Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Organizando suas finanças em 10 passos

A organização financeira é uma das atividades mais importantes da vida adulta que, infelizmente, é negligenciado na educação básica de muita gente. O ideal é que desde a adolescência todos fossem ensinados a lidar com o dinheiro, e essa deficiência se torna um problema no cotidiano das pessoas, não é a toa que problemas financeiros está nos principais motivos de divorcio em todo o planeta.


1º passo - Saiba de seus gastos

O primeiro Passo para aprender a se organizar é primeiramente aprender a se conhecer, saber exatamente com que se gasta e quanto se gasta. Nesse passo você deve anotar os seus gastos, o quanto gastou e separar os tipos de gasto como casa, contas lazer transporte, e etc. 

Após fazer isso você conseguirá ter um parâmetro de como é sua vida financeira e no que precisa mudar. Você pode perceber que está gastando muito em algo que não precisa, e que esse dinheiro seria mais bem gasto em outro setor onde está faltando.

O que nos leva ao segundo passo.

2º passo  - Faça um orçamento

Após ver como seus gastos ocorrem chega a hora de fazer a analise de quanto se ganha e quanto se gasta. Você vai anotar todos os seus ganhos em RECEITA, onde corresponde por exemplo o salario, recebimento de alugueis e pensões, e em DESPESAS deverá ter duas partes, a de gastos fixos e  a de variáveis. Nesse passo que você encaixará seus gastos com sua receita, e começará a se planejar financeiramente, porque assim você começará a planejar as despesa que já tem e as que virá a ter e como elas vão se encaixar na sua renda.

3º passo - Definir Prioridades

No caso de seu orçamento estar em desequilíbrio, quando se há mais despesas que renda, é preciso definir quais são as Suas prioridades e cortar gastos. Um plano mais barato de internet, tv a cabo, renegociar parcelas e até cancelar serviços são essenciais para que consiga ter um orçamento adequado e consiga colocar sua vida financeira nos eixos. É frustrante deixar de gastar com algo que lhe da prazer, mas na educação financeira, é preciso saber diferenciar o desejo da prioridade.

4º passo - Limite de gastos

Depois que você aprendeu como é seu consumo, fez um orçamento para adequar suas despesas a sua renda, definiu prioridades e tomou medidas para diminuir os gastos, chega a hora controlar o consumismo.

Nesse passo que mora o perigo. Você fica confortável por ter conseguido colocar as despesas dentro da sua renda e começa a achar pode flexibilizar seus gastos usar Seu Dinheiro desde que esteja abaixo da sua renda, e isso é uma meia verdade. Nesse passo você deve ter em mente o valor que gasta com cada coisa e definir um limite de gasto para as contas variáveis, principalmente lazer. Não digo com isso que não deva ter lazer, lazer é um item essencial e deve constar no seu orçamento, porem limites são importantes para não desequilibrar sua balança financeira. O dinheiro que gasta a mais com lazer, ou com comida ou com compras não planejadas saíra da parte reservada para contas como agua, luz e internet por exemplo. 

5º passo - Faça uma reserva de emergência

Nada atrapalha mais a sua vida financeira que um gasto inesperado e eles nunca são convenientes. Assim que seu orçamento é definido, você deve se preparar para emergências e reservar um valor que não pode ser gasto, seja numa poupança ou em um investimento que faca seu dinheiro render. Se preparar para o inesperado é a melhor forma de se manter seguro.

6º passo - Avalie seu orçamento

Ter elaborado um orçamento não quer dizer que ele deva ser engessado e nunca ser alterado. O orçamento deve ser alterado de acordo com as mudanças em suas necessidades, como inicio de curso, ou alteração do valor de um aluguel alimento ou diminuição de renda. Você deve criar o habito de fazer orçamentos de acordo com suas necessidades separe um dia na semana ou no mês para avaliar suas finanças.

7º passo - Defina metas

Sabendo o funcionamento de um orçamento, chega a hora de definir suas metas, pois todos tem desejos e vontades que não podem ser deixadas de lado. Você quer comprar uma TV, um carro ou cursar uma faculdade são metas que devem ser colocadas no papel e planejadas para que consiga realiza-las, e não ficar deixando-as apenas para o futuro. Anote suas metas, pesquise o valor demandado para realiza-los e elabore sua estratégia para alcança-las.

8º passo - Crie um habito

Parece obvio, mas não é. Cuidar das finanças deve ser um habito que se deve cultivar, não lidar apenas quando a sua situação financeira está critica, isso torna sua relação com as finanças sempre uma experiência ruim. Criando um habito de administrar as suas finanças dentro da sua rotina torna essa experiência mais agradável, além de manter seu dinheiro rendendo.

9º passo - Aumente sua renda

É importante ter fontes de renda diversificadas, e não há época melhor que essa para aproveitar as oportunidades. Hobbies e conhecimento são rentabilizáveis e podem ser uma forma de aumentar sua renda principal, e pode também aprender sobre investimentos e fazer seu dinheiro trabalhar para você, mas isso não é algo que acontece da noite para o dia, o que nos leva ao ultimo passo.

10º passo - Aprenda sobre finanças

Conhecimento é essencial em todas as áreas e somente se acaba com a deficiência em entender sobre finanças, estudando sobre finanças. Veja vídeos no YouTube, leia artigos e livros, se informe sobre o assunto que terá uma vida financeira mais feliz e completa. 


Conheça o Planner Financeiro




This post first appeared on Raissa Medrado, please read the originial post: here

Share the post

Organizando suas finanças em 10 passos

×

Subscribe to Raissa Medrado

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×