Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Feliz Dia Internacional da Mulher: origem, legado e desafios

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2024, junte-se às Nações Unidas na celebração sob o tema Investir nas mulheres: Acelerar o progresso.

O mundo enfrenta muitas crises, que vão desde conflitos geopolíticos ao aumento dos níveis de pobreza e aos impactos crescentes das alterações climáticas. Estes desafios só podem ser enfrentados através de soluções que empoderem as mulheres. Ao investir nas mulheres, podemos desencadear mudanças e acelerar a transição para um mundo mais saudável, mais seguro e mais igualitário para todos.

História do 8 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

1788
O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840
Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859
Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos Das Mulheres.

1862 
Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia

1865
Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs

1866
No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869
É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870
Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina

1874
Criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878
Criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901
O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

1909
De acordo com uma declaração do Partido Socialista da América, o primeiro Dia Nacional da Mulher (NWD) foi observado nos Estados Unidos em 28 de fevereiro. As mulheres continuaram a celebrar o NWD no último domingo de fevereiro até 1913.

1910
Em 1910, uma segunda Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras foi realizada em Copenhague. Uma mulher chamada Clara Zetkin (líder do ‘Gabinete da Mulher’ do Partido Social Democrata na Alemanha) apresentou a ideia de um Dia Internacional da Mulher. Ela propôs que todos os anos em todos os países houvesse uma celebração no mesmo dia – o Dia da Mulher – para pressionar por suas demandas. A conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, representando sindicatos, partidos socialistas, clubes de mulheres trabalhadoras e incluindo as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês, recebeu a sugestão de Zetkin com aprovação unânime e, assim, o Dia Internacional da Mulher foi o resultado.

1911
Após a decisão acordada em Copenhague em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça em 19 de março. Mais de um milhão de mulheres e homens participaram de comícios da IWD em campanha pelos direitos das mulheres de trabalhar, votar, receber treinamento, ocupar cargos públicos e acabar com a discriminação. No entanto, menos de uma semana depois, em 25 de março, o trágico ‘Triangle Fire’ em Nova York tirou a vida de mais de 140 mulheres trabalhadoras, a maioria delas imigrantes italianas e judias. Este evento desastroso chamou a atenção significativa para as condições de trabalho e legislação trabalhista nos Estados Unidos, que se tornou o foco dos eventos subsequentes do Dia Internacional da Mulher. 1911 também viu a campanha feminina ‘Pão e Rosas’.

1913-1914
Às vésperas da campanha pela paz da Primeira Guerra Mundial, as mulheres russas observaram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. Em 1913, após discussões, o Dia Internacional da Mulher foi transferido para 8 de março e este dia permaneceu como a data global do Dia Internacional da Mulher.  Em 1914, outras mulheres em toda a Europa realizaram comícios para fazer campanha contra a guerra e expressar a solidariedade das mulheres.

1917
No último domingo de fevereiro, as mulheres russas iniciaram uma greve por “pão e paz” em resposta à morte de mais de 2 milhões de soldados russos na guerra. Opostas pelos líderes políticos, as mulheres continuaram a greve até quatro dias depois, o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório concedeu às mulheres o direito de voto. A data em que a greve das mulheres começou foi domingo, 23 de fevereiro, no calendário juliano, então em uso na Rússia. Este dia no calendário gregoriano em uso em outros lugares era 8 de março.

1918 – 1999
Desde o seu nascimento no movimento socialista, o Dia Internacional da Mulher cresceu e se tornou um dia global de reconhecimento e celebração em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Durante décadas, a data cresceu em força anualmente. Por muitos anos, as Nações Unidas têm realizado uma conferência anual  para coordenar os esforços internacionais pelos direitos das mulheres e pela participação nos processos sociais, políticos e econômicos. 1975 foi designado como ‘Ano Internacional da Mulher’ pelas Nações Unidas. Organizações de mulheres e governos em todo o mundo também observaram a data anualmente em 8 de março, realizando eventos de grande escala que homenageiam o avanço das mulheres e lembrando diligentemente da vigilância e ação contínuas necessárias para garantir que a igualdade das mulheres seja conquistada e mantida em todos os aspectos da vida .

2000 e além
O Dia Internacional da Mulher é agora um feriado oficial no Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Burkina Faso, Camboja, China (somente para mulheres), Cuba, Geórgia, Guiné-Bissau, Eritreia, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Madagascar (somente para mulheres), Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal (somente para mulheres), Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Uganda, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã e Zâmbia. A tradição vê os homens homenageando suas mães, esposas, namoradas, colegas, etc. com flores e pequenos presentes. Em alguns países, a data tem o status equivalente ao Dia das Mães, onde as crianças dão pequenos presentes para suas mães e avós.

O novo milênio testemunhou uma mudança significativa e mudança de atitude nos pensamentos das mulheres e da sociedade sobre a igualdade e emancipação das mulheres. Muitas de uma geração mais jovem sentem que “todas as batalhas foram vencidas pelas mulheres”, enquanto muitas feministas da década de 1970 conhecem muito bem a longevidade e a complexidade arraigada do patriarcado. Com mais mulheres na sala de reuniões, maior igualdade nos direitos legislativos e um aumento da massa crítica da visibilidade das mulheres como modelos impressionantes em todos os aspectos da vida, pode-se pensar que as mulheres conquistaram a verdadeira igualdade. O fato lamentável é que as mulheres ainda não são pagas da mesma forma que seus colegas homens, as mulheres ainda não estão presentes em igual número nos negócios ou na política e, globalmente, a educação, a saúde e a violência contra mulheres é pior do que a dos homens.

No entanto, grandes melhorias foram feitas. Temos astronautas e primeiras-ministras, meninas da escola são bem-vindas na universidade, as mulheres podem trabalhar e ter uma família, as mulheres têm escolhas reais. E assim o tom e a natureza da data, nos últimos anos, deixaram de ser um lembrete sobre os negativos para uma celebração dos positivos.

Anualmente, em 8 de março, milhares de eventos são realizados em todo o mundo para inspirar as mulheres e celebrar as conquistas. Uma rede global de atividades locais ricas e diversificadas conecta mulheres de todo o mundo, desde comícios políticos, conferências de negócios, atividades governamentais e eventos de networking até mercados locais de artesanato feminino, apresentações teatrais, desfiles de moda e muito mais.

Muitas corporações globais também começaram a apoiar mais ativamente a data, realizando seus próprios eventos internos e apoiando eventos externos. Por exemplo, em 8 de março, o motor de busca e gigante da mídia Google alguns anos até muda seu logotipo em suas páginas de busca global. Ano após ano, o Dia internacional da Mulher certamente está aumentando em status. Os Estados Unidos até designam todo o mês de março como ‘Mês da História da Mulher’.

Então faça a diferença, pense globalmente e aja localmente!! Faça todos os dias o Dia Internacional da Mulher. Faça a sua parte para garantir que o futuro das meninas seja brilhante, igualitário, seguro e recompensador.



This post first appeared on Bird Gei, please read the originial post: here

Share the post

Feliz Dia Internacional da Mulher: origem, legado e desafios

×

Subscribe to Bird Gei

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×