Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Consultas jurídicas online: a comodidade de obter aconselhamento legal virtualmente

Como vimos durante a pandemia, há poucas coisas que realmente precisamos de fazer cara a cara. Por isso, se tem alguma dúvida que precisa de tirar com o seu Advogado, pode fazê-lo através de uma consulta jurídica online. Neste artigo, vamos explorar como (e porquê) as consultas jurídicas online se estão a tornar uma opção cada vez mais popular.

1. Sem limitações geográficas: antigamente, se precisasse de um advogado, tinha de procurar alguém na sua cidade. Se não houvesse um especialista na área de direito de que precisa (por exemplo, direito familiar, direito penal, etc), tinha de se deslocar. Hoje em dia, até pode pedir aconselhamento a um advogado no estrangeiro se estiver a pensar emigrar.

2. Horários alargados: se o escritório do advogado é longe do seu local de trabalho ou se trabalho por turnos, por exemplo, pode não conseguir ir ao advogado num horário “convencional”. Mas, se pedir uma consulta jurídica online, poupar tempo em deslocações. Aliás, até pode conseguir uma reunião fora de horas.

3. Preços mais competitivos: como os advogados já não têm de alugar um escritório numa zona premium para conseguir trabalhar, também consegue preços mais competitivos para consultas jurídicas online. Como referência, procure aqui o preço de serviços de advogados.

Portanto, as consultas jurídicas online oferecem mais comodidade, preços mais competitivos e acesso a mais especialistas, mesmo que não vivam na sua área de residência. 

No entanto, nem tudo são vantagens. Há alguns desafios a ter em conta nestas situações, incluindo:

  • Impossibilidade de reconhecer assinaturas. Um advogado, um solicitador ou um notário não podem reconhecer a sua assinatura à distância. Há serviços que tem de fazer presencialmente, especialmente quando é preciso assinar contratos e procurações. 
  • Segurança e privacidade: a proteção de dados pessoais e de informações sensíveis é uma preocupação no caso das reuniões online. Para discutir temas muitos sensíveis, há advogados que preferem reuniões cara a cara para garantir a privacidade.
  • Qualidade da comunicação: online, pode ser mais difícil avaliar a linguagem corporal do advogado e perceber se é a pessoa certa para o seu caso. Numa reunião presencial, a qualidade da comunicação é melhor e tanto advogado como cliente podem estar mais confortáveis. 

Quando vale a pena contratar um advogado online?

Há algumas situações em que uma consulta jurídica online pode ser feita sem constrangimentos e é realmente uma alternativa rápida, acessível e económica de obter apoio. Aqui estão alguns exemplos:

  • Analisar um contrato de arrendamento ou de trabalho. Se vai arrendar uma casa ou assinar um novo contrato de trabalho e tem dúvidas sobre as cláusulas, pode contratar um advogado especialista para reler o documento.
  • Informar-se sobre os seus direitos e deveres. No caso de ter sido despedido sem justa causa, de estar a ser assediado pelo seu senhorio ou em contexto de trabalho, por exemplo, pode aconselhar-se sobre o que fazer com um advogado.
  • Registar a sua marca ou logo no IMPI. Há poucos advogados especialistas em directo intelectual, por isso pode ter mais sorte se procurar online. Convém pedir assessoria para garantir que o seu pedido vai ser aceite. 
  • Questões de imigração e emigração. Procure advogados online para preparar o seu processo, certificar documentos e pedir o tipo de visto mais adequado para a sua situação. 

As consultas jurídicas online estão-se a tornando cada vez mais populares devido à sua comodidade e acessibilidade. No entanto, é essencial que tanto advogados quanto clientes estejam cientes dos desafios e considerações associados a esse modelo de consulta, especialmente no que diz respeito à segurança das informações. 

Mas, quando utilizadas de forma adequada e segura, as consultas jurídicas online podem ser uma ferramenta valiosa para a obtenção de aconselhamento legal rápido e de qualidade, independentemente do local onde vive. A evolução do campo jurídico para incluir opções online reflete o impacto da tecnologia em todos os aspectos da nossa vida moderna.



This post first appeared on Casamento E Estilo, please read the originial post: here

Share the post

Consultas jurídicas online: a comodidade de obter aconselhamento legal virtualmente

×

Subscribe to Casamento E Estilo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×