Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rituais

"Existem noites em que os lobos ficam em silêncio, e apenas a lua uiva."

George Carlin






Luar, luar,

Toma o teu ar,

Deixa a minha menina

Crescer e medrar.



Lua, Luar

Toma lá esta menina

Ajuda-ma a criar

Tu és a Mãe, eu sou a ama

Cria-o tu que eu lhe dou mama








( Fotos de MD Roque, 5-3-2015)


"Anda cá ver", chamou ele da janela de trás. Eu estava na cozinha à volta dos tachos no ritual diário das sete da noite, enquanto olhava pela ampla janela o fogaréu que o pôr do sol acendera lá ao fundo e sorria, como sempre sorrio à beleza de um momento que gostaria de poder imortalizar fora das minhas recordações.

Apaguei o fogo que ateara no fogão e fui lá atrás ver. 

Subindo alegremente por detrás dos prédios no lusco fusco dum céu cinzento-azulado, a lua brilhava radiante, brincando com as meninas dos olhos que se contraíam   à luz.

Sorri de novo à lembrança de outras meninas e às palavras da minha Mãe.

"A menina está com a lua" disse ela enquanto a pequenina revirava os olhos no seu cândido sono. " Lembras-te como é ? Como a Avó Júlia ofertava as crianças à Lua? Tens que o fazer numa noite de Lua Cheia" 

Lembrava-me bem. A varanda comprida, a luz apagada, a noite escura. Só nós as mulheres, a criança e a lua. Não era coisa para homens, eles não podem porque só plantam não criam, não têm ventre fértil.
Lembro-me da Bisavó pegar o Menino nos braços, levantá-los  e a ele à lua e proferir palavras que aprendera com quem aprendera de quem já tinha aprendido.



Luar, luar,
Toma o teu ar,
Deixa o meu Menino
Crescer e medrar.



Lua, Luar
Toma lá este Menino
Ajuda-mo a criar
Tu és a Mãe, eu sou a ama



Cria-o tu que eu lhe dou mama


Lembro-me do silêncio, do jogo de sombras e luz que a Lua pintou na figura da Bisavó Júlia conferindo-lhe a aparência de uma gentia estátua de alabastro, lembro-me da cor esverdeada nas feições das mulheres em segundo plano, lembro-me que na parede atrás de nós adensavam-se figuras amorfas numa amálgama de assombro e escuridão. 
Lembro-me do choro do Menino, a quebrar aquele momento de silêncio pagão e belo. Lembro-me de ficar feliz quando acabou, porque eu tinha onze anos e muito medo.

Quanto tempo passou... muito mais de quarenta anos. Olho de novo para a Lua no céu e parece-me tão igual. Eu já não sou criança. O Menino já não é bebé. Nós crescemos, mudámos, mas a lua continua a sorrir-nos com o mesmo sorriso trocista e enigmático da feiticeira que é, detentora do poderoso encanto do tempo e da magia da noite.

Outro tempo, outras crianças, a mesma lua,o mesmo mar de luz,  o mesmo ritual.





                                                         


This post first appeared on A Contar Vindo Do CÄ—u, please read the originial post: here

Share the post

Rituais

×

Subscribe to A Contar Vindo Do CÄ—u

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×