Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Campo Grande (MS): Força Aérea Brasileira finaliza a sexta edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio

 


Nesta sexta-feira (01/09), a Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou mais uma edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio. Realizadas na Base Aérea de Campo Grande (BACG), as atividades envolveram mais de 700 militares, ao longo de três semanas, tendo como principal objetivo o treinamento em simulações realistas e complexas comuns a conflitos irregulares.

 

 

Para isso, o EXCON Tápio reuniu 13 esquadrões e cerca de 30 aeronaves da FAB, além da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros. Conforme o Diretor do Exercício e Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, o exercício se destacou pela tecnologia avançada empregada nas operações aéreas. “O implemento das tecnologias de ponta, hoje, é fator crítico para o sucesso da missão que desempenhamos. Essa implementação não depende apenas dos equipamentos, precisa também de treinamento, de um estudo árduo, para que possamos atingir os objetivos”, destacou.


 

De acordo com o Brigadeiro do Ar Breviglieri, ao todo, foram realizadas quase 900 horas de voo e mais de 200 surtidas durante as três semanas de treinamento. “Podemos resumir o EXCON Tápio em uma palavra: preparo”, enfatiza. Desde o planejamento, no qual os militares se debruçaram sobre a montagem de cenários complexos e realistas, até a execução, em que foi preciso estudar de forma meticulosa a geografia do terreno, ameaças e contingências, o Exercício Conjunto foi considerado um sucesso. “Todos os envolvidos terminam as atividades com a sensação de dever cumprido. Pudemos aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes”, complementa.

 


Durante o treinamento, foram empregados caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, o avião-radar E-99 e a ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) RQ-900. As missões incluíram ações de Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica. Os exercícios ainda contaram com atuação de equipe médica, homens de resgate e artilharia antiaérea.

 

 


Importância do EXCON Tápio 2023:

 

“O EXCON Tápio é perfeito para conseguirmos uma integração muito grande não só com outras unidades de helicóptero, mas também com unidades de caça e de transporte, além de treinar técnicas de atendimento pré-hospitalar. O mais importante deste exercício é mostrar à sociedade brasileira que nós estamos prontos e capacitados. Cada cidadão, cada militar, pode ter a certeza de que vamos buscá-lo e trazê-lo de volta ao lar, família e pátria”.

Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, Comandante do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia

 

 


“Esta foi a primeira vez que o esquadrão participou do Exercício. Foi um avanço doutrinário bastante grande pelo envolvimento com outras unidades e essa interação de um exercício conjunto. Além disso, soubemos realmente qual é a importância da ARP no cenário de guerra irregular”.

Major Aviador Thiago Hamester Hunhoff, Operações do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus

 


 

“O Exercício permite que aquilo que nós treinamos no nosso dia a dia possa ser aplicado. Além de podermos treinar com outros helicópteros, aqui, nós temos a oportunidade de treinar em operação conjunta, proporcionando o desenvolvimento da interoperabilidade. Podemos, ainda, treinar um cenário onde nós seremos empregados em uma situação real”.

Tenente -Coronel Aviador Leonardo Teles Gomes, Comandante do Terceiro Esquadrão do Oitavo Esquadrão Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma

 

 

“Esse treinamento proporcionou um ambiente realista para que nossos pilotos aperfeiçoassem suas capacidades de sobrevivência em cenários de combate, fortalecendo sua resiliência e adaptabilidade. Além disso, o EXCON pode prover a manutenção operacional das equipagens do 1º/3º GAV na utilização determinante do vetor aéreo para o sucesso das operações terrestres, maximizando a efetividade do poder de combate conjunto e combinado”.

Tenente-Coronel Aviador Antonio Augusto Silva Ramalho, Comandante do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião

 

 

“O ano de 2023 representou a continuidade de um trabalho prático no desenvolvimento da doutrina de execução da tarefa CSAR. O cenário, amplo, com inúmeras variáveis e estruturas, que simulam com grande fidelidade possíveis ocorrências reais, proporcionou, mais uma vez, a essencial oportunidade de se aferir a eficácia dos conceitos preconizados em nossas documentações. Os voos de nossas aeronaves ao longo do EXCON Tápio contaram com intercâmbio de militares, além de serem realizados em conjunto com outras unidades da Força Aérea Brasileira”.

Tenente-Coronel Emanuel Patricio Beserra Garioli, Comandante do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano



Assessoria de Imprensa do Comando da Aeronáutica

Crédito das imagens: Sgt André Souza/CECOMSAER

 



This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Campo Grande (MS): Força Aérea Brasileira finaliza a sexta edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×