Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Israel autoriza operação e avião da FAB segue para pegar brasileiros em Tel Aviv

 

O governo, por meio da FAB, reservou 6 aeronaves para a repatriação: dois KC-30, dois KC-390 (foto) e Duas Aeronaves Cedidas pela Presidência da República — Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

O governo de Israel autorizou a Força Aérea Brasileira (FAB) a sobrevoar seu espaço aéreo e pousar aeronaves em seus aeroportos para repatriar brasileiros a partir desta segunda-feira (9). Com isso, o  KC-30 (Um Airbus A-330 adaptado para uso militar) que decolou às 18h de Natal (RN) e chegou em Roma, na Itália, às 2h48 desta segunda-feira (horário de Brasília) levantará voo novamente, dessa vez em direção a Tel Aviv, Israel. 

A autorização isralense foi informada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil no início da tarde desta segunda. Em nota, o órgão afirmou que “segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina”.

Um segundo avião da FAB está pronto para decolar nesta segunda-feira, às 16h, com destino à Israel para resgatar brasileiros que estão na área de conflito em Israel. A aeronave vai fazer uma escala em Roma antes de seguir para Tel Aviv. O governo, por meio da FAB, reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, que transportam 40 passageiros cada.  

Mais de 1,7 mil brasileiros já pediram ajuda ao Itamaraty para voltar

Mais de 1,7 mil pessoas procuraram o governo brasileiro, até a manhã desta segunda-feira, com um pedido para deixar Israel e a Palestina por causa do conflito deflagrado pelo Hamas, segundo o mais recente balanço do MRE.

O Itamaraty informou ter recebido 1.744 solicitações, sendo a maioria de brasileiros que viajaram para Israel para turismo. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense. O governo brasileiro montou uma operação para repatriar nacionais na área de conflito. O MRE confirmou no domingo que um brasileiro ficou ferido e há outros três desaparecidos desde sábado. Todos estavam em um festival de música eletrônica que acontecia no deserto de Israel, a 20km da Faixa de Gaza, e foi interrompido por terroristas que chegaram atirando e lançando foguetes. 

Prioridade é trazer de volta brasileiros residentes no Brasil

Os brasileiros interessados em retornar ao Brasil em voos da FAB preencheram um formulário online disponível no site da embaixada.  Mas o preenchimento do documento não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente. 

A prioridade, no momento, é para brasileiros residentes no Brasil. A estimativa é que 14 mil brasileiros morem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. 

Ao menos 90 brasileiros moram em Gaza e parte de Israel atacada pelo Hamas

O Itamaraty estima haver 6 mil brasileiros morando na Palestina, sendo ao menos 60 na Faixa de Gaza, que nesta segunda-feira sofreu fortes ataques israelenses, em resposta à ofensiva do movimento islâmico Hamas no sábado (7). 

Outros 30 estariam vivendo na parte sul de Israel, na fronteira com Gaza, que foi alvo principal do Hamas no primeiro dia do conflito e ainda recebe saraivadas de tiros de metralhadoras, além de foguetes.

A Faixa de Gaza é um enclave palestino governado pelo Hamas – considerado um grupo terrorista por diversos países do Ocidente, além de Israel –, que é densamente povoado e sofre com conflitos, bloqueios e pobreza. Limitada ao norte e ao leste pelo território israelense, a oeste pelo Mediterrâneo e ao sul pelo Egito, Gaza tem 2 milhões de pessoas vivendo em um estreito território de 360 km², sendo 41 km de comprimento e entre 6 a 12 km de largura. São 6 mil habitantes por km², uma das densidades populacionais mais altas do mundo.




This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Israel autoriza operação e avião da FAB segue para pegar brasileiros em Tel Aviv

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×