Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Governo do Amazonas cumpre 2 das 40 metas socioambientais assumidas em 2014

Os compromissos foram assumidos pelo atual governador, José Melo, quando era candidato, mas avançaram pouco, segundo Portal “Fique de Olho”

A plataforma online “Fique de Olho”, recém-lançada para monitorar os compromissos eleitorais assumidos com a sociedade civil no Amazonas, apresenta um número alarmante: de 2014 até agora, somente 5% das metas na área ambiental foram cumpridas totalmente pelo governo amazonense. São elas: a regulamentação da Lei de Agrotóxicos e a não redução das Unidades de Conservação Estaduais existentes.

Já o número de ações não concluídas na Agenda Socioambiental chega a 70%. Entre as propostas não atingidas estão: a ampliação de incentivos tributários para atividades de produção florestal que gerem benefícios sociais, ambientais e econômicos; a realização de concurso público para o quadro técnico permanente do Instituto de Proteção Ambiental no Amazonas (IPAAM) e abertura de quatro editais estaduais de extensão florestal, entre muitas outras.

Apenas 12,5% das propostas foram realizadas "em parte" e outras 12,5% não têm dados suficientes para serem analisados.

O documento selou 28 compromissos, desmembrados posteriormente em 40 metas. Ele foi entregue e assinado por todos os candidatos ao Governo do Amazonas nas eleições de 2014, inclusive, pelo atual governador José Melo (Pros). O então candidato Melo ainda adicionou um compromisso extra, que também está sendo monitorado pelo Portal.

De acordo com o integrante do comitê de governança do Movimento Ficha Verde, Neliton Marques, “as ações têm como objetivo incentivar a sociedade a participar de forma mais efetiva das discussões sobre os rumos do Estado e das cidades”.

As informações necessárias para o acompanhamento das metas são obtidas em portais de transparência, publicações no Diário Oficial e até mesmo em reportagens de jornais locais; quando um dado não é encontrado, os gestores o solicitam, por meio de ofícios protocolados em órgãos públicos.

A cada seis meses, o Portal passa por uma verificação feita por um Grupo de Trabalho composto por membros do Movimento Ficha Verde.

A ecóloga Fernanda Meirelles, porta-voz do projeto, diz que a eficácia do cumprimento das metas também será acompanhada: "Participamos de audiências públicas, acompanhamos debates e coletamos informações das pessoas afetadas diretamente pelos resultados que procuramos alcançar com cada meta proposta. Além disso, o Portal conta com um plugin para mídia social, onde qualquer cidadão pode expressar opiniões a respeito da atuação do governo e do Movimento Ficha Verde".

O leitor que desejar terá acesso a todas as fontes utilizadas. O Portal pode ser acessado pelo link: www.fichaverde.org.br/fiquedeolho.

INFORME: Independente, o Comunica Tudo é mantido por uma única pessoa, com colaborações eventuais. Apoie este projeto: clique nas publicidades ou contribua.


This post first appeared on COMUNICA TUDO, please read the originial post: here

Share the post

Governo do Amazonas cumpre 2 das 40 metas socioambientais assumidas em 2014

×

Subscribe to Comunica Tudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×