Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como melhorar a eficiência energética da sua casa com isolamento

Melhorar o isolamento térmico vai-se reflectir na eficiência energética da sua casa. No Inverno, há menos perdas de calor. No Verão, a Casa mantém-se mais fresca. Por isso, vale a pena investir! Mas não se fique por janelas novas: veja como melhorar a eficiência energética da sua casa com isolamento.  

Como melhorar a eficiência energética da sua casa?

A primeira dica para melhorar a eficiência energética da sua casa é olhar para o certificado energético. Quer seja para comprar ou para vender, todas as casas têm de ter um certificado energético. Por isso, se mudou de casa há menos de 10 anos, procure bem nas suas gavetas!

O certificado energético avalia o consumo energético da sua casa durante um ano. Dentro do certificado energético vai encontrar vários parâmetros de classificação, como a espessura da parede, a orientação solar e a utilização de energias renováveis.

Além disso, o certificado energético também lhe indica como é que a sua casa se compara a outras casas semelhantes. Finalmente, o perito que faz o certificado energético dá algumas sugestões para aumentar a eficiência energética da casa e melhorar o certificado.

Então, daqui temos já duas grandes pistas.

Sugestões para melhoria da eficiência energética 

A primeira coisa que deve fazer para melhorar a eficiência energética da sua casa é ler as sugestões do perito. Sugere instalar isolamento térmico pelo interior (por exemplo, utilizando gesso cartonado)? Ou colocar um tecto falso para isolar melhor do terraço?

Avaliação das perdas de calor na casa

A segunda dica é que o certificado energético também nos indica por onde é que a casa perde mais calor. Ou seja, fazer um tecto falso nos últimos andares, isolar melhor as paredes, substituir as janelas, tudo são boas medidas para melhorar o isolamento térmico.

Mas, se tem de priorizar os seus investimentos, olhe para a análise do perito. Na nossa casa, o perito estimava que as maiores perdas de calor ocorriam pelo chão e não pelas paredes ou pelas janelas, como é comum (em média, 30% do calor perde pelas janelas).

O isolamento térmico e a eficiência energética

Provavelmente, na nossa casa, isso deve-se ao facto de haver um estabelecimento comercial por baixo. Por isso, quando fizemos obras, estudámos várias hipóteses para instalar isolamento por baixo do flutuante. Pensámos inclusive em colocar um piso de cortiça.

Nos últimos andares, é provável que construir um tecto falso ajude a melhorar a eficiência energética da casa, especialmente se houver um terraço por cima e não um sótão ou um telhado. Além disso, nestes casos é importante prestar atenção à impermeabilização da casa.

Não há dicas universais para melhorar a eficiência energética da sua casa. Por isso, foque-se no certificado energético preparado por um perito especificamente para si. Não invente mais e melhore o isolamento térmico para evitar as perdas de calor!

Isolamento térmico pelo exterior (ETICS)

Muitas vezes, as pessoas mudam as janelas de casa para modelos mais eficientes e mais caros, mas continuam a não alcançar a poupança que sejam. Normalmente, isso acontece porque a perda de calor acontece através da fachada do prédio. 

Para melhorar o isolamento térmico pelo exterior, precisa da aprovação de todo o condomínio. Mas, no caso de viver num prédio com parede simples, com uma parede dupla e sem qualquer outro tipo de isolamento, leve o assunto para a reunião de condomínio.

Há cada vez mais condomínios a apostar no isolamento térmico da fachada, nomeadamente através de capoto (sistema ETICS). Este tipo de sistema consiste em várias camadas aplicadas pelo exterior do prédio e não altera a fachada.

Depois da parede, leva uma argamassa, isolamento térmico (geralmente em poliestireno extrudido, que é dos isolamentos para casa mais económico), outra argamassa, uma rede de fibra de vidro, outra argamassa, um primeiro e um revestimento.

Conclusão

As perdas de calor pelas janelas são fáceis de resolver. Embora seja um investimento enorme, é uma obra simples que pode fazer a qualquer altura. No caso das perdas de calor pelas paredes, convém fazer uma reforma mais profunda e instalar isolamento térmico. 

Nos andares intermédios, o isolamento no chão e no tecto falso melhora muito o isolamento acústico, mas não tanto o térmico. Porém, noutros andares, instalar uma boa camada de isolamento por baixo do chão ou no tecto falso faz a diferença enorme no gasto de energia.

Quanto à fachada do prédio, é uma situação a explorar com o condomínio. Depois de fazer obras na sua fracção, não há nada que possa fazer tanta mudança como a remodelação da fachada. A propósito, veja também como evitar humidades dentro de casa.



This post first appeared on Casamento E Estilo, please read the originial post: here

Share the post

Como melhorar a eficiência energética da sua casa com isolamento

×

Subscribe to Casamento E Estilo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×