Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meninas aprendem a falar antes dos meninos e têm um vocabulário maior que eles no início da vida. Será porque mulheres falam mais do que homens?

Húmus, chewbacca e umbigo. Estas são apenas algumas das milhares de palavras que os cientistas da Universidade Duke decodificaram meticulosamente em mais de 2.000 horas de vida diária de bebês. Recentemente, eles usaram esses dados para determinar se a quantidade de linguagem que as crianças ouvem pode explicar por que as Meninas têm vocabulários maiores no início da vida do que os meninos. Não explica.

Em vez disso, Shannon Dailey, Ph.D., bolsista de pós-doutorado da Duke University e principal autora do novo estudo, descobriu que, em vez de os cuidadores falarem mais com suas filhas pequenas, eles parecem falar mais com crianças pequenas que já estão falando, independentemente de seu gênero. Isso oferece uma visão importante para o desenvolvimento da linguagem.

As novas descobertas de Dailey vêm de seu tempo como estudante de pós-graduação no laboratório da coautora e professora de psicologia e neurociência da Duke Elika Bergelson, Ph.D. O artigo foi publicado na revista Child Development em 1º de dezembro de 2022.

“As pessoas há muito notaram que às vezes há diferenças entre meninas e meninos em diferentes habilidades linguísticas”, disse Bergelson. “Atrasos e déficits de linguagem, por exemplo, são mais comuns em meninos do que em meninas, o que levanta a questão do porquê.”

Dailey e Bergelson argumentaram que a vantagem típica (e temporária) do vocabulário das meninas pode ser devido ao fato de elas receberem mais “contribuições linguísticas” de seus pais do que os meninos. Para testar esse palpite, a equipe e um grupo de assistentes de pesquisa contaram as expressões que 44 crianças (21 meninas e 23 meninos) ouviram e produziram durante um ano inteiro, começando quando os pequenos tinham apenas seis meses de idade. Essa faixa etária é ideal porque eles podem acompanhar o que as crianças estão ouvindo aos seis meses, o que é bem antes de começarem a falar, até quando a maioria das crianças começa a falar aos 18 meses, explicou Dailey.

Os bebês foram equipados uma vez por mês com um colete colorido que abrigava secretamente um gravador de áudio de bolso para capturar o valor de um dia (cerca de 16 horas) de conversa. Eles também usavam um pequeno boné embutido na cabeça em um dia separado uma vez por mês para gravar vídeo, do qual a equipe extraiu o áudio para análise.

Ao todo, Bergelson acumulou impressionantes 8.976 horas de som. Infelizmente, a Siri e seus colegas não são inteligentes o suficiente para transcrever automaticamente a fala do bebê (ou mesmo a fala cotidiana do cuidador). Para ajudar a economizar tempo, a equipe se concentrou nas horas de conversação por gravação, totalizando 2.112 horas de áudio.

Dailey e Bergelson descobriram, como outros já descobriram, que as meninas têm vocabulário maior do que os meninos e desenvolvem seu vocabulário mais rapidamente no início da vida. Nesse caso, Dailey e Bergelson estimaram o tamanho do vocabulário contando o número de substantivos únicos que as crianças pronunciavam.

“A maior parte do que as crianças com menos de 18 meses dizem são substantivos”, disse Bergelson. “Portanto, é um bom substituto para o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário.” Aos 16 meses de idade, meninas tem, em média, um vocabulário de 95 palavras versus 25 dos meninos.

Em posse desses dados a equipe tentou descobrir o que poderia explicar o léxico mais amplo das meninas.

Desfazendo crenças antiquadas, Dailey e Bergelson descobriram que as meninas não são mais falantes – meninas e meninos falam a mesma quantidade, uma descoberta que outros descobriram que persiste na idade adulta, disse Bergelson. Isso tornou menos provável que mais prática de conversação levasse a um vocabulário/comunicação maior.

O vocabulário maior das meninas também não se devia ao fato de elas falarem mais cedo. Enquanto as meninas normalmente balbuciavam suas primeiras palavras na época de seu primeiro aniversário, os meninos estavam logo atrás delas e tendiam a começar a falar apenas um mês depois, aos 13 meses de idade.

No final, a equipe não conseguiu explicar o vocabulário maior das meninas com base no que ouviram antes de pronunciarem suas primeiras palavras. Em vez disso, eles descobriram que os pais conversavam mais com os filhos quando eles começavam a falar, independentemente do gênero.

“Acontece que as meninas têm um vocabulário maior aos 18 meses”, disse Bergelson. “E isso pode significar que os cuidadores falam mais com as meninas, mas na verdade eles só falam mais com os falantes.”

Fonte:
Materials provided by Duke University. Original written by Dan Vahaba. Note: Content may be edited for style and length.

Journal Reference:
Shannon Dailey, Elika Bergelson. Talking to talkers: Infants’ talk status, but not their gender, is related to language inputChild Development, 2022; DOI: 10.1111/cdev.13872

Duke University. “Parents talk more to toddlers who talk back: Girls babble their way to bigger vocabularies sooner than boys, but it’s not because parents talk to them more.” ScienceDaily. ScienceDaily, 1 December 2022.



This post first appeared on Bird Gei, please read the originial post: here

Share the post

Meninas aprendem a falar antes dos meninos e têm um vocabulário maior que eles no início da vida. Será porque mulheres falam mais do que homens?

×

Subscribe to Bird Gei

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×