Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alerta: Aumento nos preços dos alimentos.


Hoje eu li uma reportagem no site da milk point que me deixou receosa para o valor Dos Alimentos nos próximos meses. A reportagem fala das dificuldades que os produtores de leite dos EUA estão passando: O aumento do custo da produção, seca e altas temperaturas estão entre os problemas citados.
No Brasil, a seca e as altas temperaturas são normais em alguns estados. Então poderíamos pensar que esse problema não irá nos afetar tanto assim, certo?
Errado!
Fazendo um levantamento no site da Globo Rural e de outras empresas que falam da área agrária, vi que os preços dos alimentos de base para ração (milho e soja) estão subindo e como consequência, o preço dos produtos animais também subirá.
Com a queda da produção americana de milho e soja, o Brasil passou a exportar esses grãos (por atingirem altos valores na bolsa) e os preços desses produtos ficaram inacessíveis para os produtores (abastecer o mercado interno), isso encarece a produção de frango e suínos principalmente. Eles estão corrigindo esse aumento do preço dos grãos, diminuindo em 10% da produção. Com menos frango no mercado, fica mais fácil de aumentar o preço (oferta-procura).
Quem quiser ler a reportagem, clique aqui.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está tentando ofertar o milho em regiões mais necessitadas do país, facilitando o escoamento e intercedendo no setor privado. Mas o poder de abrangência do governo não é tão grande quanto a necessidade da produção.
Para ler a Reportagem da DCI, clique aqui.
Pequenos produtores já estão passando por dificuldades agora. Porém, o pior ainda está por vir.
No período das águas (que corresponde ao verão) dos últimos anos houveram grandes perdas na produção brasileiras (frutas, horticultura e grãos) devido as enchentes. Com isso diminui a oferta desses produtos, aumentando os preços.
A previsão de aumento do frango já é de 15%. Sendo que a Sadia e a Perdigão já anunciarão aumento no preço de 5 a 10%.
Mais informações clique aqui e aqui.
Com base em todas essas informações, podemos afirmar que fazer uma simples compra no supermercado vai se tornar algo cada vez mais custoso. E assim, manter o direito de segurança alimentar vai se tornando algo cada vez mais difícil de conseguir.


This post first appeared on De Viagens, A Bandas E Maquiagens..., please read the originial post: here

Share the post

Alerta: Aumento nos preços dos alimentos.

×

Subscribe to De Viagens, A Bandas E Maquiagens...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×