Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

"Sim, desejo um feliz Ano Novo"

Por Douglas Belchior - CartaCapital:
Sim, eu Desejo um Feliz Ano novo para nós.
Gente ranzinza ou crítica, de esquerda ou de direita ou mesmo pessoas de olhar despretensioso, mas sincero, com razão poderiam dizer: “Feliz ano novo pra quem? 2017 será terrível!”
Os interesses e as crises do capital financeiro promoverão mais arrocho de direitos e opressão em todo o planeta. Países com maior poderio econômico e bélico ampliarão suas ações e povos inteiros continuarão alvo de guerras e êxodos forçados.
No Brasil, o governo golpista de Michel Temer, em conluio com um Congresso composto por uma maioria de canalhas, parte do judiciário e a mídia hegemônica confirmarão reformas que retirarão direitos sociais historicamente conquistados pelo nosso povo.
Se Temer cair, algum outro cumprirá as tarefas em nome do capital.
O desemprego aumentará. Com ele a pobreza e a violência. O Estado, como resposta, aprofundará seu projeto genocida. Suas polícias continuarão prendendo, torturando e matando pretos, pretas e pobres, todos os dias.
Os ricos lucrarão. Os pobres empobrecerão, ainda mais. A violência civil tende a se generalizar. Crimes de ódio serão ainda mais comuns.  Negros, mulheres e gays serão mortos. E os que tentarem os proteger também. Crianças pobres e negras sofrerão com tudo isso, em dobro.
E se as previsões são tão terríveis, como desejar ‘Feliz Ano Novo’?
Respondo: É exatamente por isso que os desejos de Felicidade são importantes e ganham ainda mais sentido.

Desejo, do latim desiderium (a etimologia da palavra desejo quer dizer desaparecimento do astro e logo – imagino – a vontade de reencontrá-lo), no Aurélio se define pelo ato ou efeito de desejar, vontade de possuir ou de gozar, anseio, aspiração, cobiça, ambição; vontade de comer e beber, apetite sexual.
Praticado pelo viés da satisfação individual ou de pequenos grupos – como bem a História nos mostra -, o resultado é o mundo como está, um desastre. Mas vivido e exercitado a partir da satisfação das necessidades da coletividade e da sociedade como um todo, seria então, o desejo, a busca pela dignidade de todos.
Já a ideia de felicidade é objeto de muitos pensadores. Freud defende que todo indivíduo é movido pela busca da felicidade. Para Aristóteles, a felicidade diz respeito ao equilíbrio e a harmonia da prática do bem. Para o também grego Epico, a felicidade ocorre através da satisfação dos desejos. Aqui caberia refletir sobre quais os valores e os desejos levam as pessoas a se sentirem felizes nos tempos de hoje. Nesse sentido, o desafio seria disputar o conceito de felicidade. O que é ser feliz? Consumir, possuir, enriquecer para si e ostentar para o mundo? Ou produzir e distribuir as riquezas a partir de critérios justos e humanos?
Eu traduziria: Comer bem, morar bem, vestir bem e gozar dos prazeres da vida – os coletivos e os individuais; Estudar e se formar; Trabalhar e receber o justo; Consumir o suficiente; Oportunidade de plantar e o direito de colher; Viajar, se aventurar, experimentar; Beber e fumar para se sentir bem, mas sem vício; transar, trepar, fazer sexo e amor, muito, sempre, com cuidado e respeito; Engravidar e acolher, mas ter o direto de recusar; Professar toda fé, batizar ou não, e ser respeitado na escolha; Ter o direito de amar, conviver, construir, a partir de todas as escolhas, opções e orientações; Viver mais e melhor; Sorrir mais que chorar, gozar mais que sofrer. E se respeitar.
Desejar um feliz ano novo é reafirmar nossos compromissos históricos com um fazer, com uma prática, com uma atuação que busca, logo deseja, uma sociedade justa e igualitária, logo a felicidade.
A luta política e social por um mundo justo, livre de racismo, machismo, e todas as fobias e preconceitos é, na prática, um grande e coletivo desejo de felicidade.
Acreditando assim, desejo a todos nós um feliz ano novo.
E muito Asè para nossas vidas!


This post first appeared on Desabafo Brasil, please read the originial post: here

Share the post

"Sim, desejo um feliz Ano Novo"

×

Subscribe to Desabafo Brasil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×