Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Acordo pode garantir operação da barragem de José Boiteux

Barragem de José Boiteux

Uma decisão judicial neste sábado (7) autorizou o Governo de Santa Catarina a operar a Barragem de José Boiteux, vital para amenizar a cheia do Rio Itajaí-Açu. Uma série de medidas para mitigar o impacto aos indígenas deverão ser cumpridas.

A decisão foi do juiz Vitor Hugo Anderle do plantão da Justiça Federal em Blumenau. O magistrado autorizou o Estado a ingressar na barragem, desde que sejam respeitadas as orientações técnicas e a segurança dos moradores da região.

No documento consta também um Acordo envolvendo a liderança indígena, autoridades locais, representantes do Governo do Estado e com anuência do Ministério Público Federal. Constam medidas como melhorias de estradas, atendimento de saúde, barcos e ônibus para atendimento da população.

Residências que forem atingidas por conta do fechamento da barragem deverão ser reconstruídas em um local seguro. Mais cedo, o governador Jorginho Mello havia determinado o fechamento das comportas e enviado forças ao local.

Início da operação da barragem

Apesar da decisão, até a meia-noite deste domingo (8) ainda haviam negociações com a comunidade local para que fosse possível a operação. No local estava a Funai e agentes da Polícia Federal estavam se deslocando para a região.

Nos bastidores, existe a informação que a operação poderia iniciar às 5h de domingo após o acordo. Um grande aparato da Polícia Militar foi levado ao local na expectativa de que pudesse haver resistência para cumprimento da ordem.

The post Acordo pode garantir operação da barragem de José Boiteux appeared first on Farol Blumenau.



This post first appeared on Farol Blumenau - Notícias De Blumenau E Do Vale, please read the originial post: here

Share the post

Acordo pode garantir operação da barragem de José Boiteux

×

Subscribe to Farol Blumenau - Notícias De Blumenau E Do Vale

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×