Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Top Literário: Lídia Baís volta encantar corações através de obra literária

 


Tatiana de Conto Sangalli, mais uma vez, conta a história de uma das pioneiras artísticas de Mato Grosso do Sul, desta vez em prosa, com o livro: 'Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo'.

A obra será lançada em outubro, no Sesc Cultura, em Campo Grande, com direito a noite de autógrafos e performance literária, protagonizada pela autora. Dez porcento de toda a venda é destinada ao pagamento de direitos autorais à família Baís. 

Seguem informações da assessoria de imprensa:No início do século XX, Campo Grande viu nascer uma figura que desafiaria os costumes do seu tempo e que mais de um século depois do seu nascimento continuaria sendo assunto: Lídia Baís. 

A multiartista nasceu em 1900 no coração de uma das famílias que, com o tempo, se tornaria uma das mais importantes de Campo Grande. Filha do italiano Bernardo Franco Baís e de Amélia Alexandrina, de Coxim, Lídia era a caçula de sua família e passaria grande parte da sua vida entre as margens do Segredo e a ferrovia, mas sua veia artística, ousadia e talento a levariam para outros lugares do mundo.

Em 2015, Tatiana De Conto Sangalli, começou a pesquisar sobre a vida e obra de Lídia. A pesquisa tomou corpo em uma peça de teatro chamada “Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo". Graças a recursos do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), em 2018, o espetáculo passou a rodar o interior do Estado.Sozinha no palco, ela percorreu sete cidades de Mato Grosso do Sul em 36 apresentações. Em meio a réplicas de quadros pintados por Lídia, Tatiana contava a vida e a obra de uma figura feminina que não parecia se encaixar aos padrões da época e tinha uma vida repleta de mistérios, permeada por viagens, estudos, isolamentos, internações e interdições.Agora, em 2023, Tatiana volta a apresentar Lídia ao público, mas de um jeito diferente. Em outubro, ela lança o livro “Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo”. Em formato e linguagem bastante atraentes, a publicação apresenta a trajetória desta mulher desbravadora e que desafiava os padrões de uma sociedade conservadora, distante dos grandes centros, em pleno século XX.  

"O texto do espetáculo se ampliou e foi transformado em livro voltado ao público juvenil, pois tanto um quanto o outro procuram preencher uma lacuna, diante do escasso material didático para estudar a história e a cultura regional que normalmente são estudadas no Ensino Fundamental", explica Tatiana.  A obra está dividida em capítulos que contam sobre os ancestrais de Lídia, sua juventude, sua vida como mulher adulta e, depois, como anciã, trazendo detalhes descobertos em uma dedicada pesquisa sobre a artista. Em suas páginas, os quadros pintados por Lídia ajudam a contar a história, não de forma cronológica, mas ilustrando e comunicando partes da vida e da inspiração da multiartista. 

Sobre a autora:

Tatiana De Conto Sangalli é contadora de histórias, mestre em Psicologia e especialista em Arte Educação e em Arteterapia. Seu trabalho está focado no uso terapêutico da literatura, tanto na narração como no atendimento aos clientes.

Serviço

Lançamento do livro “Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo”, de Tatiana De Conto Sangalli 

Quando: 04/10, às 19h

Onde: Sesc Cultura, avenida Afonso Pena, 2270.

O evento é gratuito e haverá a venda de exemplares autografados.

Topmidianews



This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Top Literário: Lídia Baís volta encantar corações através de obra literária

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×