets, celulares, smartphones, relógios, câmeras, a moda é compartilhar. E compartilha-se tudo, do que vai comer, ao que vai vestir, ao garoto ou garota que vai pegar.

A liberdade de expressar opiniões, a possibilidade de falar e falar e falar, e postar mais um pouco, mergulhou essa nova geração em uma liberação da vida privada. Vida privada? O que é vida privada? Ela não se estende mais ao que acontece entre quatro paredes, às viagens, aos sentimentos, às relações. Tudo esta exposto, no preto, no branco, no colorido, com a opção de curtir e compartilhar, por favor. Tudo na maior indiscrição, com muitos detalhes!

Crianças de 8 anos que trocaram as bonecas, o carrinho, as rodinhas, pelo computador. Jovens que expõe sua vida com irresponsabilidade para qualquer estranho que faça parte (ou não) da sua extensa lista de amigos do facebook ou seguidores do twitter. 

Hoje, utiliza-se o mural do face para lavar roupa suja, para pedir beijos, para dizer que ama, para dizer que quer, que não quer, que gostou. Para falar da vida alheia (e marcar a pessoa para que ela saiba que estão falando dela), para disseminar fofocas, piadinhas, enaltecer ídolos, minimizar valores, ficar viciados nos joguinhos online e escrever MUITO errado, com bastantes abreviações e emoticons.

Eu não estou aqui como uma moralista que quer o fim das redes sociais e do compartilhamento maciço de informações. Eu faço parte dessa nova era conectada, mas é preciso moderação, educação, respeito, tolerância e equilíbrio. Crianças precisam sim ser fiscalizadas, adolescentes e jovens precisam conhecer os limites, adultos precisam saber até onde ir. 

É preciso entender que no mundo virtual, o mal é tão real quando no mundo físico, que nossa vida e a vida dos outros não precisa e nem deve ser exposta a cada segundo. Que nada é mais gostoso do que se reunir com amigos reais, olhar no olho, conversar horas a fio e tomar uma boa taça de vinho (ou cerveja, ou suco, ou café...).

Internet é maravilhosa, é divertida, é instrutiva, mas como tudo na vida, deve ser usada com moderação. 




This post first appeared on Blogger, please read the originial post: here

Share the post

Janela Indiscreta

×

Subscribe to Blogger

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×