Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que esperar após a esterilização do seu gato: cuidados e recuperação

Anya Prygunova

A esterilização do Seu Gato é uma decisão importante para a saúde e o bem-estar do seu patudo, que lhe pode dar mais qualidade de vida. No entanto, é importante ter expectativas realistas sobre o pós-operatório e dar-lhe alguns cuidados especiais. Saiba o que esperar após a esterilização do seu gato! 

Como se faz a esterilização?

A esterilização dos gatos é realizada por um veterinário sob anestesia geral. No caso das gatas, o veterinário remove os ovários e o útero, por isso a operação é mais complicada e deixa uma cicatriz. No caso dos gatos, os testículos são retirados numa operação minimamente invasiva. Em ambos os casos, o animal tem alta do veterinário ao final do dia.


É importante recordar que tanto a esterilização das gatas e a castração dos gatos são procedimentos comuns. Não é frequente haver complicações no pós-operatório, até porque os gatos saem medicados no consultório. No entanto, é possível que note algumas alterações no comportamento do seu gato nos dias seguintes.


Precisa de ter algum cuidado antes da esterilização?


Antes de fazer a esterilização do seu gato, é recomendável marcar uma consulta no veterinário para fazer um check-up e tirar todas as suas dúvidas. No dia anterior à esterilização, é normal que o seu veterinário lhe peça para ter alguns cuidados por causa da anestesia, tais como:  


  • retire a comida ao gato 12 horas antes: é recomendável que os gatos estejam em jejum para evitar problemas com a anestesia, tal como acontece nos humanos.


  • dê-lhe sempre acesso a água fresca: é importante garantir que o gato está bem hidratado antes da cirurgia, por isso dê-lhe água fresca mesmo quando já estiver em jejum. 


  • medicação: se o seu gato toma alguma medicação, é melhor confirmar o médico se deve tomar a medicação como habitualmente.


Que cuidados deve ter após a esterilização do gato?


Após a cirurgia, o seu gato precisará de alguns cuidados adequados para recuperar. Aqui estão algumas orientações importantes:


  • Coloque uma protecção à volta da ferida: no caso das fêmeas, é importante proteger a cicatriz para evitar que infeccione. Use uma t-shirt velha ou um colete para colocar no torso da gata. Se a gatinha deixar, tente desinfectar todos os dias.


  • Isolamento e repouso: depois de uma operação, qualquer pessoa (ou animal) precisa de descansar. É possível que o seu gato esteja mais  calma do que o normal e até que se esconda, mas dê-lhe tempo e espaço para recuperar. 


  • Controlo de temperatura: fique atento à temperatura na cabeça do seu gatinho. Se estiver mais quente do que o normal, pode ser uma infecção. Se acha que o seu gato está com febre, leve-o ao veterinário de imediato. 



  • Alimentação: ofereça alimentos leves e de fácil digestão após a cirurgia. Há algumas sopas pré-feitas para animais que podem ser uma boa ideia. A comida húmida, que costuma ser mais palatável, também é uma boa opção.


  • Medicação: geralmente, os machos não precisam de mais medicação. No entanto, no caso das gatas, o veterinário pode prescrever medicação para alívio da dor ou para prevenir infecções. 


Quando é que o seu gato pode fazer “vida normal” depois da esterilização?


Depois de esterilizar o seu gato, a recuperação completa pode levar de 7 a 14 dias. Contudo, o tempo exacto varia de gato para gato. Alguns gatos agem como se nada se tivesse passado logo no dia seguinte, enquanto outros ficam mais quietos e isolados durante uns dias. 


O truque é ficar atento ao comportamento do seu gato. À medida que o seu gato recupera, vai notar que volta à sua actividade normal e recupera o apetite. Se o seu gato recuperar rápido, não se preocupe: os gatos podem brincar, correr e saltar logo a seguir à operação.




A esterilização do seu gato é uma operação com anestesia geral, mas não é um procedimento complicado. Siga as instruções do seu veterinário no pré e pós-operatório e tudo vai correr sem percalços. Mas lembre-se de que cada gato é único e que a recuperação pode variar!


Se tiver dúvidas ou preocupações durante o processo de recuperação, não hesite em entrar em contacto com o seu veterinário. No caso de ainda não ter marcado a esterilização do seu gato porque não tem dinheiro suficiente, procure aqui os preços de esterilização para gatos e compare os preços.




This post first appeared on Coisas De Gatos, please read the originial post: here

Share the post

O que esperar após a esterilização do seu gato: cuidados e recuperação

×

Subscribe to Coisas De Gatos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×