Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Novidades no Chrome OS: Recebendo o tema escuro

O Chrome OS está recebendo um Tema Escuro. Veja nesta postagem  como se parece. O tema escuro é bom principalmente para minimizar o cansaço visual ao usar um Chromebook à noite.


fonte: Android Police

O modo escuro tem sido um pedido de recurso popular entre os usuários do Chrome OS há muito tempo. Embora o sistema operacional use um tema "claro" por padrão, ele tem alguns respingos aleatórios de elementos escuros, incluindo o inicializador e a estante. No mês passado, postamos os detalhes de como trazer consistência ao tema "claro" atual melhoraria a usabilidade, mas, na época, não havia informações sobre quando um modo escuro verdadeiro em todo o sistema seria lançado. Claro, a barra de pesquisa do iniciador ficou um pouco mais escura recentemente, mas o que as pessoas querem é desligar as luzes e minimizar o cansaço visual ao usar seus computadores por longos períodos. Os desenvolvedores da Google perceberam isso, então decidiram fazer algo a respeito.

Conforme observado recentemente no canal Chrome OS Canary, a Google está trazendo de volta o tema escuro de todo o sistema para os Chromebooks. Se você estiver ansioso para testá-lo, pode copiar e colar chrome://flags/#enable-force-dark e chrome://flags/# enable-webui-dark-mode na barra de URL e habilitar ambos os sinalizadores no menu suspenso. Para tornar o Chrome OS mais escuro, também recomenda-se ativar chrome://flags/# dark-light-mode. Eis aqui uma rápida olhada no resultado final.

wallpaper_dark, fonte: Android Police

Swallpaper_darkhelp, fonte: Android Police

pwa_tabs, fonte: Android Police

googledark, fonte: Android Police

files_dark, fonte: Android Police

chromeos_settings_dark, fonte: Android Police

O tema escuro se aplica ao Chrome e aos aplicativos da web do sistema.

Podemos ver imediatamente a diferença assim que o sistema operacional aplica essas sinalizações. O navegador e os aplicativos do sistema se transformam em uma cor elegante, quase preta, que se encaixa perfeitamente com o tema padrão. O seletor de papel de parede parece mais polido na medida em que sua barra de título combina com a estética sombria, ao contrário de outros aplicativos. Algumas partes da interface ainda não têm o tema, mas no geral, o novo tema parece muito mais polido do que quando apareceu brevemente há cerca de um ano.

Por que o tema escuro é importante

Já se passaram cerca de 6 meses desde que a Microsoft revelou um tema totalmente escuro para o Windows, e o macOS da Apple ganhou esse recurso alguns anos atrás com o Mojave. Alguns de vocês devem se lembrar que a Google tentou trazê-lo para o Chrome OS no passado, mas uma situação infeliz forçou um longo atraso antes de seu lançamento.

Há pouco mais de um ano, a Google introduziu chrome://flags/# force-dark-mode no Chrome 78, que força o conteúdo da web a usar um tema escuro em todas as plataformas. Embora essa sinalização funcionasse muito bem no Windows, Android e macOS, ativá-la no Chrome OS fazia com que as páginas da web travassem. Pior ainda, os sinalizadores do Chrome, o gerenciador de arquivos e a página de configurações do Chrome OS não carregaram, significando que você não pode reverter o sinalizador para o padrão e acessar seus arquivos. Você foi forçado a fazer um powerwash em seu dispositivo, o que apaga tudo o que está armazenado em seu Chromebook. A Google prontamente retirou o sinalizador em uma atualização de hotfix, e ela não foi vista novamente. Sabíamos que ainda estava no radar da Google, mas não tínhamos certeza de quando voltaria. Com a atualização mais recente do Canary, a Google parece confortável o suficiente para permitir que os usuários o testem novamente.

Adicionar um modo escuro de todo o sistema ao Chrome OS fará uma enorme diferença ao trabalhar atrás de uma tela por um longo tempo. Embora um tema claro geralmente ofereça melhor usabilidade e legibilidade devido ao alto contraste, a luminância reduzida do tema escuro oferece segurança em ambientes escuros e diminui o cansaço visual. Essa última parte é um grande motivo pelo qual os desenvolvedores de aplicativos e da web costumam usar um fundo preto ao olhar para uma longa lista de códigos. A maioria dos aplicativos de streaming de vídeo, como o Netflix, também usa interfaces de usuário escuras para relaxar os olhos enquanto você rola por uma lista de conteúdo para escolher.

Pessoalmente, usar um tema escuro permite escrever confortavelmente as longas tarefas de pesquisa para a escola, especialmente à noite. Embora o texto em preto sobre fundo branco ajude a pesquisar e ler o conteúdo na tela, os olhos podem começar a ficar pesados ​​depois de olhar para a tela por um longo tempo, quebrando a concentração. A falta de um tema escuro no Chrome OS é o motivo de alguns usarem  a área de trabalho do Windows à noite para trabalhar, mas esta atualização muda isso.

O tema escuro de todo o sistema ainda está no início de seu desenvolvimento e precisa de muito mais trabalho antes de estar pronto para o canal Chrome OS Stable. Por exemplo, a barra de título permanece branca em muitos aplicativos e telas. Você também pode aplicar um tema escuro personalizado da Chrome Web Store, mas isso não corrige a barra de título branca. Além disso, vários elementos da interface ainda não se adaptaram, como alguns ícones na página de configurações do Chrome OS e as ilustrações do aplicativo Explorar. A maior coisa que falta é o suporte para aplicativos Android, mas imagino que isso virá quando a Google atualizar o subsistema para Android 11 (o que deve ser em breve). Espera-se que um dia a empresa acompanhe o tema escuro com uma tela de inicialização igualmente escura.

Apesar de seu desenvolvimento difícil, ficamos felizes em saber que a Google está finalmente colocando a questão "onde está o modo escuro do Chrome OS" para descansar. Seja usando o tema para minimizar o cansaço visual ou preferência estética, trazer uma chave de todo o sistema para o Chrome OS, sem dúvida, mudará a maneira como trabalhamos em nossos Chromebooks.

fonte: Android Police



This post first appeared on Crazyseawolf's Blog, please read the originial post: here

Share the post

Novidades no Chrome OS: Recebendo o tema escuro

×

Subscribe to Crazyseawolf's Blog

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×